Filosofia

7 principais características do sistema capitalista que sempre caem no vestibular

quais as principais características do sistema capitalistaquais as principais características do sistema capitalista
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Capitalismo é o sistema econômico que tem sido adotado pela maior parte das economias no mundo, seja em todas as suas principais características, seja em alguma delas.

Assim, até mesmo regimes contrários ao capitalismo têm algum tipo de prática considerada capitalista.

Neste artigo vamos te falar quais as principais características do sistema capitalista que são cobradas em questões do Enem e de vestibulares e na economia do Brasil e do mundo. Leia até o final e conheça todas elas!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte específica do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que é Capitalismo?

O Capitalismo é um sistema econômico e social que se originou no final da Idade Média e substituiu o feudalismo. Atualmente é o sistema adotado pela maioria das sociedades, seja com todas as suas características principais, seja pela adoção de algumas delas.

É um sistema identificado com a liberdade econômica e o desenvolvimento humano, estando ligado às democracias liberais e ao aumento de produção e de riquezas no mundo. 

Porém, seus críticos apontam contradições ao sistema, como a grande concentração dessas riquezas em classes ou nações.

Por exemplo, os ricos usufruem muito mais dos bens capitalistas do que os pobres, e os países centrais (como os europeus), mais do que os periféricos (como o Brasil). 

Assim, apesar do aumento verificado de produtividade, os benefícios ficariam apenas para alguns.

Para entendermos melhor como isso funciona, vamos ver quais são as principais características do sistema capitalista.

Quais as principais características do sistema capitalista?

O capitalismo possui características que o definem como sistema econômico, mas também aspectos históricos que são próprios de suas fases. 

Primeiro vamos ver quais as principais características do sistema capitalista e depois conheceremos suas fases históricas.

1 – Predomínio da propriedade privada

No sistema capitalista, a propriedade dos meios de produção é privada. Ela pode se dar de duas maneiras: particular e coletiva.

  • Propriedade privada particular: os meios pertencem a apenas uma pessoa ou família.
  • Propriedade privada coletiva: os meios pertencem a cooperativas de trabalhadores (empresas).

Em ambos os casos, a propriedade não está sob a posse do Estado, mas de pessoas comuns.

2 – Trabalhadores assalariados

No sistema capitalista, os trabalhadores vendem suas horas de trabalho em troca de salários que são definidos de diversas formas. Pode ser por acordo entre patrão e empregado, acordos coletivos através de sindicatos ou estipulado pelo Estado.

Esse modelo se tornou mais praticado a partir da segunda fase do capitalismo, que é a industrial. Anteriormente o trabalho braçal era realizado principalmente por escravos ou servos.

3 – Economia de Mercado

No sistema capitalista, se defende que a regulamentação das ações se dá principalmente pelo próprio Mercado, composto pelas empresas, instituições financeiras, consumidores etc.

Assim, se defende a livre iniciativa, a concorrência, a baixa intervenção do Estado e a defesa da lei da oferta e da procura.

4 – Existência de classes sociais

Sempre que se pergunta quais as principais características do sistema capitalista, essa aqui aparece. Em uma sociedade que adota este sistema, existe uma divisão social de classes, definida principalmente pela detenção dos meios de produção.

Assim, de um lado estão os que detêm o capital para investir e criar as condições de trabalho, enquanto de outro, há os que vendem sua força de trabalho. Entre os grupos que vendem sua força de trabalho, existem remunerações diferentes.

Por isso, temos sempre a divisão entre classes A, B, C, D, E etc. Tradicionalmente, as classes ficam divididas entre Alta, Média e Baixa.

Entenda melhor o sistema de classes com nosso resumo sobre estratificação social.

5 – Desigualdade entre classes

Como vimos, o Capitalismo possui uma divisão entre classes. E elas possuem desigualdades entre si. Isso se reflete principalmente no acesso a certos bens, como educação e saúde.

As classes mais altas possuem condições de frequentar as melhores instituições de ensino, os melhores ambientes de lazer e de moradia etc.

6 – Acúmulo de capital

Essa é a característica que dá nome ao sistema capitalista. O capital é o meio com que a produção é realizada. Ele pode ser o dinheiro investido, assim como a habilidade de aprimoramento da produção e os bens utilizados no processo produtivo.

O acúmulo de capital é o aumento constante desses recursos.

7 – Busca pelo lucro

O lucro é o indicativo de que a empresa está bem de saúde, pelo menos na maioria das vezes. Por isso, ele é sempre buscado pelos empresários e constitui uma das principais características do sistema capitalista.

Agora que já vimos quais as principais características do sistema capitalista, vamos conhecer suas fases históricas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Principais características das fases do sistema capitalista

O Capitalismo possui três fases: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Cada uma delas tem suas próprias características.

1 – Quais as principais características do sistema capitalista comercial?

O sistema capitalista comercial é o que tem o predomínio do comércio como fonte do acúmulo de capital e destino do investimento. Suas características são:

  • Transição do sistema feudal para o capitalista;
  • Comércio global através de expedições marítimas;
  • Colonização da América feita pelos europeus;
  • Balança comercial favorável;
  • Acúmulo de capital;
  • Escravidão;
  • Metalismo.

A balança comercial favorável é um dos principais indicadores da economia atual. Conheça mais sobre ela com nosso texto.

2 – Quais as principais características do sistema capitalista industrial?

O capitalismo industrial se iniciou após a revolução industrial que ocorreu na Inglaterra e se espalhou para o mundo inteiro. Suas características principais são:

  • Modo de produção industrial;
  • Utilização de máquinas;
  • Trabalho assalariado;
  • Produção em larga escala;
  • Queda de preços devido a alta oferta de produtos;
  • Inovações na área da informação e dos transportes;
  • Divisão entre classe operária e classe burguesa.

Para entender melhor quais as principais características do sistema capitalista, veja o resumo de como ocorreu a revolução industrial.

3 – Quais as principais características do sistema capitalista financeiro?

O capitalismo financeiro é a fase atual do sistema e suas principais características são:

  • Especulação e investimentos desconectados da produção;
  • Globalização das empresas com as multinacionais;
  • Alto investimento tecnológico.

Diferenças entre Capitalismo e Socialismo

O sistema capitalista é combatido por pessoas no mundo inteiro, que são adeptas de outra ideia econômica e social: o Socialismo.

Como já vimos quais as principais características do sistema capitalista, ficará mais fácil saber qual é a diferença entre os dois.

Diferente do Capitalismo, o Socialismo defende o fim da propriedade privada dos meios de produção e a sua coletivização. Assim, o capital não pertenceria a grupos, mas a tod a sociedade.

Com isso, pretende-se promover a igualdade entre as pessoas, já que não haveria o acúmulo de capital para diferenciá-las. Deste modo, a sociedade não seria mais dividida entre classes.

O Socialismo foi defendido por diversas pessoas diferentes, mas o mais conhecido é o idealizado por Karl Marx e Friedrich Engels.

Para eles, a história humana é a vivenciada pela luta entre as classes, que chegaria ao fim quando o proletariado (os que vendem a força de trabalho) tomassem os meios de produção.

Seria instaurada então uma ditadura que fosse quebrando as características do sistema capitalista aos poucos.

Essa ideia foi posta em prática em diversos países do Leste Europeu no século XX, como também na Ásia e na África.

Saiba mais sobre ela com nosso texto sobre a Revolução Russa.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você tem interesse em se aprofundar no estudo da Economia? O melhor caminho é ingressar em uma faculdade com um curso na área.

Com a ajuda do Beduka tudo se torna mais fácil.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais as principais características do sistema capitalista até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.