Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

Questões sobre Max Weber RESPONDIDAS

Questões_sobre_Max_Weber
Cronograma do que estudar

Max Weber foi um filósofo alemão contemporâneo de outros trê grandes nomes da sociologia na sua época: Karl Marx, Émile Durkheim e Auguste Comte. Assim como eles, Weber se tornou um símbolo da sociologia, e por causa disso, várias questões sobre Max Weber constam nos principais vestibulares, incluindo o Caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM.

Quem foi Max Weber?

Quem era Max Weber
Quem foi Max Weber

Entender quem foi um filósofo é importantíssimo para conseguir entender suas ideias e interpretar suas obras. Portanto, leia com atenção para fazer as questões sobre Max Weber e depois faça o Simulado Beduka para fixar.   

Max Weber nasceu na Alemanha em 1864 e se tornou um dos principais nomes da sociologia. Ele começou seus trabalhos após a unificação alemã. Os projetos se incluíam nas áreas: Política, econômica, filosófica e judicial. Encerrou suas atividades em 1871, durante o crescimento da alemanha capitalista.

Weber fundou uma nova forma de pensar a sociologia. Ele pintou a sociologia como ciência que usa a realidade como objeto de estudo e estabeleceu modelos ideias para interpretar os acontecimentos da sociedade. Essa nova abordagem ficou conhecida como Sociologia compreensiva. 

O que é Sociologia Compreensiva?

Sociologia compreensiva é a base do raciocínio desse filósofo. Compreendê-la é essencial para fazer as questões sobre Max Weber.

Weber baseou sua teoria nas indagações anteriores de Marx e Durkheim, mas também criticou alguns de seus pontos. Outra inspiração foi a interpretação de como funcionavam as antigas sociedades romanas.

Weber criticou o ideal de Marx de que os fatores econômicos eram determinantes no mundo e não acreditava nos fatores externos influenciarem no comportamento do indivíduo como acreditava Durkheim. Ele achava que o principal fator de mudança da sociedade era o próprio indivíduo. 

A partir daí começa a verdadeira definição de Sociologia Compreensiva. Ela considera as motivações das pessoas ao tomar determinadas ações sociais. Ou seja, a sociedade é o resultado das relações entre os sujeitos. Esse princípio também assume que são as próprias pessoas que atribuem sentido às ações umas das outras, e não que elas têm sentido próprio. 

Quais são as ações sociais?

Entendido o que é Sociologia Compreensiva, está na hora de estudar os seus pilares para se dar bem nas questões sobre Max Weber.

Ações sociais é o exato oposto da teoria de Durkheim, porque ele acreditava a sociedade determinava mais sobre seus indivíduos. As ações sociais não são nada mais, nada menos, que as atitudes individuais das pessoas que determinam mudanças na sociedade como um todo.

Max Weber determinou quatro tipos de ação social:

  • Ação social tradicional: Ações baseadas em tradições familiares e/ou sociais.
  • Ação social afetiva: Ações determinadas pelas emoções. 
  • Ação racional em relação a valores: Ações determinadas por valores racionais e individuais.
  • Ação racional em relação a fins: Ações tomadas para alcançar um objetivo específico.

O que é a Racionalização do mundo?

O conceito de Racionalização é outra vertente de estudos que pode cair nas questões sobre Max Weber. Vamos dar uma olhada nela.

Weber afirma que os principais responsáveis pela racionalização do mundo são o capitalismo e o desenvolvimento da ciência. Esses regimes provocam a burocratização dos espaços, ou seja, os tornam mais organizados e racionalmente eficientes

A consequência da burocratização é o “desencantamento do mundo”, isto é, quando as ações sociais tradicional e afetiva dão lugar às tradições racionais. A partir daí, o pensador divide a racionalidade em quatro categorias: 

  • Racionalidade formal: Racionalidade delimitada pelos sistemas de controle do Estado e formalizada para que se atinja um objetivo. 
  • Racionalidade substantiva: Racionalidade que considera o contexto e os valores que orientam determinado ambiente social. 
  • Racionalidade finalística: Racionalidade que analisa os meios para se atingir os fins.  
  • Racionalidade quanto a valores: Racionalidade baseada em valores individuais que têm como modelos valores e costumes gerais, não necessariamente racionais, mas que reproduzem a identidade do cenário. 

O que é Dominação?

Dominação de Max Weber
Dominação de Max Weber

E por fim, o último conceito que pode constar nas questões sobre Max Weber. O conceito de Dominação.

Weber acredita que ações sociais e racionalidades agem de forma conjunta para alterar a sociedade, mas elas precisam que algo as motive. Esse “algo” é a Dominação. 

Dominação é um estado da sociedade em que uma pessoa ou grupo influencia as ações dos demais, sendo, dessa forma, o(s) “dominador(es)”. Assim, surgiram as Três Formas legítimas de dominação:

  • Dominação legal: Dominação baseada em regras decididas racionalmente pelos dominantes e aceitas racionalmente pelos dominados. 
  • Dominação tradicional: Dominação baseada no conformismo da população de “deixar tudo como sempre foi”. Exemplos seriam sociedades que mantém reis e príncipes no poder. 
  • Dominação carismática: Dominação baseada no carisma do governante, que usa da confiança que ele detém da população para mantê-la sob controle.

Questões sobre Max Weber 

Chegou o momento de fazer as questões sobre Max Weber. Confira suas respostas olhando o gabarito e boa sorte. 

1. (Uel 2014) – Weber compreende a cidade como uma expressão tipicamente ligada à racionalidade ocidental. Com base nos conhecimentos da sociologia weberiana sobre a racionalidade ocidental, considere as afirmativas a seguir. 

I. A compreensão da cidade ocidental moderna é possível quando se considera uma sequência causal universal na história. 

II. A existência do capitalismo como sociedade específica do mundo ocidental moderno explica o surgimento das cidades. 

III. A explicação da cidade no Ocidente exige compreender a existência de diferentes formas do poder e da dominação. 

IV. Um dos traços fundamentais da cidade no Ocidente é a constituição de um corpo burocrático administrativo regular. 

Assinale a alternativa correta. 

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. 

2. (Uel 2014) – Leia o texto a seguir. Antigamente nem em sonho existia tantas pontes sobre os rios, nem asfalto nas estradas. Mas hoje em dia tudo é muito diferente com o progresso nossa gente nem sequer faz uma ideia. 

Tenho saudade de rever nas currutelas as mocinhas nas janelas acenando uma flor. Por tudo isso eu lamento e confesso que a marcha do progresso é a minha grande dor. Cada jamanta que eu vejo carregada transportando uma boiada me aperta o coração. E quando olho minha traia pendurada de tristeza dou risada pra não chorar de paixão. 

(Adaptado de: Nonô Basílio e Índio Vago. Mágoa de Boiadeiro.) 

O texto aproxima-se sociologicamente da leitura teórica de 

a) Comte, que defende a necessidade de formas tradicionais de vida em detrimento da desilusão do progresso. 

b) Durkheim, que analisa o progresso como elemento desagregador da vida social ao provocar o enfraquecimento das instituições. 

c) Marx, que condena o desenvolvimento das forças produtivas por seus efeitos alienantes sobre o homem. 

d) Spencer, que tem uma leitura romântica da sociedade e vê o passado como mais rico culturalmente. 

e) Weber, para quem a modernização e a racionalização é acompanhada pelo desencantamento do mundo. 

3. (Ufu 2013) – Ao contrário de outros pensadores sociológicos anteriores, Weber acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas. 

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 

2005. p. 33.

De acordo com esta assertiva, Weber considera que 

a) as ideias, os valores e as crenças têm o poder de ocasionar transformações. 

b) o conflito de classes é o fator mais relevante para a mudança social. 

c) as estruturas existem externamente ou independentemente dos indivíduos. 

d) os fatores econômicos são os mais importantes para as transformações sociais. 

4. (Ufu 2013) – Em artigo intitulado “Clientelismo ainda domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de 2002, o jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila: “Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando chegasse a candidata”. 

A relação descrita entre os eleitores e a candidata aproximase, na matriz teórica weberiana, de um tipo puro de relação de dominação, uma vez que 

a) inscreve-se como relação de poder em que a candidata aproveita-se de uma probabilidade de impor sua vontade, ainda que sem legitimidade. 

b) estabelece-se, retirando das relações os elementos não racionais, isto é, em evidente processo de desencantamento do mundo. 

c) sua natureza remonta uma tradição inimaginavelmente antiga e conduz ou orienta a ação habitual do eleitor para o conformismo. 

d) expõe características típicas das formas carismáticas de dominação, demonstrada pelo dom da graça extraordinário e pessoal manifesto nas práticas clientelistas. 

5. (Unioeste 2013) – A Sociologia de Max Weber é considerada uma ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos. 

Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que 

a) segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se chegar a significados objetivos de ação social. 

b) na sociologia compreensiva de Max Weber, a primeira tarefa da sociologia é reformar a sociedade ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda efetivamente um ponto de vista sociológico compreensivo imputado à escola marxista. 

c) para Max Weber, a sociologia está voltada unicamente para a compreensão dos fenômenos sociais. Na sociologia compreensiva, o homem não consegue compreender as intenções dos outros em termos de suas intenções professadas. 

d) no método compreensivo de Weber, os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação. 

e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores. 

Respostas das Questões sobre Max Weber  

Exercício resolvido da questão 1 –

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) Weber, para quem a modernização e a racionalização é acompanhada pelo desencantamento do mundo.  

Exercício resolvido da questão 3 –

a) as ideias, os valores e as crenças têm o poder de ocasionar transformações. 

Exercício resolvido da questão 4 –

c) sua natureza remonta uma tradição inimaginavelmente antiga e conduz ou orienta a ação habitual do eleitor para o conformismo. 

Exercício resolvido da questão 5 –

e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre Max Weber? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.