Biologia

Você sabe o que é Glicocálix? Descubra como ele funciona e porque é importante nas células!

O que é Glicocálix?O que é Glicocálix?

O glicocálix é um envoltório presente na membrana plasmática das células que apresenta diversas funções importantes, como o reconhecimento celular e a proteção mecânica. Neste resumo completo, você vai entender o que é o glicocálix, por quais substâncias ele é formado e qual é seu papel nas células!

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é glicocálix. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto que quiser clicando em um desses tópicos:

Você sabia que a biologia celular é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é Glicocálix?

A superfície das células apresenta determinadas substâncias que formam uma espécie de envoltório. Uma dessas substâncias é o glicocálix.

O glicocálix (ou glicocálice) é um conjunto de glicoproteínas e glicolipídios que fazem parte da face externa da membrana plasmática

De maneira geral, ele participa do reconhecimento de uma célula por outra e da adesão existente entre elas. E cada tipo celular apresenta um glicocálix diferente. 

Um exemplo muito interessante do papel do glicocálice, que é cobrado com frequência pelo Enem, diz respeito ao grupo sanguíneo das pessoas.

Os grupos do sistema ABO são determinados pelos diferentes tipos de glicídios, com diferentes ramificações, ligados às membranas das hemácias (glóbulos vermelhos).

Continue lendo nosso artigo sobre o que é glicocálix para entender qual é sua composição.

Qual é a composição do glicocálix?

Como mencionamos, o glicocálix é formado pelos glicolipídios e pelas glicoproteínas

As glicoproteínas são carboidratos (açúcares) associados com proteínas e os glicolipídios, por sua vez, são carboidratos ligados com lipídios.

E a própria célula é responsável por sintetizar e renovar seu glicocálix.

Quais são as funções do glicocálix?

Agora que você já sabe o que é glicocálix e como ele é formado, veja quais são suas funcionalidades nas células: 

  • Proteção mecânica contra agressões químicas e físicas: o glicocálix das células da mucosa intestinal, por exemplo, realizam a proteção contra os efeitos das enzimas digestivas.
  • Microambiente propício para a célula: por formarem uma espécie de “rede” que envolve as células, eles detêm substâncias que podem alterar as condições naturais de salinidade e acidez

Para exemplificar, podemos citar o glicocálice das células renais, que agem como um filtro, selecionando as substâncias que entram no meio celular.

  • Reconhecimento celular: como as células iguais possuem a mesma composição do glicocálix, isso faz com que elas se reconheçam. Além disso, esse aspecto também contribui para a adesão entre as células. 

Esperamos ter contribuído com sua preparação para o Enem com este resumo.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo até o final!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador