GeografiaHistória

Os 12 melhores exercícios sobre o Oriente Médio com gabarito.

Os 10 melhores exercícios sobre o Oriente Médio!Os 10 melhores exercícios sobre o Oriente Médio!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Oriente Médio é uma região na divisa da Ásia, Europa e África. Sua importância histórica é grande: é o berço da civilização e das religiões monoteístas, além do maior pólo petrolífero atual. Também é um local sensível a conflitos de todas as espécies, que permanecem até hoje. Leia nosso resumo e faça os exercícios sobre o Oriente Médio!

Antes de resolver as questões, vamos te contar com mais alguns detalhes como é a história do Oriente Médio. Para ir direto a alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Depois de ler esse brevíssimo resumo, você já estará preparado para arrasar nos exercícios que se encontram logo depois, junto ao gabarito!

Quando você terminar os exercícios sobre o Oriente Médio, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Onde se localiza o Oriente Médio?

Mapa-do-oriente-medio-e-sua-localizaçao

A região do Oriente Médio ou Médio Oriente recebe esse nome por causa da sua localização geográfica, e pode ser chamada de “Ásia ocidental”.

Ela está na porção oeste do continente asiático, mas em uma área que faz fronteira com a Europa e África, ou seja, bem na divisão entre oriente e ocidente. 

Como são a população e a religião do Oriente Médio?

mulçumanos-rezando-virados-para-a-capital-meca

Juntando a população de todos os países da região, estima-se que haja 260 milhões de habitantes. Aproximadamente 92% são muçulmanas, sendo sunita e xiita as correntes com mais adeptos.

Também vivem cerca de 3% de judeus. Apesar de um número pequeno, eles possuem uma influência enorme porque se concentraram na principal cidade da região: Jerusalém. Há muitos conflitos com mulçumanos na Palestina, região onde a cidade está.

Essa região também tem cerca de 5% de cristãos de igrejas árabes como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas e perseguidas. 

  • Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Vegetação, clima e hidrografia do Oriente Médio

quatro-homens-montados-no-camelo-caminhando-no-meio-do-deserto-com-montanhas-ao-fundo

O clima predominante é o árido e semiárido, caracterizado pela baixa umidade e sensação de secura. Apenas na porção litorânea maior umidade.

Como consequência, a paisagem vegetal é marcada pelas plantas xerófilas (adaptadas à aridez), ou pela vegetação de estepes e pradarias (campos com gramíneas) nas áreas do semiárido. Só no litoral há presença de arbustos.

Há poucos rios que atravessam a região, portanto o país obtém água atualmente através da dessalinização da água do mar.

Apenas na região chamada Crescente Fértil há os 2 principais rios que abrigaram a civilização mesopotâmica: Tigre e Eufrates. 

Além deles, os rios Jordão e Nilo são fundamentais. Em volta deles que as civilizações se desenvolveram!

Como é a economia do Oriente Médio?

O principal sustento da economia do Oriente Médio é o petróleo. Nessa região, está concentrada a maior reserva petrolífera do mundo, aproximadamente 65% do petróleo mundial! 

Assim nasceu a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1960, uma  junção de extratoras locais que se agruparam para se beneficiar em relação ao comércio mundial.

Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Emirados Árabes Unidos. 

Mesmo com o clima semiárido, a modalidade de pecuária do pastoreio nômade (carneiros, cabras e camelos em áreas desérticas) é importante para sustento local. 

A agricultura é realizada de forma tradicional: uso de pouca tecnologia. Ela também é para consumo interno, mas cerca de 40% da população economicamente ativa trabalha nela. No “crescente fértil”, cultivam as famosas especiarias.

O turismo é uma atividade que vem crescendo e se tornando muito importante, principalmente em Israel e Turquia (recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano)!

Breve histórico e conflitos

Após a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano acabou e a Palestina (região central e principal) ficou sob administração Inglesa. 

Houve a intensificação dos conflitos entre árabes e judeus, e o surgimento do sionismo: movimento que apoia o retorno dos judeus e criação de um Estado Judaico na Palestina por seu passado histórico e religioso (Terra prometida). 

Após a Segunda Guerra Mundial e o fim do Holocausto, os judeus ficaram sem pátria e eram maioria na região Palestina. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a criação de dois Estados: um judeu e outro Árabe. Os árabes ficaram insatisfeitos pois as áreas dos judeus eram mais férteis e proveitosas. Muitos conflitos se derivaram deste!

Exercícios sobre o Oriente Médio com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (Fuvest-SP) A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas:

a) Fetichismo, islamismo e judaísmo.

b) Budismo, hinduísmo e maometismo.

c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.

d) Cristianismo, bramanismo e islamismo.

e) Budismo, judaísmo e islamismo.

Questão 2 – A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica toda essa situação conflituosa é:

a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.

b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.

c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.

d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.

e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.

Questão 3 – (PUC-MG) A partilha da Palestina está completando 60 anos. Tendo em vista a partilha e seus impactos, a base para a criação do Estado de Israel foi assentada:

a) na existência de um Estado judaico sob aprovação dos países árabes.

b) na legitimação pela força comprovada pela sequência de conflitos e guerras.

c) na possibilidade da existência de uma maioria judaica num território.

d) na ideologia sionista, que defendia a entrada dos judeus na Palestina sob domínio inglês.

Questão 4 – (Unicamp 2012) Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:

a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.

b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.

c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.

d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

Questão 5 (Vunesp-2002) A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola. Atualmente reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis, constitui uma planície drenada pelos rios

a) Indo e Ganges, no Paquistão e Índia.

b) Tigre e Jordão, em Israel.

c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh.

d) Tigre e Eufrates, no Iraque.

e) Hoang-Ho e Yang-Tzé-Chiang, na China.

Questão 6 – Com base nos conhecimentos gerais sobre a cultura árabe no Oriente Médio, podemos afirmar que a diferença entre mundo árabe e islamismo é:

a) Árabe é uma expressão utilizada para expressar os costumes e a cultura muçulmana.

b) O Islamismo deve ser a religião oficial de qualquer nação que queira se tornar árabe.

c) Árabe refere-se à língua e muçulmano refere-se à religião.

d) As diferenças entre mundo árabe e mundo muçulmano são praticamente nulas e tais palavras podem ser utilizadas como sinônimas.

e) Árabe é o nome da região geográfica em que habitam os povos islâmicos.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre o Oriente Médio!

Questão 7 (Vunesp-2004) Em classificação da Unesco (2003) sobre a disponibilidade mundial de água per capita, dentre as áreas mais pobres figuram o Kuwait com 10m³/habitante e Emirados Árabes Unidos com 58m³/habitante. Assinale a alternativa que contém o tipo climático e as características da precipitação responsáveis pela disponibilidade de água nesses países.

a) Árido frio e seco; precipitação escassa e concentrada.

b) Tropical quente e seco; precipitação baixa e bem distribuída.

c) Equatorial quente e seco; precipitação elevada e mal distribuída.

d) Desértico quente e seco; precipitação escassa e mal distribuída.

e) Monçônico frio e seco; precipitação escassa e concentrada.

Questão 8 – (Fatec-1995) Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Localização das maiores reservas petrolíferas do planeta.

II. Homogeneidade de línguas e religiões.

III. Existência de povos sem territórios nacionais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

IV. Predomínio de estruturas políticas arcaicas e tradicionais.

Caracterizam a atual situação do Oriente Médio a(s) assertiva(s):

a) I, apenas.

b) II e III.

c) I, III e IV

d) I, II e IV.

e) III, apenas.

Questão 9 – O Oriente médio sofre com o problema da falta de água potável, uma das soluções para resolver este problema tem sido:

a) O plantio de árvores florestas no Líbano.

b) A perfuração de poços em larga escala.

c) A construção de usinas termonucleares.

d) A transformação do oxigênio do ar atmosférico em água.

e) A dessalinização da água salgada.

Questão 10 – (Enem 2007 – com adaptações) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.

b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os 2 últimos exercícios sobre o Oriente Médio.

Questão 11 – (FAG 2018) Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. Dentre as causas desses problemas, podemos destacar:

a) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda.

b) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica.

c) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população.

d) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população.

e) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população.

Questão 12 – (PUC-RS) Guerras civis e guerras de fundamentalistas religiosos têm provocado atentados terroristas como, por exemplo, o ocorrido em Paris, em 13 de novembro último. Também como consequência trágica desses conflitos, um contingente considerável de pessoas migra entre o Oriente Médio e a Europa, caracterizando a formação de grupos de refugiados em deslocamento. Esse tipo de mobilidade humana abandona áreas conflagradas em busca de paz e qualidade de vida. Nesse contexto, podemos considerar como uma área de repulsão e como uma área de atração de grupos de refugiados, respectivamente,

a) o Iraque e a Polônia.

b) o Irã e Portugal.

c) o Líbano e a Grécia.

d) a Síria e a Alemanha.

e) o Iêmem e a Itália.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre o Oriente Médio. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre o Oriente Médio

Exercício resolvido da questão 1 – 

Alternativa correta: c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.

Oriente Médio é o berço das 3 principais religiões monoteístas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Fetichismo não é uma religião, budismo e bramanismo não pertencem à região do oriente médio.

Exercício resolvido da questão 2 – 

Alternativa correta: e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.

A diversidade de religiões, culturas, povos e a longa trajetória histórica da região leva a conflitos internos. Como é grande a diversidade, são múltiplos os conflitos. Alguns foram  mesmo causados por questões petrolíferas e territoriais, mas a pergunta se refere aos conflitos de modo geral. A causa que antecede todas as outras é a multiplicidade cultural.

Exercício resolvido da questão 3 – 

Alternativa correta: c) na possibilidade da existência de uma maioria judaica num território.

Embora exista o movimento sionista, a justificativa oficial da ONU que a levou definir um  território judeu foram os acontecimentos da guerra mundial. Ela levou à captura da maioria dos judeus do mundo, distribuindo-os nos campos de concentração. Ao final, não tinham pátria e estavam mais acumulados na referida região.

Exercício resolvido da questão 4 – 

Alternativa correta: c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.

A Guerra dos 6 Dias foi um desdobramento da questão Palestina e não teve a ver com petróleo. Já existiam conflitos na região antes mesmo do Estado de Israel e a posição tradicional dos europeus é incentivar a criação de dois Estados enquanto a Americana é apenas o de Israel.

Exercício resolvido da questão 5 – 

Alternativa correta: d) Tigre e Eufrates, no Iraque.

Rio Tigre e Eufrates são os dois principais da Crescente Fértil, área que abrigou a civilização mesopotâmica.

Exercício resolvido da questão 6 – 

Alternativa correta: c) Árabe refere-se à língua e muçulmano refere-se à religião.

Árabe é o nome que se dá a qualquer pessoa nascida na região do oriente médio e que fala a língua árabe. Mulçumano é o nome que se dá ao que creem nessa religião. Apesar de haver uma boa parte da população árabe que é muçulmana, nem todos os mulçumanos são árabes e nem todos os árabes são muçulmanos.

Exercício resolvido da questão 7 – 

Alternativa correta: d) Desértico quente e seco; precipitação escassa e mal distribuída.

O clima predominante no Oriente Médio é o semiárido e árido (desértico), caracterizados pela baixa umidade que causa secura. Como estão próximos à linha do equador e regiões próximas ao nível do mar, o clima é quente.

Exercício resolvido da questão 8 – 

Alternativa correta: c) I, III e IV

I, III e IV estão corretos como já foi abordado no resumo acima. A número II está incorreta porque uma pluralidade de culturas caracteriza uma sociedade heterogênea, não homogênea.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: e) A dessalinização da água salgada.

A dessalinização da água salgada foi abordada no texto acima como a principal forma de obtenção de água em meio a um cenário com poucos rios. Essa é uma realidade comum ao Oriente Médio.

Exercício resolvido da questão 10 – 

Alternativa correta: b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pelos árabes frente à criação do Estado de Israel. Na Guerra dos Seis Dias, a vitória de Israel foi rápida, resultando na anexação de vários territórios. A Guerra do Yom Kippur foi uma tentativa dos países árabes de reaverem os territórios perdidos. O Estado de Israel tem uma área maior do que a estabelecida pela resolução de 1947.

Exercício resolvido da questão 11 – 

Alternativa correta: e) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população.

Apesar das grandes reservas de petróleo, o Oriente Médio apresenta dificuldades para o crescimento. Entre elas estão a baixa instrução do povo em geral e as condições climáticas.

Exercício resolvido da questão 12 – 

Alternativa correta: d) a Síria e a Alemanha.

Graças aos conflitos que atingem a Síria, ela tem se tornado um país de emigração, pois as pessoas fugem das guerras. A Alemanha, ao contrário, pela projeção econômica e estabilidade política, constitui um polo de atração.

Gostou do nosso artigo dos 10 melhores exercícios sobre o Oriente Médio? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.