Tendências Contemporâneas são manifestações artísticas que surgiram no final do século XX, e perduram até hoje. Um dos primeiros nomes dessa tendência é Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”. Leia o nosso artigo e veja mais sobre esse período que abrange diversas vertentes e grandes nomes da Literatura Brasileira.
Neste texto sobre Tendências Contemporâneas, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:
- O que são Tendências Contemporâneas?
- Como surgiram as Tendências Contemporâneas?
- Os 13 principais autores das Tendências Contemporâneas
- Quais as principais obras das Tendências Contemporâneas?
- As 11 principais características das Tendências Contemporâneas.
Estudando para as provas? Conheça O melhor Simulado do Brasil! Ele pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!
O que são tendências contemporâneas?
As tendências contemporâneas são produções artísticas e literárias que surgiram no final do século XX, e ainda estamos vivenciando. É tudo aquilo que foi e é produzido após o pós-modernismo.
Essas produções possuem um caráter fundamental: a diversidade.
Compostas por centenas de escritores com características distintas, a individualidade se sobressai sobre temas comuns, que por vezes, continuam a ser abordados.
Diferente das escolas literárias anteriores, o período que corresponde às tendências contemporâneas, não possui uma corrente dominante. Está em voga a pluralidade.
- São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!
Como surgiram as Tendências Contemporâneas?
Uma escola literária tem seu apogeu e fim de acordo com fatos históricos que ocorrem a nível mundial e nacional. Esses fatos influenciam nos anseios artísticos e literários, transformando as produções em símbolos de sua época.
As tendências contemporâneas não são exceção.
Muitos críticos e historiadores consideram que a literatura contemporânea se iniciou após a primeira e a segunda guerra mundial. Já no Brasil, outros fatores influenciaram no fim do pós-modernismo.
Em 1960, Juscelino Kubitschek assumiu a presidência do Brasil com um slogan desenvolvimentista: 50 anos em 5 . Nesse contexto, surge na classe artística a Bossa Nova, a Tropicália, o sinal analógico, o Cinema Novo, e as Vanguardas Brasileiras.
Com o término do período desenvolvimentista, o Brasil mergulha em crises que resultam em uma profunda transformação nacional. Assumem, sucessivamente, os presidentes Jânio Quadros e João Goulart.
Mas, o maior impacto brasileiro se deu com a decretação do AI 5, a ascensão da Ditadura militar.
A Ditadura Militar trouxe um verdadeiro impacto à cultura brasileira, dando espaço a um período de grande produção literária, e ao mesmo tempo, de Censura.
Em 1985, surge o movimento Diretas Já, que proporcionou a retomada das eleições diretas para o cargo de Presidente do Brasil.
Ainda vivenciamos o período dito Contemporâneo. Atualmente presenciamos um complicado contexto de polarização, que tem influenciado as produções das duas últimas décadas.
Conheça os 13 principais autores das Tendências Contemporâneas?
1- Ariano Suassuna
Nascido em João Pessoa, foi romancista, poeta, ensaísta, dramaturgo e professor. Suas obras estão entre as mais adaptadas para o cinema e televisão.
Consagrado como autor de o “Auto da Compadecida”, defendeu calorosamente a identidade brasileira e a cultura nacional. Era um crítico ferrenho da importação artística dos conteúdos estrangeiros.
2- Antônio Callado
Escritor e jornalista carioca. Escreveu dramaturgia, biografias e romances. A principal característica de seus escritos foi o engajamento político.
Ativo combatente contra a ditadura militar, uma de suas principais obras é “Quarup”, de cunho político. A obra tem como foco a discussão sobre a identidade brasileira.
3- Adélia Prado
Escritora e poetisa brasileira, nasceu em Divinópolis – MG, onde reside até hoje. Ganhadora do Prêmio Jabuti, teve sua primeira obra lida por Carlos Drummond de Andrade, deixando-o impressionado.
Suas obras utilizam uma linguagem simples e coloquial, marcada pela fé católica em muitos de seus poemas. A mulher também é um tema relevante em suas obras.
4- Cacaso
Antônio Carlos Ferreira Brito, conhecido como Cacaso, nasceu em Uberaba – MG. Foi professor universitário, letrista e poeta brasileiro.
Fez parte da geração Mimeógrafo ou Poesia Marginal. Os artistas dessa geração publicavam suas obras de maneira independente e artesanal, sem vínculo com as editoras que não se interessavam pela literatura tida como subversiva.
5- Caio Fernando De Abreu
Importante representante da cena cultural da década de 80. Foi escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro, nascido no Rio Grande do Sul. Ganhou três vezes o Prêmio Jabuti nas categorias, contos, crônicas e novelas.
Sua obra mais popular é o livro de contos “Morangos Mofados”, escrito em 1982. O livro é formado por 18 contos que exploram temas como o desespero, a desesperança, o suícidio,uso de drogas, homossexualidade, entre outros.
6- Cora Coralina
Ana Lis dos Guimarães Peixoto, conhecida como Cora Coralina, foi uma poeta goiana. Além de poesias, também escreveu contos e tornou-se uma das vozes femininas mais importantes da literatura brasileira.
Sua obra explora aspectos cotidianos, regionalistas, linguagem coloquial e valorização de grupos marginalizados pela sociedade.
Adepta de uma liberdade criacional em detrimento da forma, uma de suas principais obras foi “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.
7- Carlos Heitor Cony
Membro da Academia Brasileira de Letras, foi colunista do jornal Folha de S.Paulo e comentarista da rádio CBN de São Paulo.
Sua obra mais consagrada é “Quase Memória”. Foi um autor engajado politicamente e muitas de suas obras trouxeram uma sátira à situação política brasileira que estava sob domínio da ditadura militar.
8- Dalton Trevisan
É um escritor braslileiro, considerado o maior contista contemporâneo. Em 2012, recebeu o prêmio Camões.
O livro que o consagrou foi “ O Vampiro de Curitiba”, obra formada por contos que demonstram o ápice dos impulsos humanos.
9- Ferreira Gullar
Poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro, foi organizador do movimento neoconcretista brasileiro. Ingressou em 2014, na Academia Brasileira de Letras, além de ter recebido o Prêmio Camões.
Ferreira, devido ao Golpe Militar, ficou exilado durante cinco anos. Durante esse período, escreveu as obras: “Dentro da Noite Veloz” (1975) e “Poema Sujo” (1976). As obras representam o exílio, o desespero e paradoxalmente a memória da infância e de sua terra.
10- Lya Luft
É colunista mensal da Revista Veja e professora aposentada da UFRGS. Sua produção literária reúne poesias, ensaios, contos, literatura infantil, crônicas e romances, além de ter traduzido muitas obras do idioma inglês.
Seu primeiro livro publicado foi uma coletânea de poemas chamada “Canções do Limiar”, em 1964.
Traduziu para o português mais de cem livros, incluindo obras de Virginia Wolf, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass e Thomas Mann.
As características de suas obras por vezes misturavam a melancolia e o enfoque psicanalista.
11- Millôr Fernandes
Nascido no Rio de Janeiro, foi um desenhista, humorista, tradutor, escritor e dramaturgo. Artista multifacetado, escreveu colunas de humor para revistas como a Veja. Trabalhou também em outras revistas de grande circulação.
A obra que o consagrou foi “O Amigo da Onça”. O artista tinha um visível caráter satírico, sendo uma de suas publicações uma caricatura de Getúlio Vargas.
12- Paulo Leminski
Foi um autor brasileiro adepto da liberdade criacional, por meio do experimentalismo linguístico e narrativo. É um dos principais nomes da Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo.
Percebe-se uma marcada presença do concretismo em suas publicações, utilizando muitos recursos da publicidade e trocadilhos populares. Uma de suas principais obras é “Catatau”, na qual vemos um profundo experimentalismo.
13- Rubem Braga
Foi um escritor e jornalista brasileiro. Trabalhou como cronista em revistas e jornais de grande circulação, o que o tornou bastante conhecido. Seu primeiro livro de crônicas foi “O Conde e o Passarinho”.
Seu engajamento político ficou visível quando trabalhou para a Folha, nesse período se empenhou em escrever crônicas contra o Governo Vargas e o Nazismo.Seu estilo é caracterizado pela ironia, lirismo, bom humor e denúncias sociais.
Quais as principais obras das Tendências Contemporâneas?
Ariano Suassuna
- Auto da Compadecida (1955);
- O Romance d’A Pedra do Reino (1971);
- Príncipe Sangue do Vai-e-Volta (1971);
Antônio Callado
- A Madona de Cedro (1957);
- Quarup (1967);
- O Tesouro de Chica da Silva (1962);
- Forró no Engenho Cananeia (1964);
Adélia Prado
- Bagagem (1976);
- O Homem da Mão Seca (1994);
Cacaso
- Na Corda Bamba (1978);
- Mar Mineiro (1982);
Caio Fernando de Abreu
- Morangos Mofados (1982);
- Onde Andará Dulce Veiga (1990);
Cora Coralina
- Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais (1965);
- Estórias da Casa Velha da Ponte (1985);
Carlos Heitor Cony
- Pessach: a travessia (1975);
- Quase Memória (1995);
Dalton Trevisan
- O Vampiro de Curitiba (1965);
- 111 Ais (2000);
Ferreira Gullar
- Teoria do não-objeto (1959);
- Poema Sujo ( 1976);
- Em Alguma Parte Alguma (2010);
Lya Luft
- Canções de Limiar (1964);
- Perdas e Ganhos (2003);
Millôr Fernandes
- Hai-Kais (1968)
- Millôr Definitivo: A Bíblia do Caos (1994);
- A Entrevista (2011);
Paulo Leminski
- Distraídos Venceremos (1987);
- Agora é que são elas (1984);
Rubem Braga
- Crônicas do Espírito Santo (1984);
- O Verão e as Mulheres (1990);
Quais as 11 principais características das Tendências Contemporâneas?
Veja a seguir as 11 principais características da literatura contemporânea:
- Pluralidade;
- Não dominância de uma corrente literária;
- Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo;
- Engajamento Social e Político
- Temas cotidianos e regionalistas;
- Diversidade estética
- Poesia intimista, visual e marginal;
- Linguagem simples e acessível;
- Experimentalismo linguístico;
- Diversidade cultural, literária e filosófica;
- Intertextualidade e metalinguagem;
- Conheça o nosso Guia da Redação para se sair bem nas provas!
Gostou do nosso artigo sobre as tendências contemporâneas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!