Vestibulares

Questões de vestibular de medicina – Teste seus conhecimentos!

Questões de vestibular de medicinaQuestões de vestibular de medicina
Sala do Saber - melhor cursinho online

Medicina é um dos cursos mais procurados e mais concorridos nos vestibulares brasileiros. Sabendo disso, o Beduka preparou algumas questões dos vestibulares desse curso, para que você se prepare da melhor forma.

A carreira de medicina é bastante promissora, sendo este um dos cursos mais desejados e concorridos nos principais processos seletivos do país. No entanto, não é uma tarefa nada fácil concluir essa faculdade. Apresentamos aqui uma série de questões de vestibular de medicina para você já testar os seus conhecimentos.

É importante saber que nas faculdades mais concorridas do mercado, a nota de corte no Enem supera facilmente os 800 pontos. No vestibular da Universidade Estadual de Campina (Unicamp) deste ano, foi registrado um volume superior a 300 candidatos por vaga!

Já deu para perceber que a missão de ingressar em uma boa faculdade não será nada fácil né.

Se você conseguir a vaga, serão anos de muito estudo. Vamos apresentar aqui algumas questões de vestibular de medicina, mas antes gostaríamos de falar mais sobre a graduação.

Conheça as melhores faculdades de Medicina em São Paulo.

Como é o curso de medicina?

A graduação dura, no mínimo, seis anos. Se você quiser se tornar um especialista, acrescente a este tempo pelo menos mais dois anos de estudos.

Durante a graduação em medicina, o estudante terá que estudar diversas matérias, dentre elas:

  • Anatomia
  • Fisiologia
  • Biologia celular e molecular
  • Histologia
  • Imunologia
  • Patologia
  • Embriologia
  • Farmacologia
  • Traumatologia

Como é o mercado de trabalho para os médicos?

Quando alguém começa a atuar como médico, mesmo no início, costuma ganhar muito bem em comparação a maioria da população brasileira.

O valor médio do salário de um médico, dependendo da especialidade, varia entre R$ 5.419 até R$ 14.783. Segundo pesquisas, é uma das carreiras mais bem pagas do país.

A profissão dá a possibilidade de trabalhar em vários locais, o que pode fazer com que os vencimentos se multipliquem ainda mais.

Já apresentamos aqui no Beduka um guia de como estudar para passar em medicina, além da relação das melhores faculdades públicas de medicina.

Agora que já explicamos um pouco sobre o curso de medicina, chegou a hora de avaliar os seus conhecimentos com as questões de vestibular de medicina. Está preparado?

Veja aqui também os melhores cursos da área da saúde

Cinco questões de vestibular de medicina

Separe um caderno e lápis/ caneta. Vamos apresentar a seguir cinco questões de vestibular de medicina, exigidas em diferentes processos seletivos, para que você possa ter uma noção do conteúdo cobrado. Vamos testar seus conhecimentos?

Confira as questões de simulado de medicina!

1ª questão de vestibular de medicina – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Importantes compostos orgânicos dos seres vivos as proteínas (cadeia polipeptídica) diferem entre si, nos seguintes aspectos:

  • I. Tipos de aminoácidos presentes na cadeia
  • II. Quantidade de aminoácidos presentes na cadeia
  • III. Sequência em que os aminoácidos estão unidos na cadeia
  • IV. Pelos nucleotídeos presentes na cadeia

Analisadas as proposições, assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
  2. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
  3. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras
  4. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras
  5. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras

2ª questão de vestibular de medicina – Universidade Regional do Cariri (URCA) – Os lipídios são substâncias caracterizadas por baixa capacidade de dissolução em água. Marque a alternativa INCORRETA sobre a importância dos lipídios para os seres vivos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  1. São catalizadores biológicos
  2. Impermeabilizam superfícies para evitar desidratação
  3. É um componente da membrana plasmática
  4. São percursores dos hormônios
  5. Funcionam como reserva energética

3ª questão de vestibular de medicina – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

  1. isolantes elétricos
  2. pouco biodegradáveis
  3. saturados de hidrogênios
  4. majoritariamente hidrofóbicos
  5. componentes das membranas

4ª questão de vestibular de medicina – Universidade Federal Fluminense (UFF) – Desde o surgimento da gripe suína, vacinas têm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.

  1. imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo
  2. imunização passiva – mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo
  3. imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se introduz uma grande quantidade de anticorpos no organismo para o combate ao antígeno
  4. imunização passiva – mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de anticorpos para o combate ao antígeno
  5. imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se inocula o complexo antígeno anticorpo para o combate à infecção

5ª questão de vestibular de medicina – PUC-Campinas – O amido, um carboidrato presente em grande quantidade na farinha, é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, ocorrendo principalmente nas raízes, frutos e sementes. Nos mamíferos, a reserva de carboidratos que corresponde ao amido:

  1. são os lipídeos, acumulados no tecido adiposo
  2. são os triglicérides, abundantes no plasma sanguíneo
  3. é o glicogênio, encontrado no fígado e nos músculos
  4. é a glicose, armazenada no citoplasma das células pancreáticas
  5. é o ATP, que é a principal fonte de energia de todas as células

Gabarito das questões de vestibular de medicina

E aí, estas questões que apresentamos foram fáceis ou não? Abaixo você encontra todas as respostas:

  • Exercício resolvido da 1ª questão: Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
  • Exercício resolvido da 2ª questão: são catalizadores biológicos
  • Exercício resolvido da 3ª questão: majoritariamente hidrofóbicos
  • Exercício resolvido 4ª questão: Imunização ativa – mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de antígeno no organismo para produção de anticorpo
  • Exercício resolvido da 5ª questão: é o glicogênio, encontrado no fígado e nos músculos

Aprenda muito mais com o Beduka

E aí, conseguiu acertar todas as questões de vestibular de medicina? Não deixe de estudar mais aprofundadamente as demais matérias que são exigidas nos processos seletivos. Por exemplo:

Nós aqui no Beduka, o seu buscador gratuito de faculdades e cursos, temos uma relação completa de todas as instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além das questões de vestibular de medicina que apresentamos, você pode também testar os seus conhecimentos respondendo:

Gostou do nosso conteúdo com as questões de vestibular de medicina? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.