Prouni 2024

Segunda chamada do Prouni! Veja se você pode participar

segunda-chamada-do-prouni
Instagram Beduka

O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo a estudantes brasileiros que não tem condições de arcar com o valor total da mensalidade. Ele tem o intuito de tornar o ensino superior acessível a todos os cidadãos.

Os participantes precisam se enquadrar em alguns pré-requisitos e todos os anos são divulgadas duas listas de pessoas aptas a adquirir descontos de 50% e até mesmo 100% no valor das mensalidades.

Caso seu nome não apareça na primeira lista, não será preciso se desesperar. Nós vamos te contar como funciona a segunda chamada do Prouni e tudo que você deve saber para garantir sua bolsa.

Este artigo vai te ajudar a entender e a não perder a segunda chamada do Prouni 2024. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Quer entrar na faculdade sem depender da segunda chamada do Prouni? Com o Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de estudos 65% para entrar no curso dos seus sonhos. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

Como o Prouni funciona?

Ele funciona por meio de uma plataforma online e gratuita que utiliza a nota do último Enem para se cadastrar! Mas essas inscrições só são feitas semestralmente, dentro de um determinado prazo.

É por isso que você pode ler “Prouni 2024/1” ou “Prouni 2024.2”, eles indicam sobre qual semestre do ano está se referindo.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Qualquer pessoa que cumpra esses dois requisitos abaixo poderá participar do Prouni:

  • Não possui diploma de curso superior;
  • Participou da última edição do Enem (2023) tirando, no mínimo, 450 pontos (considerando a média das notas das 5 áreas).

Além dos requisitos citados acima, é preciso estar em pelo menos uma das condições sociais abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Depois que se inscrever, o aluno pode selecionar 2 tipos de bolsas, conforme a renda da sua família:

  • Para uma bolsa de 100%, o candidato tem de comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.650,00).
  • Para uma bolsa de 50%, o candidato tem de comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.300,00).

Após fazer a inscrição, resta observar os resultados parciais e esperar o resultado final. Como não há bolsas para todo mundo, nem todos serão selecionados na primeira chamada. Mas isso não é motivo para desânimo, está bem?

Suas chances não terminam aí. Quase sempre alguém aprovado desiste da bolsa por diversos motivos, então quem ficou de fora da primeira lista pode ser convocado na segunda chamada do Prouni. Veja como ela funciona.

Como funciona a segunda chamada do Prouni?

Após a primeira chamada do Prouni, os estudantes convocados devem levar os documentos necessários para comprovar os pré-requisitos exigidos pelo programa.

Caso os candidatos selecionados não compareçam no prazo ou algo dê errado na comprovação de informações, a bolsa vai para a segunda chamada

Dessa forma, é oferecida mais uma chance para os alunos que atingiram a pontuação exigida, mas que não conseguiram vaga na primeira chamada.

A lista é novamente divulgada e os estudantes selecionados precisam realizar a matrícula dentro do prazo. Após a divulgação dos resultados, o candidato deve comprovar as informações na instituição escolhida. É como uma repetição do processo anterior.

O curso que você escolheu combina mesmo com você? Faça o Teste Vocacional do Beduka, o Raio-X que te mostra quais profissões se encaixam na sua personalidade.

Quem pode participar da segunda chamada do Prouni?

Todos os candidatos não selecionados na primeira chamada, mas que atingiram a nota exigida para tentar uma bolsa, podem participar da segunda chamada do Prouni.

Cronograma de estudos

Além disso, aqueles que foram pré-selecionados para a segunda opção de curso, mas foram reprovados em razão da não formação de turma, também podem participar.

É importante lembrar que o candidato selecionado na primeira chamada mas que não efetivou a matrícula em algumas das instituições escolhidas é automaticamente excluído do sistema e não pode participar da segunda chamada.

Como participar da segunda chamada do Prouni 2024?

Quando a lista de classificados para segunda chamada do Prouni for divulgada, os candidatos interessados devem se apressar e efetivar a matrícula na universidade escolhida.

(Isso significa que sua participação é automática, caso esteja em um dos casos mencionados acima.)

Para efetivar a matrícula e garantir sua vaga, é necessário apresentar toda a documentação exigida e comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição.

Como cada unidade de ensino tem uma data própria para matrícula, é importantíssimo ficar atento aos prazos. Consulte com atenção a lista de documentos exigidos pela instituição. A vaga pelo Prouni só é garantida após a confirmação da matrícula.

Quando sai o resultado da segunda chamada do Prouni?

Para verificar o resultado da segunda chamada do Prouni, basta acessar o site oficial do Prouni, clicar em “Ver resultados” e inserir o número de inscrição e senha do Enem.

Outra opção é clicar em “Lista de selecionados”, marcar a opção “Prouni Segunda Chamada”. Nesse caminho, será preciso informar a instituição, o curso, o turno e o tipo de bolsa escolhida (integral ou parcial).

Veja abaixo todas as datas importantes do Prouni 2024:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Como olhar o resultado da segunda chamada do Prouni?

Para fazer a consulta é simples, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Programa;
  • Clique em “Ver Resultado”;
  • Faça o login pela conta no Gov.br (os mesmos dados usados na inscrição);
  • Na próxima página carregada, o resultado da seleção deve estar disponível, basta conferir um escrito “resultado”.

Você sabia que há uma forma de conseguir uma bolsa de estudos sem precisar do Enem? Confira logo abaixo!

Conquiste uma bolsa sem o Prouni!

O Prouni é um programa belíssimo, mas como vimos nem todos serão selecionados. E isso não é para se desanimar, tá bem? São poucas vagas e a concorrência pode ser muito grande. O que não vai te impedir de estudar com um desconto até maior que a bolsa parcial do Prouni!

Já pensou em cursar a faculdade dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita? 

Saiba que isso é possível com o Beduka Bolsas!

Na plataforma do Beduka Bolsas você pode encontrar bolsas de estudos para mais de 90 opções de cursos em uma de nossas universidades parceiras. 

Não é preciso fazer provas, não precisa preencher pré-requisitos e o início é imediato! Você nem precisará mais se preocupar com a primeira ou segunda chamada do Prouni.

Essa é a sua chance de entrar na faculdade dos seus sonhos, e de quebra, garantir o seu sucesso profissional!

Qualquer dúvida, mande um direct para gente no Instagram. Estamos sempre trabalhando duro para trazer conteúdos super fáceis de entender e oportunidades imperdíveis para você entrar na faculdade!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre a segunda chamada do Prouni. Sucesso nessa jornada e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.