A Filosofia Medieval se desenvolveu na Europa entre os séculos V e XIV, período conhecido como Idade Média, e ficou ligada à expansão do Cristianismo sobre o continente, sendo muito cobrada em exercícios escolares e questões de vestibular.
Ela possui como características principais:
- Inspiração na filosofia clássica (greco-romana);
- Busca da união entre fé e razão;
- Explicações sobre a natureza humana;
- Disputas intelectuais para chegar à verdade;
- Compreensão cosmológica atrelada à antiguidade.
A filosofia medieval se divide em duas: a patrística e a escolástica.
Os filósofos patrísticos se preocuparam em desenvolver uma doutrina com base na Bíblia e nos diálogos platônicos. O grande nome deste período foi Santo Agostinho.
A escolástica se iniciou por volta do século X, quando o Cristianismo já era dominante em grande parte da Europeu. É conhecida pelos grandes debates tanto orais quanto escritos, pela predominância da lógica e pelas Sumas (livros que resumiam pensamentos e discussões). O grande nome desta fase foi Santo Tomás de Aquino.
Inclusive, quando se fala de filosofia medieval, em geral, o que se tem em mente é a escolástica.
A seguir, teste seus conhecimentos com os exercícios sobre filosofia medieval que separamos.
Eles foram cobrados nos principais vestibulares do país e vão te dar uma noção de como este tema importante é cobrado nas provas.
Então pegue caderno e caneta e comece a exercitar sua inteligência e sua memória!
Exercícios sobre filosofia medieval
Questão 01 sobre filosofia medieval – (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de “Confissões” e “Consolação da Filosofia”, respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:
a) Sofística
b) Epicurista
c) Escolástica
d) Existencialista
e) Fenomenológica
Questão 02 sobre Filosofia Medieval – (Uff 2012) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe. A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino.
a) A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade.
b) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.
c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.
d) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus.
e) Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d’Ele.
Questão 03 sobre Filosofia Medieval – (Uncisal 2011) Uma das preocupações de certa escola filosófica consistiu em provar que as ideias platônicas ou os gêneros e espécies aristotélicos são substâncias reais, criadas pelo intelecto e vontade de Deus, existindo na mente divina. Reflexões dessa natureza foram realizadas majoritariamente no período da história da filosofia:
a) Pré-socrático.
b) Antigo.
c) Medieval.
d) Moderno.
e) Contemporâneo.
Questão 04 sobre filosofia medieval – (Ufu 2010) A filosofia de Agostinho (354 – 430) é estreitamente devedora do platonismo cristão milanês: foi nas traduções de Mário Vitorino que leu os textos de Plotino e de Porfírio, cujo espiritualismo devia aproximá-lo do cristianismo. Ouvindo sermões de Ambrósio, influenciados por Plotino, que Agostinho venceu suas últimas resistências (de tornar-se cristão).
(PEPIN, Jean. Santo Agostinho e a patrística ocidental. In: CHÂTELET, François (org.) A Filosofia medieval. Rio de Janeiro Zahar Editores: 1983, p.77.)
Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, por meio dos escritos de Plotino, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenças se comparado ao pensamento de Platão. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenças:
a) Para Agostinho, é possível ao ser humano obter o conhecimento verdadeiro, enquanto, para Platão, a verdade a respeito do mundo é inacessível ao ser humano.
b) Para Platão, a verdadeira realidade encontra-se no mundo das Ideias, enquanto para Agostinho não existe nenhuma realidade além do mundo natural em que vivemos.
c) Para Agostinho, a alma é imortal, enquanto para Platão a alma não é imortal, já que é apenas a forma do corpo.
d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.
- Muito bem! Metade dos exercícios sobre filosofia medieval já foram vencidos. Continue com o bom trabalho.
Questão 05 sobre filosofia medieval – (UECE) “É a fé declarada que, de certo modo, inicia o conhecimento. O conhecimento perfeito somente será realidade depois desta vida. A respeito das verdades que devemos crer, não duvidemos. A respeito das verdades a serem entendidas, nada afirmemos com pressa. Naquelas coisas da fé, apoiemo-nos na autoridade; nas do entendimento, procuremos a verdade.”axioma
AGOSTINHO. A trindade, IX, 1. São Paulo: Paulus, 1994. – Adaptado.
Considerando o trecho acima apresentado, é correto afirmar que, para Santo Agostinho,
a) fé e razão se separam, pois uma vem da autoridade, outra do entendimento humano.
b) a fé possibilita um conhecimento pela razão humana, que não haveria sem aquela.
c) tanto a fé sem razão quanto a razão sem fé chegam às mesmas verdades sobre Deus.
d) não é possível nenhum conhecimento de Deus pelo homem, só no momento da glória.
Questão 06 sobre filosofia medieval – (UFMS) A Idade Média foi rotulada pelos pensadores renascentistas como a “Idade das Trevas”, em virtude da dominação religiosa e do atraso nas artes, na ciência e na filosofia.
Assinale a alternativa correta quanto à apresentação da produção filosófica de destaque nesse período histórico e que permite oposição à ideia de “Idade das Trevas”.
a) Os escritos filosóficos de Agostinho sobre a teoria da iluminação divina que refuta a presença de Deus na alma e exalta o “olho do espírito” como a lente da razão humana.
b) Os escritos filosóficos de Agostinho sobre a teoria da iluminação divina, em que o conhecimento é resultado dos olhos interiores e da manifestação da verdade de Deus.
c) Os escritos filosóficos de Agostinho sobre a teoria da iluminação divina, que condiciona a vontade ao mundo exterior, lugar em que está a verdade.
d) Os escritos filosóficos de Agostinho sobre a teoria da iluminação divina que refuta a presença de Deus na alma por estar a verdade na razão humana.
e) Os escritos filosóficos de Agostinho sobre a teoria da iluminação racional que apregoa a superioridade do corpo sobre a alma com afastamento do interior do divino.
Questão 07 sobre filosofia medieval – (FGV) A formação escolástica na Idade Média incluía um método estruturado de discussão. Este método, composto por uma questão, argumentos contraditórios e uma resolução foi chamado de
a) Post hoc.
b) Modus ponens.
c) Sed contra.
d) Quaestio disputata.
e) Tabula rasa.
Questão 08 sobre filosofia medieval – (Enem, 2018) Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não existia?”
(AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984)
A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica
sobre a(s):
a) essência da ética cristã.
b) natureza universal da tradição.
c) certezas inabaláveis da experiência.
d) abrangência da compreensão humana.
e) interpretações da realidade circundante.
Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre filosofia medieval. Agora veja quantas acertou com o gabarito:
Gabarito dos exercícios sobre filosofia medieval
Abaixo estão as respostas das questões sobre a filosofia da idade média. Esperamos que você tenha acertado todas!
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra c) Escolástica
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra c) Medieval.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra b) a fé possibilita um conhecimento pela razão humana, que não haveria sem aquela.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra b) Os escritos filosóficos de Agostinho sobre a teoria da iluminação divina, em que o conhecimento é resultado dos olhos interiores e da manifestação da verdade de Deus.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: letra d) Quaestio disputata.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: letra d) abrangência da compreensão humana.
Faça também exercícios sobre:
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou da nossa seleção de exercícios sobre filosofia medieval? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou!