Enem

O que acontece se eu tirar 1000 na redação? A resposta vai surpreender você!

O que acontece se eu tirar 1000 na redaçãoO que acontece se eu tirar 1000 na redação
Cronograma do que estudar

A redação de qualquer vestibular, incluindo o Enem, representa boa parte da pontuação. Se for mal, sua classificação geral ou nota de corte vai te deixar bem atrás dos concorrentes. Por isso, produzir um bom texto é fundamental! Para você que chegou aqui se perguntando “o que acontece se eu tirar 1000 na redação”, é hora de descobrir. Vamos te contar tudo!

Esse texto é para você que vive se perguntando: “o que acontece se eu tirar 1000 na redação?”. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem?
  2. O que acontece se eu tirar 1000 na redação do Enem?
  3. Como é calculada a pontuação do Enem?
  4. Passo a passo de como se inscrever no Enem
  5. Faça faculdade com Beduka (Descontos de até 65%)

Se você estiver com dificuldades de organizar seus estudos para o Enem, saiba que acabamos de lançar o Plano de Estudo Beduka. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais nessa jornada! 

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é uma prova que aborda os mesmos conteúdos cobrados dos alunos do ensino médio no Brasil. Também exige a elaboração de uma redação, já que saber produzir um bom texto é fundamental para ingressar no ensino superior.

Todas essas características têm a ver com o motivo da criação do Enem: analisar a qualidade dos três últimos anos de vida escolar. Isso possibilita que o Ministério da Educação (MEC) tenha dados precisos sobre as deficiências de aprendizado em todo território brasileiro.

Com isso, as autoridades saberiam os lugares que necessitam de mais atenção e investimento. Só que o tempo foi passando e o Enem se tornou a principal forma de acesso à universidade.

São 180 questões nas seguintes áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências exatas e ciências da natureza e ainda tem a redação!

As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos. No primeiro, a prova é composta por questões da área de linguagens, ciências humanas e redação.

No segundo domingo é a vez de os alunos responderem questões sobre as áreas de ciência da natureza e ciências exatas.

A nota do Enem é obrigatória para aqueles que pretendem se inscrever em um desses programas: Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Temos outros artigos para que você possa entender melhor sobre esses programas:

E  o que acontece se eu tirar 1000 na redação? Se isso acontecer as suas chances de conseguir uma vaga na universidade vão aumentar significativamente. Mas vamos conversar detalhadamente sobre isso no próximo tópico.

Antes, saiba o que acontece se você zerar a redação. Basicamente, perde todas as chances possíveis. Pois, será desclassificado.

O que acontece se eu tirar 1000 na redação do Enem?

A nota da redação, no caso do Enem, equivale a 20% da pontuação geral. É muita coisa! Logo, tirar mil pode te dar uma grande vantagem em relação aos demais concorrentes.

Para entender melhor precisamos saber como funciona o cálculo da pontuação geral do exame. Isso vai te ajudar a responder o questionamento: o que acontece se eu tirar 1000 na redação?

Como é calculada a pontuação do Enem?

Cada área do conhecimento equivale a 1000 pontos e a redação não é diferente. Agora você deve estar pensando “Ah! Mas então a redação tem o mesmo peso das demais áreas do conhecimento, nada demais”.

Não é bem assim! Hoje, realmente se soma tudo e no final se divide por 5, é um cálculo bem simples. Só que ele se torna complexo em relação ao pensamento do estudante. 

Por que isso acontece? Porque cada área do conhecimento possui 45 questões dos mais variados conteúdos para o aluno responder. Aí ele pensa que a redação é apenas uma questão (um texto), não tem muito o que estudar e nem muito o que fazer.

Com esse pensamento, além de se enganar, ele investe todo o tempo de preparação para as demais áreas. Assim, acaba indo mal na produção textual. 

Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final.

Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar! Produzir um bom texto talvez seja até mais difícil que estudar para as outras matérias, mas o Beduka pode te ajudar!

Temos vários artigos com temas para treinar e explicações detalhadas de um texto dissertativo-argumentativo (o tipo cobrado no Enem):

O que é a média por peso do Enem

O cálculo ensinado no tópico anterior é o mais simples. Aquele que não leva em consideração o peso atribuído a cada questão e cada área do conhecimento. Mas independente de qual curso você escolher, o peso da redação não muda. Sempre será 2,5.

Para entender melhor sobre todos esses cálculos que envolvem a pontuação do Enem, temos um artigo exclusivo que explica tudo de forma super simplificada:

Todas essas informações são fundamentais para quem se pergunta: o que acontece se eu tirar 1000 na redação

O que é a teoria TRI?

É um dos cálculos mais complexos relacionados à pontuação do Enem, mas vamos simplificar. As questões do exame possuem níveis de dificuldade e a teoria TRI estabelece que essa análise interfira no seu resultado final.

Cronograma de estudos

Esse método é muitas vezes chamado de “antichute” , porque não seria coerente o aluno acertar uma questão muito difícil e errar uma fácil em seguida. 

Logo, o aluno pode perder alguns pontos se sua resposta for considerada um chute.Ou seja, não é muito bom contar com a sorte no Enem. 

Sabe aquelas plaquinhas com a frase “Sorria, você está sendo filmado”? Então, no Enem, você está sendo analisado!

Passo a passo de como se inscrever no Enem

Agora que você não está mais se perguntando “o que acontece se eu tirar 1000 na redação”, é hora de saber como se inscrever.

Ainda não temos acesso a data de abertura das inscrições. Mas não se preocupe!

Estamos acompanhando diariamente o posicionamento do Ministério da Educação. Tudo isso para manter você informado à medida que essas datas forem sendo divulgadas oficialmente.

Quando isso acontecer, é importante você saber o passo a passo sobre como realizar a inscrição no Enem. Confira a seguir:

1 – Antes de mais nada, você deverá acessar o site. Para isso, basta clicar no link a abaixo:

2 – Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3 – Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções: inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente a cobrança da taxa.

Se você não possui condição de pagar a taxa de inscrição, deve verificar os critérios para solicitação de isenção. Temos um artigo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo:

Faça faculdade com o Beduka

É fácil encontrar a resposta para a pergunta “o que acontece se eu tirar 1000 na redação”, o difícil é tirar nota 1000. Pensando no seu desespero e ansiedade, o Beduka vai te dar uma oportunidade imperdível!

Sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre o que acontece se eu tirar 1000 na redação, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.