Os verbos transitivos são aqueles que precisam de um complemento para fazerem sentido. O verbo transitivo direto (vtd) é aquele em que o complemento não precisa de uma preposição para fazer sentido.
Está enlouquecendo nas aulas de português ou nos estudos para aquela prova do vestibular e precisa de uma mãozinha para entender o que é um verbo transitivo direto? Esse artigo é para você!
Vamos detalhar o que é um verbo transitivo, quando ele é considerado direto, indireto ou ambos e muitos exemplos de uso. Leia até o final para entender porque Mário de Andrade foi considerado transgressor ao titular seu primeiro romance como: “Amar, verbo intransitivo”!
Além disso, já explicamos outros assuntos sobre a língua portuguesa aqui no Beduka, tais como:
O que é um verbo transitivo?
Para responder a essa pergunta, peço que você pense e monte uma imagem mental sobre a seguinte frase:
As plantas morreram.
É possível que você tenha “visto” em sua mente uma imagem de alguns vasos com plantas mortas. Ou seja: a frase é completa, você não questionou nada sobre ela. As plantas estão mortas. Ponto.
Esse é um exemplo de um verbo transitivo direto, quando o complemento está ligado diretamente ao verbo.
Agora faça o mesmo exercício com esta frase:
Eu quero.
Com essa frase acima, não há como formar a imagem mental sem responder à pergunta que não quer se calar: Eu quero o quê?
Os verbos transitivos indiretos são esses que, sozinhos, não dão um sentido completo a uma frase. Eles precisam ser complementados. Necessitam de alguma informação extra para que a imagem mental seja completa.
Eles fazem o trânsito entre o sujeito – quem pratica determinada ação – e a complementação da frase, a fim de dar sentido aquilo que se quer dizer.
Qual é a classificação dos verbos transitivos?
Para entender bem como funcionam os verbos transitivos, é preciso, primeiro, entender o que são preposições. Se você tem dúvidas, dê uma olhada neste vídeo aqui antes de seguir!
Os verbos transitivos podem ser classificados em:
- Verbos transitivos diretos, que não precisam de preposição
- Verbos transitivos indiretos, que precisam de preposição
- Verbos transitivos diretos e indiretos, que reúnem as características dos dois primeiros
Calma, estudante! Vamos explicar direito como isso funciona da melhor maneira: na prática!
Preparamos uma lista de exercícios sobre Verbos com as melhores questões. Confira aqui!
O que é um verbo transitivo direto (VTD)?
Como dito antes, o verbo transitivo direto não precisa de preposição para dar sentido a frase. Vamos analisar alguns exemplos:
- Ele atropelou uma menina!
- A chuva destruiu a colheita.
- Você leu as frases acima.
As três frases têm o mesmo ponto em comum: depois do verbo não é preciso nenhuma palavra que estabeleça relação de sentido ou dependência de uma preposição.
Se ele atropelou, atropelou alguém: a menina. A chuva destruiu algo: a colheita. Você, que ainda está lendo, leu alguma coisa: as frases acima. Percebeu?
Esses verbos, que precisam somente de que o resto da frase vá direto ao assunto, são os transitivos diretos!
O que é um verbo transitivo indireto? (VTI)
Agora vamos ver exemplos onde é necessária a preposição: os transitivos indiretos.
- O estudante precisa de ajuda.
- Eu estou conversando com você.
- Nós respondemos aos leitores rapidamente.
Nos três exemplos, o verbo obriga o narrador a estabelecer uma relação de sentido ou dependência e, logicamente, usar uma preposição.
O estudante do exemplo, precisa de alguma coisa: ajuda. Eu sigo conversando com alguém: você. E nós, do Beduka, respondemos aos leitores bem rapidinho!
Exemplos de verbos transitivos direto e indireto
Agora que você já entendeu bem a diferenciação de verbos transitivos diretos e indiretos, vamos ver os casos onde um só verbo é as duas coisas, também conhecido como bitransitivo.
- Nós damos satisfações ao diretor.
- No ônibus, eu sempre cedo lugar aos idosos.
Em ambos os exemplos a complementação é feita sem uma preposição e logo com uma delas. No primeiro exemplo, nós damos algo: satisfações. E a quem? Ao diretor! Já no ônibus, eu sempre cedo. O quê? Lugar. A quem? Aos idosos.
Viu como não é um bicho de sete cabeças?
Exemplos de frases com verbos transitivos diretos
- Vocês fizeram este projeto?
- A menina empurrou o menino.
- Amo aquele rapaz.
- Ele deve amar aquela mulher.
- Os alunos leram os livros.
Lista de verbos transitivos diretos
Abaixo alguns exemplos de verbos transitivos diretos para você assimilar melhor o conteúdo:
- Ler
- Fazer
- Querer
- Quebrar
- Ter
- Causar
- Comprar
- Derrubar
- Começar
- Atropelar
Objeto direto preposicionado
Mesmo que a preposição não seja obrigatória para os transitivos diretos ela ainda pode ocorrer. Nesse caso, o complemento será chamado de objeto direto preposicionado.
Eu cumpri com a minha parte
Veja que o complemento “minha parte” se une ao verto “cumprir” por preposição “com”. Ainda assim, ele é um objeto direto, porque a preposição está apenas realçando a oração.
Prova disso, é que a frase “Cumpri minha parte” está gramaticalmente correta.
Como você já sabe tudo sobre os verbos transitivos diretos e indiretos, já descobriu que o Mario de Andrade brincou com a transitividade verbal no nome de seu livro: Amar é verbo transitivo, não intransitivo. Ele só queria romper com as normas, característica marcante do período literário que se vivia, o modernismo, e que é assunto para outro artigo, veja aqui os principais autores da segunda fase deste movimento.
Mas, fica o desafio: Amar é verbo transitivo direto, indireto ou bitransitivo?
O Beduka te ajuda a passar no ENEM
Estamos sempre preocupados com o aprendizado de jovens e adultos brasileiros, além de dar dicas sobre o mercado de trabalho. Apresentamos em nosso site uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo MEC. Além de ajudar a estudar a entender o que é um verbo transitivo direto, nós também temos um produto bem útil para os estudantes:
- Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.
Além de explicar o que é um verbo transitivo direto, nós já fizemos diversos outros textos para ajudar aqueles que estão se preparando para importantes vestibulares e também para a prova do ENEM.
- Quais são os pronomes possessivos?
- Como estudar interpretação de texto?
- Quais são os segredos da redação perfeita?
Você pode entender melhor quais são as principais figuras de linguagem, o que foi o iluminismo, como se concentrar para estudar, dicas sobre o uso da crase, ver as aplicações das leis de Newton no cotidiano ou treinar os seus conhecimentos com questões sobre a Primeira Guerra.
Gostou do nosso texto sobre o que é um verbo transitivo direto? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!