X

Conheça os 5 jeitos mais fáceis de como estudar Linguagens para o Enem

Conheça os 5 jeitos mais fáceis de como estudar Linguagens para o Enem

Das poesias românticas às sátiras políticas, do rigor estético às rupturas artísticas, das regras gramaticais ao poder interpretativo. A prova de Linguagens do Enem é bem interpretativa e envolve pensamentos literários, artísticos e até políticos

Por isso, muita gente se perde em relação aos conteúdos que devem ser estudados. Mas é bem simples de se preparar. Primeiro de tudo, você deve ter o conteúdo programático e conhecê-lo muito bem. Depois, você deve ir além e entender os assuntos de uma forma crítica, sabendo relacioná-los. 

Sozinho talvez você se sinta perdido e não consiga alcançar seus objetivos. Então vamos te ajudar nessa jornada e te dar a chave necessária para arrasar no dia prova. Leia o artigo até o final, e descubra como estudar Linguagens para o Enem de um modo super fácil: SÃO 5 DICAS QUE VÃO FAZER TODA A DIFERENÇA NOS SEUS ESTUDOS!

Sabe o que mais pode te ajudar? Conhecer a estrutura de uma redação dissertativa (a cobrada no Enem) e ter um passo a passo de como produzi-la. Para isso, é só baixar o nosso Guia de Redação. Ele fará toda diferença na sua preparação. 

1- Tenha uma rotina de leitura

A prova do Enem é muito conhecida por não ter aquelas questões decorebas ou alternativas totalmente gramaticais. Ou seja, ela quer ver se você entende de forma mais aprofundada o assunto e se consegue relacionar diferentes abordagens.

Funciona mais ou menos assim: em uma única questão, você poderá encontrar textos de diferentes gêneros textuais e precisa identificá-los e diferenciá-los uns dos outros. 

Para isso, não basta decorar uma lista, é preciso ter contato prévio com todos eles. Então, por mais que pareça fácil diferenciar uma carta de um depoimento, por exemplo, a banca vai pegar textos muitos semelhantes para confundir sua mente. 

Sendo assim, o jeito mais eficiente de se dar bem é ter estabelecido uma rotina de contato com vários tipos de textos. E, por falar nisso, vale a pena conferir os assuntos abaixo. Eles estão na lista dos mais cobrados na prova do Enem!

Também vale lembrar que você pode topar com questões que abordam mais de uma área de conhecimento, como uma tela expressionista sendo associada às ideias de Karl Marx. 

Logo, a única forma de ultrapassar esses desafios é possuindo um conhecimento holístico, isto é, de forma integrada, abrangente e não isoladamente . E isso só se consegue lendo muito e lendo sobre tudo. 

Não esqueça de estudar gramática

Não é porque o Enem não foca nas regras gramaticais que você não deve conhecê-las. Na verdade, como o mais importante é que os conhecimentos caminhem juntos, seria loucura deixar um deles de lado ao pensar em como estudar linguagens para o Enem.

Afinal, quem não as entende , consequentemente terá dificuldade de interpretação e de correlacionar assuntos.

Já que conhecer a estrutura das palavras e orações te ajuda a entendê-las melhor. Isso fica bem evidente quando nos deparamos com orações coordenadas adversativas, conclusivas, alternativas e assim por diante… 

Ou seja, em tudo há uma ideia que é somada a outras ideias que ao se unirem vão tecendo textos. 

Além disso, quem não domina a gramática, não escreve bem. E a redação está diretamente ligada à área de Linguagens.   

Por isso, tire um tempo e se dedique a ela! Abaixo, temos alguns artigos que podem te ajudar nessa jornada de como estudar Linguagens para o Enem.

Treine a escrita

Não é loucura não! A escrita melhora tudo: interpretação, velocidade de aprendizagem, produção textual, conhecimento gramatical e por aí vai. 

Sabe por que isso acontece? Porque é na hora de escrever que você pega todo seu conhecimento e o coloca em prática.

Então, se você tem dificuldade em relação à sintaxe ou ortografia das palavras, a escrita vai te ajudar a fixar esses assuntos e a entender melhor como se estrutura frases, períodos e orações.

Na hora de escrever, também é preciso ter ideias e bagagem literária, cultural, etc. Ou seja, você vai precisar pensar e buscar esses conhecimentos lá na sua memória. 

Assim, começa o processo de organização escrita do que já sabemos, mas por algum motivo está disperso em nossa mente. É nesse momento que você passa a desenvolver seu poder argumentativo, de memória, de interpretação e de correlação de diferentes assuntos e áreas.

Lembre-se! Não tem como estudar Linguagens para o Enem sem colocar a mão na massa, ou melhor, no lápis. 

Consuma artes, literatura e cinema

Você já sabe que a prova de Linguagens do Enem valoriza muito o pensamento e que o foco dele é descobrir se o aluno consegue entender o que está lendo e fazer associações entre assuntos diferentes. Mas o que isso tem a ver com artes, literatura e cinema?

Primeiro, há muitos assuntos de literatura e artes que estão no conteúdo programático presente no edital. Como as escolas literárias e as vanguardas europeias. Segundo, apesar de parecerem entretenimento, eles te colocam em contato com milhares de assuntos.

Isso vai aplicando sua bagagem intelectual. E, pode até não parecer, mas isso melhora muito seu poder argumentativo e de interpretação sem que você se dê conta. Tudo naturalmente!

Além disso, assistir filmes pode ser muito útil na hora de responder questões de língua inglesa ou espanhola. Afinal, é um jeito gratuito de estudar os idiomas por meio de áudios e legendas. 

Abaixo, tem alguns artigos que podem te ajudar a entender porque esse é um passo importante de como estudar Linguagens para o Enem. E ainda vão ser muitos úteis na sua caminhada até o dia da prova! 

Tenha um cronograma com os assuntos que mais caem

Apesar de o Enem não ser um vestibular conteudista (que foca em memorização), é importante que você tenha em mente todo o conteúdo. Afinal, ele cobra sim que você os conheça e os tenha entendido.

Por isso, é indispensável que você tenha um cronograma eficiente de estudos e pare de estudar de forma aleatória.

O Plano de Estudos do Beduka te dá esse suporte. Com ele, você:

  • Sabe o que, como e por quanto tempo estudar;
  • Tem dicas de filmes úteis para usar na prova;
  • Tem dicas de temas de redação para treinar;
  • Tem acesso a repertórios de redação;
  • Links de artigos exclusivos sobre o conteúdo de estudo de cada dia;

E muito mais! Não perca mais tempo e experimente ainda esse ano a magia de ser aprovado.

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. Qualquer coisa, mande-nos um direct no Instagram.

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre como estudar Linguagens para o Enem. Bons estudos!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.