O código genético transforma as informações contidas no DNA de forma codificada em sequências de aminoácidos que formam as proteínas do nosso corpo. Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o código genético e ainda ensinar o passo a passo de como realizar a leitura da tabela de código genético!
Há muito o que aprender sobre como funciona o código genético, se quiser ir diretamente ao assunto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é o Código Genético?
- Como funciona o Código Genético?
- Quais são as propriedades do Código Genético?
- Tabela do Código Genético
- Nós conectamos você à faculdade!
Genética é um dos temas que caem em praticamente todas as edições do Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito e utiliza o método TRI de correção!
O que é o Código Genético?
Um código é um tipo de linguagem formada por símbolos, letras, números e até mesmo desenhos, que tem como objetivo transmitir uma mensagem ou informação de maneira oculta.
Em geral, o significado do código está relacionado a formas de comunicação e também apresenta um conjunto de regras a ser seguidas para sua decodificação.
Como você deve saber, a molécula de DNA está presente no núcleo das células de todos os seres vivos e carrega toda a informação genética de um organismo.
O DNA apresenta o formato de dupla-hélice e é composto pelos nucleotídeos, que, por sua vez, são formados por um grupo fosfato, um açúcar de cinco carbonos (pentose) e uma base nitrogenada.
As bases nitrogenadas do DNA são:
- Bases púricas: Adenina (A) e Guanina (G)
- Bases pirimidinas: Citosina (C) e Timina (T)
Antes do processo de divisão celular, cada molécula de DNA sofre a duplicação conservativa, que nada mais é do que a formação de duas moléculas idênticas às que lhes deram origem.
Em seguida, inicia-se a transcrição, que é o processo de formação do RNA a partir de uma fita de DNA. Com a fita de RNA pronta, agora é hora de realizar a tradução para a síntese de proteína.
E é aqui que toda essa história de código genético começa a fazer sentido.
Pense no seguinte: o DNA é como um um manual de instruções que está guardado no núcleo de cada célula. O RNA tem a função de copiar essas informações (transcrição) e repassá-las para os ribossomos, que vão produzir as proteínas (tradução).
No entanto, lembre-se que a informação do DNA vem codificada.
Desse modo, na produção dos aminoácidos (unidades menores que formam as proteínas), cada um é formado por três bases nitrogenadas que são chamadas de trincas. Cada trinca forma um códon.
De forma geral, podemos dizer que o código genético é a maneira como cada sequência de bases nitrogenadas (códon) forma um aminoácido.
Continue lendo nosso artigo para entender como funciona o código genético.
Entenda quais são as funções das organelas citoplasmáticas com nosso guia completo.
Como funciona o Código Genético?
O funcionamento do código genético ocorre da seguinte forma: tudo começa com a leitura dos códons para codificação dos aminoácidos.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos e é possível obter 64 combinações diferentes devido à redundância do código.
Além disso, alguns códons não codificam nenhum aminoácido e são chamados de códons de parada. Esse tipo de códon sinaliza para a célula que o processo de codificação de aminoácidos terminou e a proteína está pronta.
Há também um códon específico utilizado para iniciar o processo, chamado códon de iniciação.
Outra forma de compreender como funciona o código genético, é através de três características que regem sua atividade. Confira a seguir!
Quais são as propriedades do Código Genético?
- Especificidade: uma trinca sempre codificará o mesmo aminoácido;
- Universalidade: todos os seres vivos utilizam o mesmo código genético para codificar os aminoácidos;
- Redundância: um aminoácido pode ser codificado por diferentes trincas.
Tabela do Código Genético
Para entender de forma completa como funciona o código genético, observe a tabela:
Realizar a leitura da tabela do código genético é muito simples, ela funciona de maneira análoga a um jogo de batalha naval.
Veja o passo a passo de como funciona o código genético:
- Primeiramente, temos que procurar o códon na tabela. Como exemplo vamos utilizar a trinca: CGA.
- Para isso, procuramos a primeira letra, no caso C, do lado esquerdo da tabela. Note que a letra C corresponde à segunda linha da tabela.
- Em seguida, nessa mesma linha, mas agora utilizando as letras acima da tabela, buscamos a segunda letra do códon (G). Ela corresponde à última coluna da tabela.
- Por fim, nesse campo da tabela, baseando-nos nas letras do lado direito, procuramos a terceira letra da trinca (A).
- E assim chegamos ao aminoácido sintetizado por esse códon: a Arginina ( R).
Agora observe o seguinte: nesse caso, independentemente da terceira letra da trinca, chegaríamos ao aminoácido arginina, isso porque ele pode ser sintetizado a partir de quatro diferentes combinações.
Esse fato evidencia a propriedade de redundância do código genético.
Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre como funciona o código genético. Continue lendo para descobrir a oportunidade perfeita que temos para você!
Nós conectamos você à faculdade!
Quer entrar em uma das melhores universidades do Brasil e ainda economizar dinheiro?
Nós conectamos você à faculdade com Beduka Bolsas. Nesse programa, você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana!
É isso mesmo! Essa é a sua chance de fazer a faculdade dos seus sonhos pagando pouco. São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!
Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias.
Obrigada por ler nosso resumo sobre como funciona o código genético.
2 Comentários
A primeira coluna (segunda letra U), está quase toda incorreta, não? apenas U X U parece estar certo, o resto está copiado da coluna C
Matheus, agradecemos pela informação. Vamos corrigir!