Geografia

Exercícios sobre Geografia Urbana

Exercícios sobre Geografia UrbanaExercícios sobre Geografia Urbana

A Geografia Urbana é responsável pelo estudo e desenvolvimento do conhecimento geográfico, sendo encarregada pela análise, observação, pesquisa e descrição das cidades e espaços urbanos. Agora leia o resumo sobre geografia urbana e aproveite para testar os seus conhecimentos com os exercícios.

O ENEM costuma cobrar no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias questões sobre geografia urbana. Por isso leia o resumo e faça os exercícios!

O que é Geografia Urbana?

A geografia urbana é um ramo da geografia que estuda principalmente as cidades e o meio urbano, como a origem, o desenvolvimento, o crescimento industrial, populacional o entorno, a urbanização, metropolização, análise, e outros fatores que compõem e mudam o espaço urbano.

Essa área de estudo atinge sentidos sociais, antropológicos, econômicos, históricos e até físicos, ou seja,  é possível conhecer o comportamento humano, como é a reprodução social, as características das comunidades por meio da geografia urbana.

A globalização está relacionada com o processo urbanização, pois ela é a aproximação entre as diversas sociedades e países do mundo inteiro, tanto no âmbito social, político ou cultural. A globalização não se refere apenas à uma situação ou uma ocasião específico, mas a um processo.

Entenda quais são os principais problemas ambientais, as suas causas e consequências com os nossos exercícios sobre problemas ambientais.

Veja os principais temas de estudo da geografia urbana:

  • As ruas, bairros, parques e outras áreas internas de uma cidade.
  • Crescimento populacional;
  • Desenvolvimento do espaço urbano;
  • Organização urbana;
  • Concentração industrial;

Antigamente, a Geografia urbana não tinha tanta importância, mas após a Segunda Guerra Mundial, várias reorganizações tiveram que ser feitas devido a grande destruição de espaços urbanos. As cidades passaram por uma transformação social, política e econômica, o que fez o estudo da geografia urbana ser mais valorizado.

A Organização das Nações Unidas divulgou dados que mostram que o mundo têm mais predominância urbana, sendo assim, a população está mais concentrada nas cidades do que no campo. Esse cenário mudou devido ao crescimento do capitalismo, da industrialização, da procura de emprego e do êxodo rural. O processo de industrialização teve início no século XIII na Europa, com a Revolução Industrial, onde o cidadão do campo migrou para grandes centros urbanos a procura de emprego. 

Para entender melhor quais são os lugares urbanos, alguns conceitos surgiram para facilitar a divisão dos espaços. Os principais conceitos são:

Geografia Urbana - Exercícios sobre Geografia Urbana
  • Microrregião: conjunto de cidades com proximidade geográfica, físicas, econômicas e sociais;
  • Urbanização: concentração populacional em lugares urbanos onde existe infraestrutura, podendo gerar o desenvolvimento de práticas econômicas e sociais. Aproveite e faça também questões de vestibular sobre urbanização;
  • Cidades: aglomerados humanos com alta concentração populacional. Oferecendo oportunidades de trabalho e há competição no espaço físico;
  • Metrópoles regionais: cidades que possuem maior importância regional;
  • Metrópole: cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes e que têm alta concentração econômica;
  • Metrópoles nacionais: as cidades consideradas mais importantes do país;
  • Megalópoles: aglomerados urbanos, possuem dificuldade em delimitar espaços;
  • Conurbação: unificação urbana de cidades devido ao crescimento demográfico.

 Agora faça os Exercícios sobre Geografia Urbana e confira as respostas no gabarito.

Exercícios sobre Geografia Urbana

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (ENEM 2013)Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.

b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.

c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.

d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.

e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

Saiba tudo sobre os biomas brasileiros com o nosso resumo!

2 – (Enem 2014)No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.

RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).

Uma consequência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a

a) criação de condomínios fechados de moradia.

b) decadência das áreas centrais de comércio popular.

c) aceleração do processo conhecido como cercamento.

d) ampliação do tempo de deslocamento diário da população.

e) contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória.   

3 – (UFAC)A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.

e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

4 – (UNCISAL)Tendo como referência o texto abaixo, assinale a opção correta.

“As cidades milionárias (com mais de um milhão de habitantes) que eram apenas duas em 1960 – São Paulo e Rio de Janeiro são cinco em 1970, dez em 1980, doze em 1991, treze em 2000 e quinze em 2010 (IBGE). Esses números ganham maior significação se nos lembrarmos que, historicamente, em 1872 a soma total das dez maiores cidades brasileiras não alcançavam um milhão de habitantes, pois somavam apenas 815.729 pessoas. Esta é a nova realidade da macro urbanização ou metropolização brasileira” 

(Adaptado. Santos, M. Urbanização Brasileira).

a) No Brasil, a modernização do campo teve relação direta com a aceleração da urbanização, caracterizada por uma metropolização que se disseminou por várias regiões brasileiras.

b) Embora no mundo globalizado a tendência migratória campo-cidade seja pequena, o Brasil, em função da desorganização econômica e social e das ilusões de que a vida nas cidades apresenta mais perspectivas, mantém taxas elevadas de fluxo migratório.

c) Um ritmo de metropolização tão elevado, como o do Brasil, corresponde a índices equivalentes de crescimento industrial. Assim, a maior parte da população que se dirige às cidades é empregada no setor secundário.

d) Embora o ritmo de urbanização e metropolização no Brasil tenham sido muito elevados, o fenômeno ficou restrito às regiões Sul e Sudeste, pois foi justamente nessas regiões que ocorreu o maior crescimento industrial.

e) A urbanização brasileira, com seu caráter metropolitano, indica definitivamente a passagem de nosso país para o estágio de país desenvolvido e moderno. Sabe-se que todos os países considerados desenvolvidos são aqueles que apresentam elevados índices de urbanização.

5 – (Unifesp-SP) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.

b) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

c) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.

d) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

6 – (FGV-RJ)Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Saskia Sassen, 13 de agosto de 2011 http://www.estadao.com.br

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto:

a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.

b) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos.

c) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente.

d) A noção de escala global deixou de ter importância em geografia, já que o global só se revela por meio do local.

e) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.

Respostas dos Exercícios sobre Geografia Urbana

Exercício resolvido da questão 1 –

a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) ampliação do tempo de deslocamento diário da população.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) No Brasil, a modernização do campo teve relação direta com a aceleração da urbanização, caracterizada por uma metropolização que se disseminou por várias regiões brasileiras.

Exercício resolvido da questão 5 –

d) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Exercício resolvido da questão 6 –

a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Geografia Urbana? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador