X

Resumo do Realismo- Entenda tudo sobre essa escola literária!

Resumo de Realismo

O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época. Acompanhe agora esse resumo sobre realismo.  

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Fazer um resumo do Realismo
  2. Explicar o contexto histórico desse movimento
  3. Apresentar suas principais características
  4. Explicar como foi o Realismo no Brasil

Tem dificuldades no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias? Então estude as Escolas Literárias. Sabendo as características de cada uma, você conseguirá interpretar melhor as questões da prova do Enem e de outros vestibulares! 

Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo do Realismo – uma Escola Literária que surgiu nas últimas décadas do século XIX – para que você se saia ainda melhor na prova!

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira. 

1- Resumo do Realismo

O Realismo foi um movimento cultural e literário iniciado nas últimas décadas do século XIX em oposição ao Romantismo, Escola Literária que o antecede. Seu marco inicial foi a publicação do romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, em 1857.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo. 

Os integrantes desse movimento repudiavam a artificialidade do Arcadismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa sem haver a necessidade de se inspirar em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura, na pintura e em alguns aspectos sociais.

Faça os Exercícios sobre Realismo e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

2- Contexto Histórico do Realismo

Há dois fatos históricos que foram fundamentais para a criação e crescimento do Realismo: a Revolução Francesa e Revolução Industrial. Como consequência de ambos, surgiu o crescimento do poder da burguesia na sociedade. 

Com isso, as cidades passaram a ter cada vez mais pessoas, que migraram do campo em busca de melhores condições de vida por meio do trabalho nas fábricas e comércios. 

O Realismo retratou – com bastante objetividade – o cotidiano dessas novas cidades dominadas pela burguesia. A vida da população de classe média e pobre passou a ser tema de narrativas, nas quais, em certas obras, se percebe um forte tom de ironia e crítica social.

3- Principais Características do Realismo

As principais características do Realismo são:

  • Objetividade: A objetividade era usada como forma de se opor ao excesso de subjetividade e idealizações existentes no Romantismo. Os autores realistas buscavam representar a realidade exatamente como ela era, sem fantasiá-la.
  • Correção e clareza de linguagem: No Realismo, usar uma linguagem direta e objetiva era fundamental para manter o ideal de representar a realidade verdadeiramente.
  • Contenção das emoções: Para os autores do movimento realista, não era nada interessante apresentarem obras com forte teor sentimental, com idealizações do amor ou da pessoa amada. Tal contenção afasta ainda mais o Realismo do Romantismo.
  • Narrativa lenta: Além de contar um enredo, as narrativas realistas também buscavam construir análises – muitas vezes, inclusive, utilizando métodos científicos – da sociedade contada nas histórias. Por isso, é comum ver longos trechos de reflexões.
  • Impessoalidade do Narrador: Principalmente no Realismo Europeu, a utilização do narrador em terceira pessoa é uma das estratégias utilizadas pelos autores. Isso porque esse tipo de narrador sugere certo grau de impessoalidade, enquanto o narrador em primeira pessoa impõe uma visão individual sobre a realidade.

Realismo no Brasil

O marco inicial do Realismo no Brasil foi a publicação do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. Da mesma forma que ocorreu na Europa, o Realismo chega ao Brasil como uma forma de oposição ao Romantismo.

O Realismo brasileiro acompanha os fundamentos teóricos do Realismo europeu, veja a seguir

  • A filosofia positivista de Auguste Comte: Defende um olhar científico para analisar comportamentos sociais;
  • O Cientificismo: Valorização das ciências exatas e sociais;
  • O Darwinismo: Teoria que afirma que só os mais fortes e adaptados sobrevivem;
  • O Empirismo: Só o que é experimentado, presenciado e observado pode ser narrado, valorizando o método científico;
  • O Distanciamento: Há uma impessoalidade para permitir uma visão objetiva dos fatos;
  • O Determinismo: o comportamento humano é definido pelo meio (há total aceitação da existência tal qual ela se apresenta). “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, é um exemplo de uma obra determinista. Clique aqui e veja o resumo e análise desse livro.

O Determinismo, citado acima, faz com que o Realismo e o Naturalismo se misturem, tendo sido, por muito tempo, consideradas uma mesma Escola Literária no Brasil. Essa característica comum, entretanto, recebe contornos diferentes nas duas estéticas.

 O Determinismo realista explica os comportamentos humanos por meio da observação psicológica enquanto o Determinismo naturalista por meio da observação patológica e biológica.

Principais autores do Realismo no Brasil

Veja a seguir quais são os principais autores do Realismo brasileiro:

Machado de Assis (1839-1908)

Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores da Literatura Brasileira. Além disso, foi jornalista e crítico literário. Foi um dos fundadores e diretor da Academia Brasileira de Letras e escreveu poesias, contos, crônicas, romances e teatro.

Teve grande destaque no Realismo com os seguintes livros:

  • Ressurreição (1872)
  • A mão e a luva (1874)
  • Helena (1876)
  • Iaiá Garcia (1878)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
  • Quincas Borba (1886)
  • Dom Casmurro (1899)
  • Esaú e Jacó (1904)
  • Memorial de Aires (1908)

O Beduka preparou pra você o resumo e análise de Dom Casmurro e de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Confira!

Marcado por temas sociais, críticas à burguesia e profunda análise psicológica dos personagens, sua prosa é dividida em dois momentos: uma fase com a presença de características românticas e outra marcadamente realista.

Raul d’Ávila Pompeia (1863-1895)

Raul Pompeia foi um jornalista, escritor e orador brasileiro. Publicou seu primeiro romance, chamado “Uma tragédia no Amazonas”, em 1880. Raul se destacou no Realismo com a obra “O Ateneu”, primeiramente publicado nos folhetins e posteriormente a obra completa.

Visconde de Taunay (1843-1899)

Visconde de Taunay foi escritor, crítico, sociólogo, músico, artista plástico, professor, engenheiro militar, político e historiador brasileiro. É um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e foi o primeiro e único Visconde de Taunay, título concedido por D. Pedro II, em 1889.

Na carreira literária, se destacou pelo romance regionalista “Inocência”, publicado em 1872. Nele, retrata pessoas e os costumes do interior do país, mais precisamente da cidade de Paranaíba no Sertão do Mato Grosso.

Gostou do nosso resumo do Realismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.