História

O que foi o Período Napoleônico? Conheça as fases e principais características dessa era que marcou a história

O que foi o Período NapoleônicoO que foi o Período Napoleônico?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Período Napoleônico ou Era Napoleônica foi um dos momentos mais importantes da história europeia, marcando a época desde a ascensão até a queda do imperador francês, Napoleão Bonaparte, indo de 1799 a 1815.

Esse período foi marcado por grandes mudanças políticas, econômicas e sociais provocadas pelas atitudes imperialistas do nobre que governava a França. Elas tiveram impacto em toda a Europa, mas também em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Mas afinal, o que aconteceu no período Napoleônico?

Lendo este texto até o final, você vai embarcar em uma jornada que conta a origem e derrocada de um dos maiores líderes políticos da história, que marcou o seu nome na história do mundo.

Quando terminar a leitura, considere adquirir o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do artigo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que foi o Período Napoleônico?

O Período Napoleônico foi o período da história da França em que o governo do país esteve sob o controle de Napoleão Bonaparte. Ele é dividido em três fases: consulado, império e governo dos cem dias.

No final do século XVIII, a França passou por momentos de muita crise política e social, em decorrência da violência da Revolução iniciada em 1789.

Em 1793, o rei Luís XVI foi decapitado por ordem do Comitê de Salvação Pública, que tinha tomado o controle do país e era liderado pelos jacobinos. Assim, as tentativas de alinhar as ideias revolucionárias com a estrutura monárquica, que já eram difíceis, se esfacelam de vez.

A morte do rei aconteceu pela acusação de que ele tinha traído a França e se aliado às monarquias estrangeiras, que se uniram para lutar contra a expansão revolucionária.

Ela foi o reflexo do período conhecido como Terror, que vai até junho de 1794. Durante os meses que esteve em vigor, o Terror foi responsável pela morte de milhares de pessoas e pela instabilidade francesa.

Outro grupo político, conhecido como grupo da Gironda ou dos Girondinos, deu um golpe e tomou o controle. Eles formaram o governo do Diretório, mas sem conseguir pacificar a nação acabaram sofrendo também um golpe, liderado pelo general Napoleão Bonaparte, que deu início à Era Napoleônica.

Saiba mais sobre esses eventos com nosso artigo sobre a Revolução Francesa e entenda melhor o que foi o Período Napoleônico.

Fases da Era Napoleônica

A melhor maneira de entender o que foi o Período Napoleônico é pela divisão que os historiadores fazem em fases a partir do modelo de governo adotado.

Período do consulado

Napoleão Bonaparte chegou ao poder através de um golpe de Estado em 18 Brumário (10 de novembro) de 1799, que levou à queda do Diretório.

Ele já era um general de sucesso e aproveitou tanto sua fama quanto a crise para assumir o controle. Ele se juntou a um grupo de líderes políticos descontentes com o Diretório e organizou uma conspiração para derrubar o governo.

Ele ocupou com suas tropas o Conselho dos Quinhentos (a assembleia legislativa da França à época), e expulsou os deputados que eram seus opositores. Em seguida, estabeleceu um novo governo, conhecido como Consulado.

O Consulado durou até 1804 e era composto por três cônsules: Napoleão, Jean-Jacques-Régis de Cambacérès e Charles-François Lebrun. Contudo, o poder era claramente centralizado no primeiro-cônsul, o próprio Napoleão. Os demais tinham papel consultivo.

As principais realizações do consulado foram:

  • Estabilização política da França;
  • Criação de uma nova constituição em dezembro de 1799;
  • Criação do banco da França, necessário para estabilização econômica e financiamento da indústria e das guerras;
  • Expansão territorial;
  • Reatamento das relações com a Igreja Católica;
  • Elaboração do Código Civil Napoleônico;
  • Retorno da escravidão, abolida em 1794.

Todas essas realizações consolidaram as reformas burguesas na França. Saiba mais sobre elas com nosso resumo sobre as revoluções burguesas.

Império Napoleônico

Quando a gente se pergunta o que foi o período Napoleônico, a primeira imagem que temos é do império, iniciado em 1804.

Essa é a fase mais longa, com duração de 10 anos. Seu início se deu quando 99% da população francesa votou a favor da coroação de Napoleão como imperador, em um plebiscito realizado em 18 de maio de 1804. 

Ele estabeleceu um governo autoritário e centralizado, no qual ele detinha poderes executivos e legislativos quase absolutos. Sua ascensão imperial é um dos marcos apontados como o fim da Revolução Francesa.

O Período Napoleônico imperial foi caracterizado por uma série de reformas econômicas, incluindo a introdução de um sistema bancário centralizado, a promoção do comércio e da indústria e a criação de um sistema de educação público e gratuito.

Além disso, ele foi marcado por diversas guerras e pelo bloqueio continental imposto à Inglaterra, sua principal rival, em 1806

Com as vitórias dos exércitos, Napoleão conseguiu impor que as nações do continente europeu deixassem de comercializar com os britânicos. Aos que desobedecessem, a punição era a invasão do país e a derrubada das coroas.

Esse período também foi de muita repressão política, censura e supressão de liberdades civis. Isso favoreceu o crescimento de uma oposição interna e a formação de alianças no exterior para quebrar o poder francês.

A Era Napoleônica foi um dos eventos que marcaram a divisão da história, veja quais são os 5 períodos da história.

Batalha contra a Rússia e derrocada do império

Muitas nações se ressentiram da dominação francesa graças ao bloqueio continental. A Rússia foi um dos países que quebraram o bloqueio continental e voltaram a ter relações econômicas com os ingleses em 1812.

Com isso, Napoleão levou seus exércitos para lá, a fim de garantir a submissão russa. Ele tinha cerca de 500.000 soldados, mas os russos usaram uma estratégia de Terra Arrasada, que consistia em destruir tudo o que pudesse ser útil ao inimigo à medida que recuavam para o interior do país.

A campanha foi um fracasso, resultando em muitas perdas do exército francês em decorrência do frio, da fome e de doenças. Somente 100.000 soldados voltaram para casa.

Rússia, Prússia, Áustria, Inglaterra e Suécia organizaram uma aliança para lutar contra Napoleão. Saindo vencedoras, obrigaram Napoleão a assinar o Tratado de Fontainebleau. Os termos do tratado incluíram:

  • Napoleão foi reconhecido como o imperador da Ilha de Elba, com soberania limitada.
  • A Ilha de Elba seria mantida como um território separado da França, e seria governada por Napoleão, com direito a um exército pessoal e a renda de algumas propriedades francesas.
  • A França seria restaurada aos seus limites anteriores a 1792, antes da Revolução Francesa.
  • Napoleão renunciaria a qualquer reivindicação ao trono da França e de seus aliados.
  • O tratado também estipulou a libertação dos prisioneiros de guerra, a restituição das propriedades confiscadas e o perdão aos colaboradores da França.

Governo dos Cem Dias

O exílio de Napoleão na Ilha de Elba não durou muito tempo. Em 20 de março de 1815 ele fugiu da ilha e retornou à França, onde formou um novo exército e buscou expandir o império novamente.

Ele tentou fazer várias reformas, incluindo a implementação de uma nova constituição, a reforma do sistema jurídico e a criação de uma nova moeda. No entanto, essas mudanças foram limitadas, pois o governo durou apenas cem dias.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Batalha de Waterloo: o verdadeiro fim de Napoleão

A Batalha de Waterloo foi uma das mais importantes batalhas que contribuíram para a queda do que foi o Período Napoleônico. Ela opôs as forças de Napoleão Bonaparte contra um exército composto de tropas britânicas, holandesas e alemãs, comandadas pelo duque de Wellington.

No começo, os franceses levaram vantagem, mas logo depois os soldados de Wellington mudaram o curso da batalha. Eles conseguiram derrotar as tropas francesas e impor a queda definitiva de Napoleão, que foi exilado na Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, onde morreu em 1821.

A vitória aliada se deu em parte graças à chuva que caiu no dia da batalha. Ela dificultou a movimentação dos franceses, que estavam em desvantagem, uma vez que a maioria era de veteranos, que não estavam acostumados a lutar em terrenos lamacentos.

Enquanto os aliados estavam bem equipados para essa condição temporal, com uniformes e botas apropriados para terreno encharcado.

Entenda mais sobre o governo de Cem Dias de Napoleão com nosso artigo.

Características do Período Napoleônico

Agora que já vimos o que foi o Período Napoleônico, vamos conferir um resumo das suas características:

  • Centralização do poder;
  • Guerra e expansão territorial;
  • Reformas sociais;
  • Nacionalismo;
  • Legado duradouro.

Desfecho do Período Napoleônico: Congresso de Viena

Com o fim do Período Napoleônico, as potências europeias se reuniram entre setembro de 1814 e junho de 1815 na cidade de Viena (Áustria), para restabelecer o equilíbrio entre elas. Esse encontro ficou conhecido como Congresso de Viena.

As nações foram lideradas pela Áustria, Prússia, Rússia e Grã-Bretanha. Representantes de muitos outros países europeus também participaram, incluindo França, Espanha, Portugal e Suécia.

Durante o congresso, os líderes das potências europeias negociaram acordos para definir as novas fronteiras políticas da Europa, restaurar as monarquias depostas durante as guerras napoleônicas e estabelecer novas alianças políticas e militares para garantir a paz e a estabilidade na região.

Já sabe o que foi o Período Napoleônico? Agora teste seus conhecimentos sobre o Congresso de Viena com nossa lista de exércicios.

O que Napoleão tem a ver com o Brasil?

Já sabemos o que foi o período Napoleônico, mas o que pode passar despercebido é que ele se relaciona bastante com a história do Brasil.

Ao decretar o bloqueio continental, Napoleão esperava que Portugal respeitasse seus termos. Mas o príncipe regente Dom João ficou numa situação difícil, pois a Inglaterra sempre foi muito próxima dos portugueses. Então ele manteve o comércio entre as duas nações.

Isso levou Napoleão a enviar suas tropas para Portugal em 1807 para derrubar a dinastia dos Bragança. Contudo, a corte portuguesa já não estava mais lá, pois havia estrategicamente vindo para o Brasil.

Esse fato mudou a vida brasileira, pois o Rio de Janeiro se tornou a capital do Império Português. Muitas reformas precisaram ser feitas para acolher a burocracia e dar unidade às capitanias que até então mal se comunicavam e faziam comércio.

Entenda mais sobre isso com nosso resumo sobre a chegada da família real ao Brasil.

Esses eventos são muito importantes para a História do Brasil e caem que é uma beleza no Enem e outros vestibulares.

Você pode se preparar melhor para eles organizando seus estudos com nosso plano de estudos!

Ele é um item mágico que acabamos de lançar.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Adquira agora mesmo: O Plano de Estudos do Beduka

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre o que foi o Período Napoleônico. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.