Biologia

8 exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo, com gabarito!

Exercícios sobre darwinismo, lamarckismo e neodarwinismoExercícios sobre darwinismo, lamarckismo e neodarwinismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Jean-Baptiste Lamarck e Charles Darwin foram cientistas que se dedicaram a criar teorias que explicassem as mudanças que sofriam alguns seres vivos. Antes deles, acreditava-se que os seres já nasciam prontos, mas depois de seus estudos a coisa mudou. Leia o artigo e faça os exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

A prática leva à perfeição e isso todo mundo sabe. Mas e você, já testou seus conhecimentos com exercícios hoje? Não perca mais tempo! Treine com o Simulado Enem do Beduka agora mesmo. É gratuito!

O que é Darwinismo?

Charles Darwin: Criador do Darwinismo
Charles Darwin: Criador do Darwinismo

O Darwinismo foi uma teoria pensada pelo pesquisador Charles Darwin. Ele foi um dos primeiros a falar sobre evolução na história da biologia e sempre consta no Caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, então leia com atenção para fazer os exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo e o Simulado Beduka quando acabar.

Charles Darwin já pesquisava sobre a origem humana, mas começou a pensar efetivamente nessa teoria quando viajou por várias partes do mundo e encontrou alguns fósseis de grandes criaturas na Argentina semelhantes a algumas criaturas menores contemporâneas.

Sua teoria ganhou mais força nas Ilhas Galápagos do Equador, quando viu a mesma espécie de ave em várias regiões diferentes. Isso fez ele pensar que o mesmo ancestral desses animais teve que se adaptar a todos os ambientes e gerar novas espécies de descendentes.

Teoria da Seleção Natural

A Teoria da Seleção Natural e Artificial foi desenvolvida por Darwin para explicar diferentes espécies estarem surgindo de um mesmo ancestral. De forma resumida, a teoria diz que os ambientes “selecionam” os organismos considerados mais adequados para habitar determinado lugar

Darwin enriqueceu seu pensamento lendo a teoria de Thomas Malthus que dizia que o crescimento populacional seria responsável por haver a seleção de características mais eficazes para a sobrevivência. 

Esse estudo fez com que Darwin acreditasse que o meio ambiente fosse o principal fator de seleção natural. Contudo, ele não conseguiu explicar como as mudanças eram criadas e transmitidas. Assim, sua teoria não foi levada a sério em primeiro momento. Já com a genética atual sabemos que seu pensamento não estava errado, apenas incompleto.

O que é Lamarckismo?

Lamarck: Criador do Lamarckismo
Lamarck: Criador do Lamarckismo

Antes de Darwin, Jean-Baptiste de Lamarck para também tentou compreender a evolução biológica. Apesar de ele não ter conseguido acertar, a sua contribuição foi muito importante para as teorias que vieram depois. Leia sobre ele para fazer os exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo.

Lamarck foi um pesquisador botânico, zoologista e paleontólogo. Claro que suas pesquisas ajudaram em suas descobertas. Suas ideias foram publicadas em 1809. Elas defendiam a tese de os organismos se tornarem cada vez mais complexos para atender às exigências do meio. Essas mudanças seguiam duas leis. 

  • Lei do uso e desuso – Afirmava que as partes do corpo mais usadas ganham cada vez mais força com o passar do tempo, mas a menos usadas atrofiam-se em contrapartida.
  • Lei da herança de características adquiridas – Os descendentes do indivíduo que sofreu as mutações já nasceriam com as novas características.

O maior exemplo para ilustrar o lamarckismo é a teoria das girafas. Ela afirma que antes, as girafas tinham que esticar seus pescoços para alcançar os ramos do alto das árvores para se alimentarem. Por causa disso, seus pescoços começaram a fortalecer e esticar até ficarem do tamanho que vemos hoje graças às duas leis apresentadas. 

Por quê Lamarck estava errado?

Ele errou praticamente pelo mesmo motivo de Darwin. Os dois não tinham a genética que temos hoje, por isso não conseguiam explicar perfeitamente o que estavam dizendo. Isso fez com fossem forçados a fazer suposições com base no que achavam que fazia sentido, e isso os levou ao erro. 

Além disso, ele considerou a evolução como uma constante atualização, tendo como base apenas o desenvolvimento de características pelo seu uso forçado para suprir a desvantagens atribuídas pelo ambiente. Essa parte até é verdade, mas não quer dizer que nossos descendentes terão as mesma características que desenvolvemos.

Quais são as diferenças entre Darwinismo e Lamarckismo?

Muitos podem pensar que não têm muitas diferenças entre os dois já que as teorias tratavam do mesmo assunto e erravam no mesmo ponto, mas na verdade eles propuseram coisas bem diferentes.

Vamos ver essas diferenças para você não se confundir quando for fazer os exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo. 

Lembrando que Darwin também se baseou nas ideias de Lamarck para criar sua teoria da seleção natural é natural que ele tenha herdado algumas falácias do seu antecessor. Como a lei da herança de características adquiridas, por exemplo. 

Todavia, as duas teorias eram diferentes. Enquanto Lamarck acreditava numa espécie de “comunismo biológico” em que todas as criaturas estavam caminhando para uma evolução direcionada e prevista pela mãe natureza, Darwin acreditava na “meritocracia”, em que apenas as espécies mais aptas conseguiriam sobreviver.

O que é Neodarwinismo?

As teorias de Darwin foram questionadas por não conseguirem ser provadas. É aí que entra outro pensador para acrescentar uma nova variável à equação. Enquanto Darwin criava a teoria da seleção natural, Mendel criava a genética. Continue lendo para fazer os exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo. 

No início do século 19, um geneticista chamado Dobhansky, um zoólogo chamado Mayr, um paleontólogo chamado Simpson e um botânico chamado Stebbins uniram suas mentes brilhantes para desvendar a Seleção Natural de Darwin e a Genética de Mendel. Esses quatro pensadores criariam o Neodarwinismo. 

Neodarwinismo, ou Teoria neodarwinista, ou Teoria sintética da evolução diz que os principais fatores evolutivos são mutações, combinações gênicas e seleção natural.

As combinações são consequências das segregações cromossômicas, permutações e demais processos da meiose, todos relacionados à variabilidade genética. 

Claro que envolvendo a seleção natural, é necessária uma gama de sorte, mesmo que agora os fatores estejam melhor explicados. As mudanças podem ser mantidas como características adaptativas ou levar à extinção. Já a lei da herança só existirá se o fator for hereditário (passe para os descendentes), e ainda assim não será por completo. 

Ou seja, a Seleção Natural é justamente isso: Uma seleção feita pela própria natureza de quem se adapta e continua vivendo e quem não sobrevive pois não está apto. Haverão inúmeros processos como esse em um sistema já que o ambiente também muda por si só, forçando seus habitantes a mudar constantemente também. 

Exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo

Agora que chegou até aqui, está pronto para fazer os exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos para se preparar para o ENEM

Questão 1 – (FUVEST)

Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta:

a) do sucesso reprodutivo diferencial.

b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

Questão 2 – (UNEB)

Considere as seguintes afirmações:

I. Devido à necessidade de respirar ar atmosférico, certo animal passou a apresentar pulmão e transmitiu essa característica aos descendentes.

II. As toupeiras atuais têm olhos atrofiados porque seus ancestrais, por viverem sob a terra, não necessitavam da visão.

III. De tanto comer capim, o intestino dos herbívoros foi ficando cada vez mais longo.

O pensamento de Lamarck pode ser percebido em:

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Questão 3 – (VUNESP)

… o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não-uso as diminui e, além disso, estas mudanças são hereditárias.  A afirmação faz referência aos mecanismos que explicariam a transmissão das características biológicas de pais para filhos: lei do uso e desuso e transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.

Pode-se afirmar que esses mecanismos de herança eram aceitos

a) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Porém, para Darwin, esses mecanismos apenas explicavam a transmissão das características hereditárias, enquanto que a evolução em si era explicada como resultado da ação da seleção natural sobre a variabilidade.

b) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Para ambos, esses mecanismos, além de explicarem a herança das características hereditárias, também explicavam a evolução das espécies ao longo das gerações. Para Darwin, porém, além desses mecanismos deveria ser considerada a ocorrência das mutações casuais.

c) exclusivamente por Lamarck. Cerca de 50 anos depois de Lamarck, Darwin demonstrou que as características adquiridas não se tornam hereditárias e apresentou uma nova teoria capaz de explicar o mecanismo da herança: a seleção natural.

d) exclusivamente por Lamarck. Essas explicações sobre o mecanismo da herança foram imediatamente contestadas pela comunidade científica. Coube a Darwin apresentar o mecanismo ainda hoje aceito como correto: a Teoria da Pangênese, que complementa a Teoria da Evolução.

e) exclusivamente por Lamarck. Darwin sabia que essa explicação não era correta e por isso, nesse aspecto, era contrário ao lamarckismo. Contudo, Darwin não tinha melhor explicação para o mecanismo da herança. Coube a Mendel esclarecer que o material hereditário é formado por DNA.

Questão 4 – (UEL)

“Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dúvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetações dos trópicos erguem-se hoje em minha lembrança de maneira mais vívida do que qualquer outra coisa.” (Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Ciência, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. A ideia de evolução não era nova, contudo, foi Darwin que estabeleceu cientificamente o princípio da seleção natural como fator responsável pela evolução dos organismos.?

II. As conclusões expostas no livro A origem das espécies levaram ao aprimoramento dos estudos de Lamarck que embasavam a teoria da geração espontânea dos organismos.

III. Em sua viagem, Darwin observou a ocorrência de processos biológicos semelhantes em áreas geográficas e com seres vivos diferentes, o que colaborou para a elaboração da Teoria da Evolução pela seleção natural.

IV. A Teoria da Evolução pela seleção natural, conhecida por darwinismo, também foi desenvolvida por Alfred Wallace que, na mesma época, estudava o fenômeno evolutivo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Muito bem! Você chegou na metade da nossa lista de exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo.

Questão 5 – (ENEM)

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que:

a) As características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

b) A ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

c) O corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

d) As patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.

e) As características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Questão 6 – (UFSCar)

“O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”

O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao:

a) Fixismo

b) Darwinismo

c) Mendelismo

d) Criacionismo

e) Lamarckismo

Questão 7 – (UFRN)

August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem gerações e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal. Dessa experiência pode-se concluir que:

a) As espécies são fixas e imutáveis.

b) Quanto mais se utiliza determinado órgão, mais ele se desenvolve.

c) A evolução se processa dos seres vivos mais simples para os mais complexos.

d) A seleção natural e as mutações são fatores que condicionam a evolução dos seres vivos.

e) Os caracteres adquiridos do meio ambiente não são transmitidos aos descendentes.

Questão 8 -(UFRGS)

Os princípios abaixo relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies:

I. Adaptação ao meio

II. Seleção natural

III. Mutuação

IV. Lei do uso e desuso

V. Herança dos caracteres adquiridos.

Lamarck, em sua teoria considerou:

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) I, IV e V

d) II, IV e V

e) II, III e V

  • Parabéns! Você finalizou nossa seleção dos melhores exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo, não deixe de conferir suas respostas.

Gabarito dos exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo 

Exercício resolvido da questão 1 –

c) da interação entre os organismos e seus ambientes. 

Exercício resolvido da questão 2 –

e) I, II e III.

Exercício resolvido da questão 3 –

a) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Porém, para Darwin, esses mecanismos apenas explicavam a transmissão das características hereditárias, enquanto que a evolução em si era explicada como resultado da ação da seleção natural sobre a variabilidade.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) A ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.  

Exercício resolvido da questão 6 –

e) Lamarckismo

Exercício resolvido da questão 7 –

e) Os caracteres adquiridos do meio ambiente não são transmitidos aos descendentes.

Exercício resolvido da questão 8 –

c) I, IV e V

Esperamos ter contribuído com seus estudos com essa lista de exercícios sobre Darwinismo, Lamarckismo e Neodarwinismo. Até a próxima!

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? Não deixe de conferir a oportunidade incrível que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Nossa missão é te ver cursando a faculdade dos seus sonhos e para isso sempre trazemos as melhores soluções: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional…

Mas sabe qual é a melhor delas? O Beduka Bolsas!

Na plataforma do Beduka Bolsas você pode encontrar bolsas de estudo nas melhores universidades, com descontos que podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

Garanta seu sucesso profissional, escolha entre mais de 90 opções de cursos. Temos Enfermagem, Direito, Biomedicina e muito mais!

Receba nossos conteúdos diários e gratuitos seguindo o Instagram e o Pinterest! Nessas redes postamos resumos sobre os principais assuntos do Enem e Vestibulares. 

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.