Literatura

Quais os principais autores do arcadismo? Resumo completo e lista de exercícios

Quais os principais autores do arcadismoQuais os principais autores do arcadismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O arcadismo surgiu logo após o barroco, no século XVIII. Mas foi um movimento bem diferente do seu antecessor. No lugar da linguagem rebuscada, da exuberância arquitetônica e do dilema entre o sagrado e o profano, surgiram a simplicidade e a razão.

Não à toa, esse movimento literário ocorreu justamente em meio aos ideais iluministas: razão, natureza e simplicidade. Assim, a literatura deixou de ser sobre conflitos internos e passou a demonstrar preocupação sobre a utilidade que poderia ter em relação ao meio social.

Foi assim que surgiram muitos escritores que entraram para a história da literatura brasileira. Mas quais os principais autores do arcadismo? Neste artigo, você descobrirá os principais nomes desse movimento e suas principais obras.

Não basta ter o conteúdo na ponta da língua se você não tiver um plano. Por isso criamos um que vai te deixar bem à frente dos concorrentes. Com o Plano de Estudos do Beduka, você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar. 

Este artigo vai te contar quais os principais autores do arcadismo, além de te ajudar a entender esse período. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o arcadismo?
  2. Quais as principais características?
  3. Qual o contexto histórico do arcadismo no Brasil?
  4. Quais os principais autores do arcadismo?
  5. Exercícios sobre arcadismo (com gabarito comentado)

O que foi o arcadismo?

Arcadismo foi um movimento literário que surgiu logo após o barroco, mas foi muito diferente dele

Enquanto o seu antecessor estava perdido em conflitos internos (como o dilema entre o lado celestial e o terreno), o arcadismo surgiu com uma preocupação externa: o intuito de ter uma função social.

Logo, no lugar de palavras difíceis e de um bombardeio de figuras de linguagens, o movimento optou pela simplicidade, por uma linguagem mais direta e acessível, pelo lado racional, pela natureza e pelo retorno ao período greco-romano.

Vale ressaltar, que os arcadistas viam na vida urbana muitos problemas e por isso idealizava uma existência bucólica (no campo), onde seria possível encontrar a paz

Mas vamos abrir um parênteses aqui! Não confunda esse sair de si e uma escrita com utilidade social com críticas duras e uma realidade escancarada (algo que só viria a acontecer no realismo). 

No arcadismo, a simplicidade está diretamente ligada à leveza. Inclusive, no aspecto mencionado. Então, temos um movimento em busca de equilíbrio. 

Conhecer mais sobre o barroco e ler mais artigos sobre o arcadismo pode te ajudar demais na preparação para o Enem, então aproveite que os artigos abaixo são gratuitos e super fáceis de entender!

Quais as principais características do arcadismo?

Não basta conhecer quais os principais autores do arcadismo, se você não souber as principais características do movimento. Por isso, fizemos uma lista completa para você! Confira:

  • Simplicidade e clareza na linguagem;
  • Idealização da natureza e da vida campestre;
  • Valorização da razão e equilíbrio emocional;
  • Busca pela harmonia e equilíbrio estético;
  • Inspirado pela poesia greco-romana;
  • Evocação da mitologia e do bucolismo;
  • Ausência de conflitos internos;
  • Exaltação da vida no campo;
  • Retorno à simplicidade das formas poéticas tradicionais (como o soneto);
  • Tendência a temas amorosos e pastoris.

Qual o contexto histórico do arcadismo?

O Arcadismo, como todos os movimentos literários, surgiu na Europa e logo se espalhou pelo resto do mundo. Ele ocorreu no mesmo período do Iluminismo, época que trouxe  a razão e a ciência para o centro das reflexões sociais.

Logo, a liberdade, a igualdade e a educação passaram a ser prioridade. Isso levou o homem a sair de si e começar a criar textos e obras mais simples, sem exageros, diretos e sem figuras de linguagem.

No Brasil, tínhamos o Ciclo do Ouro, exploração de minério (ouro) em Minas Gerais. O que também foi a gota d’água para o início de um movimento chamado de Inconfidência Mineira

Os inconfidentes tinham ideais separatistas e queriam se ver livres do domínio português. Além disso, estavam revoltados por causa dos altos impostos cobrados pela metrópole.

O contexto por aqui foi tão relevante que muitos autores arcades foram presos por acusação de envolvimento na Conjuração Mineira.

Quais os principais autores do arcadismo?

O arcadismo envolveu autores que mudaram o estilo de escrita anterior. Se no barroco a linguagem era figurada e rebuscada, ela passou a ser simples, direta, sem enfeites.

Abaixo, conheça os responsáveis por essas mudanças marcantes!

1 – Cláudio Manuel da Costa

Manuel da Costa nasceu em Mariana, Minas Gerais, e se tornou amigo de nomes como Tiradentes (líder da Inconfidência) e Aleijadinho (escultor barroco). Não só isso, ele acabou participando da Conjuração Mineira.

Após a derrota dos inconfidentes, o escritor foi preso e tempos depois encontrado morto. As causas da morte do autor nunca foram totalmente esclarecidas. 

Foi Manuel da Costa quem escreveu o livro que inaugurou o arcadismo no Brasil: o famoso “Obras Poéticas”.

2 – Tomás Antônio Gonzaga

Tomás assinava suas obras utilizando o pseudônimo Dirceu e colocava nelas um tom bastante pessoal. Isso porque seus poemas endereçados a Marília eram, na verdade, escritos para a mulher por quem o autor era apaixonado: Maria Dorotéia de Seixas. 

Foi um dos autores presos sob acusação de envolvimento com a Inconfidência. Terminou seus dias exilado em Moçambique.

Gonzaga é o criador das obras Marília de Dirceu e Cartas Chilenas, mas além dele tem mais dois nomes fortes nessa geração. Conheça-os para aprender quais os principais autores do arcadismo sem pontas soltas.

3 – Basílio da Gama 

Basílio da Gama também acabou sendo acusado de envolvimento com a Inconfidência. Pior, foi preso e julgado por esse motivo, ainda que não houvesse provas.

Além disso, o autor foi fundador da Arcádia Ultramarina, uma espécie de sociedade literária que almejava atingir a simplicidade no ato de criar.

O poema épico super famoso intitulado O Uruguai é de autoria dele. Ele retrata um conflito entre jesuítas e os índios Guaranis na região do Paraná e Rio Grande do Sul.

4 – Santa Rita Durão

Além de escritor, Santa Rita Durão era também padre. É autor do famoso Caramuru, poema que conta a história de um português que se apaixona por uma índia chamada Paraguaçu.

Ele nasceu em Minas Gerais e ingressou na Ordem Jesuíta quando ainda era jovem. Diferente dos autores anteriores, ele não se envolveu com Inconfidência, pelo contrário, era defensor da coroa portuguesa.

Exercícios sobre arcadismo (com gabarito comentado)

Não basta saber quais os principais autores do arcadismo se você não treinar. É na hora de resolver exercícios que surgem as dúvidas. Por isso, selecionamos duas questões e fizemos questão de comentá-las. 

É só responder e conferir a explicação no tópico seguinte.

Questão 1-  (ENEM 2019) O Arcadismo, também conhecido como neoclassicismo, foi um movimento literário que surgiu na Europa do século XVIII. No Brasil, esse movimento se consolidou no século XVIII e esteve presente em obras como “O Uraguai”, de Basílio da Gama. Sobre o Arcadismo, é correto afirmar que:

a) O movimento literário teve como característica a idealização da vida no campo, com o retorno à natureza e à simplicidade.

b) O movimento rejeitou os ideais do Iluminismo, que defendia a razão e a ciência como formas de compreensão do mundo.

c) O movimento valorizou a expressão dos sentimentos, sem preocupação com as formas poéticas ou com a estética das obras.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) O movimento se caracterizou pela linguagem complexa e pelo uso de figuras de linguagem pouco comuns na época.

Questão 2-  (ENEM 2017) O Arcadismo brasileiro, cujo marco inicial é a publicação de “Obras poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, apresenta como características:

a) a valorização do mundo rural, a simplicidade, a linguagem cotidiana, o equilíbrio, a razão e a observação da natureza.

b) a subjetividade, o pessimismo, o individualismo e a linguagem rebuscada.

c) a preocupação com a religiosidade, a busca do transcendental, a valorização do misticismo e a busca pela perfeição formal.

d) a ruptura com o modelo clássico, o excesso de ornamentação, a linguagem figurada e a expressão de sentimentos violentos.

Gabarito comentado

Abaixo você pode entender melhor como funcionava a cabeça dos principais autores do arcadismo. Afinal, cada alternativa diz algo sobre o que eles eram ou sobre o que não eram. Confira:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) O movimento literário teve como característica a idealização da vida no campo, com o retorno à natureza e à simplicidade.

O contexto histórico do arcadismo é representado justamente pelo Iluminismo, logo, podemos descartar a letra B, já que os autores não o rejeitaram, mas foram influenciados por ele.

Também podemos descartar C, pois a preocupação dos arcades não era os sentimentos, essa questão viria ser abordada posteriormente pelo romantismo.

A alternativa D nos diz que o movimento utilizava uma linguagem complexa, pelo contrário! A linguagem dos arcades era simples e direta.

Portanto, a alternativa correta é a letra A, o movimento valorizava a vida no campo e almejava a simplicidade em todos os sentidos (vida, escrita e outras formas de arte).

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) a valorização do mundo rural, a simplicidade, a linguagem cotidiana, o equilíbrio, a razão e a observação da natureza.

De cara, podemos eliminar as letras B e C. Na alternativa B, é afirmado que o arcadismo utilizava uma linguagem rebuscada, sendo que os arcades priorizavam a simplicidade na escrita e nas outras formas de arte.

Já a C representa questões que vivem dentro do indivíduo, mas os autores da época não estavam preocupados com conflitos internos, como misticismo e busca transcendental.

A letra D nem se fala, o arcadismo era um movimento de leveza e não de sentimentos extremos. Também foi um estilo que retornou aos ideais neoclássicos, não o contrário. Além disso, a linguagem era direta e não no sentido figurado.

Logo, nos resta a alternativa A, o arcade idealizava a vida no campo e a simplicidade. A linguagem era sem enfeites e havia predomínio da razão, não da emoção.

Conhecer quais os principais autores do arcadismo é muito importante, afinal, é um assunto que costuma ser cobrado no Enem. Mas não é tudo!

Você precisa treinar fazendo exercícios sobre outros assuntos também. Para isso, pode contar com o Simulado Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. As questões também são do próprio exame.

Também temos um Plano de Estudos exclusivo para você. Ele te ajuda com:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.