Literatura

Qual a principal característica da arte contemporânea? Desvende seus segredos  

Qual a principal característica da arte contemporâneaQual a principal característica da arte contemporânea
Sala do Saber - melhor cursinho online

Exposições imersivas, poemas declamados em vídeos de Tik Tok, fotografias de Instagram; tudo virou arte? Sim e não. Nem sempre o que vemos tem esse intuito, mas a era digital possibilitou que milhares de artistas do mundo todo pudessem expor seus trabalhos.

E por mais que a gente não tenha se dado conta disso, todas essas expressões fazem parte de uma arte que começou a ser produzida logo após a Segunda Guerra Mundial: A Arte Contemporânea. 

Ainda estamos inseridos nela e, diferente de outros períodos, não há um modelo fechado que a define. Por isso, também é difícil reconhecê-la, mas esse estilo tem um fator que o diferencia de todo o resto. Leia o artigo e descubra  qual a principal característica da Arte Contemporânea!

Está estudando para o Enem? Então, pare de perder tempo procurando assuntos de forma aleatória. Prepare-se de forma rápida e eficiente com o Plano de Estudos do Beduka! Ele te diz o que, como, por quanto tempo e onde estudar. Além de ter dicas super incríveis para você.

Este artigo vai te ajudar a entender qual a principal característica da arte contemporânea. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é arte contemporânea?
  2. Quais as principais características da arte contemporânea?
  3. Pluralidade
  4. Experimentação e inovação
  5. Reflexão sobre questões sociais e políticas
  6. Interdisciplinaridade
  7. Participação e interatividade
  8. Efemeridade das produções artísticas
  9. Quais os movimentos da arte contemporânea?
  10. Lista dos principais artistas da Arte Contemporânea
  11. Mude de vida com o Beduka

O que é arte contemporânea?

É toda arte que começou a ser produzida após a Segunda Guerra Mundial, na segunda metade do século XX, e dura até hoje. Por isso, o termo “contemporâneo” (pertencente à mesma época).

Também pode ser chamada de arte pós-guerra, já que os primeiros registros são justamente desse período histórico. Mas vale ressaltar que essa mudança na forma de criação foi ocorrendo aos poucos e não do dia para a noite. Inclusive, permanece acontecendo.

Tá, mas qual a principal característica da arte contemporânea? De uma forma mais simples, você deve ter em mente que é considerado arte contemporânea toda expressão artística que surgiu após o período pós-modernista (aquele que veio depois da terceira geração modernista).

Não confunda pós-modernismo com arte contemporânea! O primeiro tinha características bem definidas e teve início e término. Já a segunda representa uma verdadeira pluralidade (uma diversidade muito grande de estilos) e ainda não acabou.

Todos nós estamos inseridos nela e nem notamos. Abaixo, observe a criação intitulada “Can’t Help Myself”:

Trata-se de um autorretrato, mas um bem diferente dos que Van Gogh e outros artistas costumavam fazer. E não estou falando sobre genialidade, isso deixo para você decidir. 

Refiro-me à contemporaneidade, fator que permite a utilização da tecnologia e a criação de uma imagem de si mesmo por meio de um robô. Ela também recebe muitas interpretações compatíveis com dilemas da atualidade, como: 

  • Incapacidade de lidar com o tempo, já que esse está cada vez mais veloz;
  • Impotência diante de trabalhos intermináveis, cansativos e incessantes;
  • Esgotamento diante de dores psicológicas, como ansiedade e depressão.

A obra foi exposta na Bienal de Veneza e não é fácil de se ver, pois pode gerar muitos e diversificados sentimentos. Caso você queira nos dizer o que achou, é só deixar um recado nos comentários. 

Mas o que eu quero que você tenha em mente quando perguntar qual a principal característica da arte contemporânea, é que a Arte Contemporânea ainda está em movimento. 

Qual a principal característica da arte contemporânea?

Na verdade, são muitas características, mas nenhuma delas diz respeito a um estilo fechado e pré-definido, e sim sobre o processo de funcionamento. 

Afinal, muita coisa mudou e o mundo deixou de ter espaço para criação de escolas literárias que dominavam todo um cenário artístico mundial.

Mas também não basta se perguntar qual a principal característica da arte contemporânea; é preciso entendê-las como um contexto. E é isso que vamos fazer agora!

1 – Pluralidade 

A arte contemporânea não se limita a determinado grupo de artistas e escritores como aconteceu nos demais períodos artísticos. Ela também não é liderada por um grupo específico, como aquele que organizou a Semana de Arte Moderna.

Pelo contrário, há incontáveis grupos e pessoas que de forma individual, ou não, fazem parte dela. São diferentes estilos, técnicas, abordagens, ideologias e até mesmo interesses. 

Não há um conjunto fechado de características, como no romantismo e em outras escolas literárias. Os artistas têm total liberdade para criar novas formas de expressão e ainda assim fazer parte desse período de criação.

2 – Experimentação e inovação

Vivemos em uma época de constante avanço tecnológico, e apesar de a arte contemporânea ter se iniciado lá na metade do século XX, ainda estamos inseridos nela. Consequentemente, é natural que surjam artes ligadas a meios como o digital.  

Afinal, os artistas costumam utilizar materiais e formas de apresentação ligados ao tempo no qual estão inseridos. É papel deles estar sempre desafiando o que já se encontra estabelecido e explorar novos modos criativos.

3 – Reflexão sobre questões sociais e políticas

Uma das questões que mais tem sido inserida nas produções literárias e artísticas é justamente a pluralidade social. Logo, assuntos como identidade, gênero, raça, desigualdade, globalização, meio ambiente e tecnologia são os mais utilizados.

Vale ressaltar que já estamos nesse período artístico há cerca de 60 anos, e há autores que fazem parte dele apesar de já não estarem entre nós. É o caso da escritora Carolina de Jesus, uma das mais importantes representantes da arte contemporânea.

Logo, devemos ter Carolina em mente quando nos perguntamos qual a principal característica da arte contemporânea. Mas por quê? Porque ela representou uma quebra de padrões com a publicação de “O quarto de despejo”: o diário de uma favelada”.

Ou seja, o diário de uma mulher negra, não letrada, moradora da periferia, foi publicado e se tornou uma das principais expressões de arte da literatura contemporânea assim como você pode ver no trecho:

“(…) Carolina viu a cor da fome – a amarela”

Logo, a contemporaneidade acaba desenvolvendo aspectos antes impensáveis. E se você quiser saber mais sobre ela e outros escritores que se destacaram e fazem parte desse contexto, acesse:

4 – Interdisciplinaridade

Na arte contemporânea, todas as áreas costumam conversar entre si. Então, se antes tínhamos um poema cumprindo sua função artística sozinho através de um papel, hoje temos esse mesmo poema sendo produzido utilizando múltiplos meios e artes ao mesmo tempo.

Como isso funciona? É simples. Pense nele sendo declamado e recebendo uma representação teatral para ser um vídeo postado no Tik Tok. 

Teremos assim um conjunto de teatro, literatura, vídeo e iluminação, tudo para ultrapassar os limites convencionais das áreas artísticas.

Então como você já percebeu, não é apenas se perguntar qual a principal característica da arte contemporânea, mas entender os aspectos que a cercam.

5 – Participação e interatividade

As mídias sociais nos trouxeram o desejo de sermos vistos. Já não basta observar uma tela e senti-la internamente. As pessoas querem interagir e mostrar que fazem parte dela.

Então você veio saber qual a principal característica da arte contemporânea? Com certeza essa é uma: Ela acaba se relacionando com esse fato de que atualmente tudo é feito para ser postado

É por essa necessidade de interação que os artistas contemporâneos buscam envolver o público, incentivando a participação e interação. Convidando-o a se tornar parte da obra, seja fisicamente, emocionalmente ou intelectualmente.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

6 – Efemeridade das produções artísticas

Tik Tok, Instagram, YouTube e assim por diante, são mídias sociais que fazem surgir e sumir todo dia centenas de novos nomes ligados a música, a arte e a literatura.

Esses meios, de uma certa forma, ajudam a dar visibilidade a qualquer um que queira expor a sua produção. Mas em contrapartida faz com que a maior parte do que está sendo feito e divulgado caia no esquecimento.

Assim, mesmo que um lindo poema viralize, dificilmente ele será lembrado daqui décadas, como o que ocorreu com os de Mário Quintana e Olavo Bilac. Se você veio saber qual a principal característica da arte contemporânea, saiba que essa é uma das mais marcantes.

Quais são os movimentos da arte contemporânea?

Você já percebeu que a arte contemporânea é um campo muito diversificado e abraça uma imensidão de estilos, artistas, movimentos e abordagens. Então, aqui estão alguns exemplos de movimentos artísticos que surgiram nesse período para que você entenda completamente qual a principal característica da arte contemporânea:

1 – Pop Art: Surgiu entre 1950 e 1960 e deu destaque a cultura popular. Também pode ser associado a arte que é consumida em massa. Exemplo, um quadro da atriz Marilyn Monroe no quarto de um adolescente. 

2 – Arte Conceitual: Ganhou destaque na década de 1960, e é um movimento que valoriza mais a ideia ou conceito por trás da obra de arte do que ela como produto final.

3 – Minimalismo: Desenvolveu-se na década de 1960 e é caracterizado por uma imagem mais limpa, sem tantos detalhes, pela utilização de materiais industriais e por formas geométricas simples.

4 – Arte Povera: Surgiu na Itália, na década de 1960. É caracterizada pela utilização de materiais brutos, sem preparo ou sofisticação. O intuito é explorar questões sociais e políticas.

5 – Expressionismo Abstrato: Movimento da década de 1940 e 1950, caracterizado por pinturas abstratas gestuais e expressivas.

6 – Arte Feminista: Surgiu na década de 1960 e leva em consideração questões de gênero, além de trazer a discussão o papel da mulher na sociedade por meio da arte.

7 – Arte Digital: Está ligada a utilização da tecnologia e das mídias digitais na  produção artística. Também costuma explorar novas formas de criação e expressão.

8 – Arte Ambiental: Leva em consideração questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade. Costumam ser produzidas em paisagens naturais ou utilizando produtos recicláveis.

9 – Street Art: Arte urbana em português, é aquela produzida em espaços públicos, como grafite, estêncil e instalações, muitas vezes com uma mensagem que critica a sociedade ou a política.

10 – Arte Performática: É realizada por meio de ações ou performances ao vivo como forma de expressão artística, além disso desafiam os limites tradicionais da arte.

Você já sabe muito mais que somente qual a principal característica da arte contemporânea. Agora, você entende todo o conceito e contexto que a envolve. Então é hora de conhecer os nomes que conseguiram se consagrar. Veja nos próximos tópicos. 

Principais artistas da Arte Contemporânea no mundo

Quando a gente fala em qual a principal característica da arte contemporânea, devemos logo ter em mente a diversidade de meios de produção que a envolvem.

Tudo nela é diversificado e isso faz com que os nomes que se destacam também sejam de universos diferentes, mas que conversam entre si. Abaixo, conheça alguns artistas que se destacaram no cenário mundial: 

  • Andy Warhol (1928-1987): pintor e cineasta estadunidense;
  • Anselm Kiefer (1945-): pintor alemão;
  • Banksy (1974-): artista de rua britânico;
  • Bill Viola (1951-): videoartista estadunidense;
  • Damien Hirst (1965-): escultor, pintor e desenhista britânico;
  • Gerhard Richter (1932-): pintor e artista plástico alemão;
  • Jean-Michel Basquiat (1960-1988): grafiteiro e pintor estadunidense;
  • Jeff Koons (1955-): artista plástico e escultor estadunidense;
  • Keith Haring (1958-1990): artista gráfico estadunidense;
  • Lucian Freud (1922-2011): pintor alemão;
  • Marina Abramović (1946-): artista performática sérvia;
  • Richard Serra (1939-): escultor norte-americano;
  • Takashi Murakami (1962-): pintor e artista digital japonês.

Principais artistas da Arte Contemporânea no Brasil

Imagina conseguir notoriedade em um mundo que está cada vez mais inconstante? Difícil, mas alguns artistas conseguiram isso e é importante que você conheça o nome deles. Por isso, fizemos uma lista com os principais para você. Confira: 

  • lmicar Castro (1920-2002): escultor;
  • Aluísio Carvão (1920-2001): desenhista;
  • Cildo Meireles (1948-): artista plástico;
  • Ferreira Gullar (1930-2016): escritor e poeta;
  • Franz Weissmann (1911-2005): escultor;
  • Hélio Oiticica (1937-1980): pintor, escultor e artista plástico;
  • Hércules Barsotti (1914-2010): artista plástico;
  • Lygia Clark (1920-1988): pintora;
  • Lygia Pape (1927-2004): gravadora, escultora, pintora, cineasta e artista multimídia;
  • Romero Britto (1963-): pintor, escultor e serígrafo;
  • Willys de Castro (1926-1988): artista plástico.

Mude de vida com o Beduka! 

Falar sobre arte é muito maravilhoso, né? Mas sabe o que é melhor do que conhecer qual a principal característica da arte contemporânea? Passar no vestibular!

Mas é muito difícil sem uma direção. Por isso, criamos para você o  Plano de Estudos do Beduka . Com ele, você:

  • Sabe o que, como e por quanto tempo estudar;
  • Tem dicas de filmes úteis para usar na prova;
  • Tem dicas de temas de redação para treinar;
  • Links de artigos exclusivos sobre o conteúdo de estudo de cada dia;

E muito mais! Não perca mais tempo e experimente ainda esse ano a magia de ser aprovado.

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. Qualquer coisa, mande-nos um direct no Instagram.

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.