Biologia

Exercícios sobre Sistema Linfático com gabarito

Exercícios sobre Sistema LinfáticoExercícios sobre Sistema Linfático
Sala do Saber - melhor cursinho online

O sistema linfático é composto pela linfa, pelos vasos linfáticos e órgãos (linfonodos, o baço, o timo e as tonsilas palatinas). Leia o resumo sobre sistema linfático e faça os exercícios da matéria.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet. 

O Sistema Linfático é composto por vários órgãos e é essencial para combater impurezas e proteger o corpo de microrganismos. Leia nosso resumo para se preparar para o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM. 

Aproveite e confira os Exercícios sobre sistema linfático e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

Sistema Linfático

O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo,  sendo composto pelos nódulos linfáticos, também conhecidos como linfonodos, que é uma rede confusa de vasos responsáveis pelo transporte da linfa que é um líquido claro, com uma cor mais amarelada, que flui pelo nosso corpo por meio dos vasos linfáticos.

Outra função importante que o sistema linfático exerce é a proteção de células imunes, trabalhando em conjunto ao sistema imunológico, a absorção dos ácidos graxos e equilíbrio dos fluidos que passam pelos tecidos.

Não deixe de testar os seus conhecimentos de biologia com os Exercícios sobre sistema linfático, pois é fundamental para você fixar o conteúdo.

Funcionamento do Sistema Linfático

O sistema imunológico possui relações com o sistema linfático, o que facilita a expulsão de impurezas presentes no nosso corpo.

Para entender melhor o funcionamento do sistema linfático, vamos imaginar que ele é um ônibus que têm várias paradas, essas paradas são os órgãos. Por meio da parada, o ônibus consegue chegar em vários lugares diferentes até completar todo o circuito, assim é o funcionamento do sistema linfático com os diferentes órgãos.  

Trabalhando em conjunto com os órgãos o sistema linfático consegue chegar em todas as partes do corpo.

A linfa se movimenta por meio das compreensões exercidas pelos movimentos musculares, por isso ela flui com mais lentidão e com baixa pressão. Assim, é transportada para os vasos linfáticos e se acumulam no ducto linfático direito e ducto torácico, depois se espalham para o resto do corpo.

Composição do Sistema Linfático

Sistema Linfático

Linfonodos 

São conhecidos como nódulos linfáticos, são órgãos pequenos que estão presentes na região do pescoço, tórax, abdômen, axila e virilha. Os linfonodos são formados pelo tecido linfóide e responsáveis por filtrar a linfa antes que retorne ao sangue. 

Vasos Linfáticos

Estão presentes por todo o organismo por meio de vasos linfáticos que são constituídos por válvulas. São responsáveis pela defesa do organismo, retirada de células mortas e pela transportação de linfócitos.

Confira também como é o Sistema Circulatório Humano.

Tonsilas Palatinas

No sistema linfático, as tonsilas palatinas estão presentes na garganta e são mais conhecidas como amídalas ou amígdalas palatinas. Elas possuem a função de filtrar os microrganismos que penetram em nosso corpo, principalmente pela boca.

Baço

O baço é o maior órgão que constitui o sistema linfático, ele é ovalado e está abaixo do diafragma e atrás do estômago

Produz anticorpos (linfócitos T e B) e hemácias (hematopoiese), armazena o sangue e liberação de hormônios.

Linfa

A linfa circula pelos vasos linfáticos e não possui hemácias, o que gera uma aparência esbranquiçada e leitosa. Ela é produzida pelo intestino delgado e pelo fígado, e é transportada pelos vasos linfáticos em um sentido unidirecional, depois é filtrada pelos linfonodos e lançada no sangue.

Timo

Se encontra na cavidade torácica perto do coração, sendo responsável por produzir substâncias como a timosina e a timina, além dos anticorpos que combatem as impurezas do organismo.

Doenças do Sistema Linfático

As principais doenças do sistema linfático são:

  • Elefantíase.
  • Linfedema.
  • Alguns tipos de câncer.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Exercícios sobre Sistema Linfático

1 – (UPF/2014-2) No sistema linfático humano, circula um líquido incolor, semelhante ao sangue, mas que não apresenta hemácias, plaquetas, nem monócitos, denominado linfa. Algumas das funções da linfa em nosso organismo são:

I. Reintegrar ao sangue as proteínas que eventualmente tenham saído dos capilares.

II. Devolver à circulação o excesso de líquido das células e tecidos, num processo contínuo.

III. Evitar a coagulação sanguínea.

IV. Defender o organismo por meio de linfócitos armazenados nos linfonodos.

V. Transportar nutrientes e hormônios para os tecidos ou órgãos do corpo.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) II, IV e V.

d) I e V.

e) III e IV.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

2 – UNIFENASÉ muito comum fazer uma análise comparativa entre o sistema circulatório humano e os sistemas distribuição de água e a rede de esgotos de uma cidade. O sangue arterial que sai do coração tem a finalidade de percorrer todo o corpo levando, além de oxigênio, muitas substâncias que serão entregues às células para que exerçam suas atividades vitais. Já o sangue venoso, além de gás carbônico, carrega diferentes resíduos para que possam ser eliminados pelos órgãos excretores. Em contrapartida, a água distribuída pelas companhias de abastecimento e saneamento para as residências também permite que as famílias exerçam suas atividades rotineiras. Já a rede de esgoto recolhe os resíduos destas famílias para que possam ser tratados e eliminados de alguma forma. Assim como a água chega às residências apresenta uma pressão hidrostática, o sangue que chega aos tecidos também está sob a ação do mesmo tipo de pressão. 

Assinale a opção que apresenta alguma informação incorreta a respeito das relações de pressão sangüínea, os tecidos e o sistema linfático. 

a) O sistema linfático é constituído por uma vasta rede de vasos que se distribuem por todo corpo. O mecanismo que determina a movimentação da linfa está ligado à pressão hidrostática exercida pelos gânglios linfáticos. A variação do turgor das células dos gânglios produz um gradiente negativo no interior destes, que sugam o plasma linfático lentamente. 

b) As trocas de substâncias dissolvidas no sangue e nos tecidos é conseqüência da resultante da pressão hidrostática do sangue, que tende a expulsar a água para os tecidos, e a pressão osmótica exercida pelas proteínas do plasma sangüíneo em sentido contrário.

c) A circulação linfática ocorre a partir da maior pressão da porção do capilar que conduz o sangue arterial em comparação à menor pressão da porção do capilar que transporta sangue venoso. O excesso de líquido intersticial é, assim, recolhido pelo sistema linfático. 

d) A pressão arterial denominada máxima ou sistólica corresponde à pressão equivalente a 120 mmHg com que o sangue é impulsionado pelo coração para o interior da artéria. A pressão mínima ou diastólica corresponde à pressão equivalente a 80 mmHg com que o sangue se encontra no interior da artéria durante o relaxamento ventricular. 

e) No retorno ao coração, o sangue venoso não apresenta praticamente nenhuma pressão hidrostática. O movimento de retorno é em grande parte devido às contrações dos músculos esqueléticos. A contração da musculatura comprime as veias situadas entre seus feixes, deslocando o sangue em direção ao coração. Válvulas existentes nas veias não permitem o refluxo sanguíneo. 

3 – UFG Que tipo de capilar possui válvulas que garantem sua função e se iniciam em fundo de saco?

a) Linfático.

b) Fenestrado.

c) Contínuo.

d) Sinusoide.

4 – IF-SPObserve a imagem que mostra um conjunto de células que faz parte de um dos sistemas biológicos humanos.

Exercícios sobre Sistema Linfático

As células apresentadas fazem parte de um tipo tecido animal.

Em relação ao tipo de tecido animal representado, assinale a alternativa CORRETA.

a) Glomerular.

b) Conjuntivo.

c) Imunológico.

d) Linfático.

Respostas dos Exercícios sobre Sistema Linfático

Exercício resolvido da questão 1 –

a) I, II e IV.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) No retorno ao coração, o sangue venoso não apresenta praticamente nenhuma pressão hidrostática. O movimento de retorno é em grande parte devido às contrações dos músculos esqueléticos. A contração da musculatura comprime as veias situadas entre seus feixes, deslocando o sangue em direção ao coração. Válvulas existentes nas veias não permitem o refluxo sanguíneo. 

Exercício resolvido da questão 3 –

a) Linfático.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) Conjuntivo.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Sistema Linfático ? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários

  • A resposta da questão 4 está errada: 4 – IF-SP –Observe a imagem que mostra um conjunto de células que faz parte de um dos sistemas biológicos humanos. As células apresentadas fazem parte de um tipo tecido animal.

    Em relação ao tipo de tecido animal representado, assinale a alternativa CORRETA.

    *Como a pergunta refere-se ao tipo de tecido, e não ao tipo de sistema, a resposta correta seria a alternativa b pois os glóbulos brancos fazem parte do tecido conjuntivo sanguíneo.