Geografia

Aprenda o que é o Ramadã e qual é a importância dessa tradição islâmica

o que é o ramadão que é o ramadã
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Ao longo dos seus dias, os muçulmanos são obrigados a realizar uma série de práticas para penitenciar o corpo e crescer espiritualmente. Continue lendo para entender o que é o Ramadã e os costumes presentes nele.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Acesse o Simulado Enem do Beduka e teste seus conhecimentos com questões de edições antigas do exame. É gratuito!

O que é o Ramadã?

Ramadã ou Ramadão é o nome do nono mês do calendário islâmico, que se baseia nos ciclos lunares. Ele é tido como sagrado para os fiéis muçulmanos, pois se acredita que foi durante este período que Muhammad recebeu a revelação da palavra de Allah.

A duração do Ramadã é de 29 a 30 dias, iniciando quando a Lua crescente é vista no céu no 29º dia de Shaaban, o oitavo mês. Durante o mês, será preciso que cada fiel cumpra uma série de preceitos, ligados ao desprendimento dos prazeres corporais.

Isso acontece em vista de uma melhora espiritual e também com o intuito de fazer com que todos os crentes entendam as privações dos mais necessitados.

Para entender bem o que é o Ramadã, será necessário saber suas origens e quais os preceitos estabelecidos pelo Alcorão. Continue lendo para saber mais.

O Ramadã surgiu no medievo europeu. Conheça melhor este período com nosso texto sobre o que foi a Idade Média.

Qual é a origem do Ramadã?

O Ramadã é o único mês do ano lunar islâmico que é nomeado no Alcorão, pois foi nos últimos dias dele que o profeta Muhammad recebeu a palavra de Allah. Pelo que se conta, o anjo Gabriel teria descido do céu para fazer a comunicação ao profeta da verdadeira e última revelação.

Este acontecimento é conhecido pelos muçulmanos como Noite do Destino. A tradição diz que se deu no ano de 610 d.C., quando o profeta tinha 40 anos. A revelação só termina em 632, quando Muhammad morre.

A partir do evento de 610, Muhammad iniciou a pregação da revelação. Nas noites do Ramadã, ele recapitulava as palavras para escribas, que as escreviam.

Isso tornou o Ramadã um mês sagrado para os seguidores do profeta. Assim ele é uma ocasião especial para intensificar algumas práticas religiosas e aumentar a piedade dos fiéis.

Para entender melhor o que é o Ramadã, fique por dentro do que acontece no Oriente Médio, um lugar de maioria muçulmana.

Quais são os costumes do Ramadã?

O costume mais conhecido do Ramadã é o jejum. Ele já é uma prática obrigatória do islamismo para todos que já chegaram à puberdade, sendo um dos seus cinco pilares e uma passagem para a vida adulta.

Durante o Ramadã, o jejum deve ser feito todos os dias do mês, do nascer ao pôr do sol. O fiel deve se abster de comer e beber (inclusive água), como também de ter relações sexuais. Não só não deve realizar essas ações, como deve evitar até mesmo pensar nelas.

Além disso, é um tempo propício para evitar todas as coisas más, tanto em pensamentos quanto em atos. O muçulmano, no Ramadã, precisa perdoar quem o insulta ou o agride, evitar obscenidades, ser generoso e aumentar a leitura do Alcorão.

Como todos são obrigados a fazê-lo, os ricos podem entender quais são as principais privações dos pobres e famintos. Assim, todos na religião conseguem compreender física e espiritualmente o que é o Ramadã.

Contudo, existem ocasiões ou estágio de vida que dispensam o fiel da obrigação. São elas:

  • Enfermidade;
  • Gravidez;
  • Menstruação;
  • Lactância;
  • Viagem;
  • Velhice.

Nestes casos, o jejum deve ser feito em outro momento antes do Ramadã do ano seguinte. Se for impossível de todas as maneiras, a pessoa precisa fazer alguma caridade para substituí-lo, como alimentar outra que esteja necessitada.

Refeições durante o Ramadã

Como vimos, o Ramadã obriga o jejum enquanto o sol estiver no céu. Depois ou antes disso, o fiel pode se alimentar.

Antes mesmo da alvorada existe uma pequena refeição, chamada Suhur, que substitui o café da manhã habitual. Logo após, a primeira oração do dia é feita, a Fajr. No final do dia, os muçilmanos fazem outra oração, a Maghrib, e quebram o jejum com o Iftar.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Tanto no Suhur quanto no Iftar eles comem tâmaras, pois segundo a tradição foi esse alimento que Muhammad comeu ao quebrar seu jejum.

O Iftar é entendido como um momento de comunhão e feito coletivamente. É comum reunir os familiares ou visitar os amigos.

Agora que você já sabe o que é o Ramadã, teste seus conhecimentos sobre o Oriente Médio. Lá ele é costume da maioria da população.

Como o Ramadã termina?

No último dia de Ramadã acontece o Eid al-Fitr, uma celebração que pode durar três dias e é traduzida por “celebração de quebra do jejum”. Em muitos países este festival é um feriado e é marcado por troca de presentes e banquetes.

O Edi religioso acontece no primeiro dia de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico. Sua primeira comemoração aconteceu em 624, após a Batalha de Badr, que foi fundamental para a expansão islâmica na região do atual Oriente Médio.

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka!

Esperamos que este texto sobre o que é o Ramadã tenha te ajudado a entender mais sobre esse aspecto do Islã.

Mas deixa eu te falar uma coisa: o contexto em que ele surgiu e a religião da qual ele faz parte são temas recorrentes no Enem. E você pode se preparar com a nossa ajuda.

Você já ouviu falar sobre o Simulado Enem do Beduka? Ele é adaptável. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Responda questões das edições anteriores para entender como este assunto cai no Enem e vá para a prova deste ano totalmente preparado.

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje. Ou seja, por definição, ele é o melhor treinamento para o Enem.

O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.

Obrigado por ter lido até aqui este resumo sobre o que é o Ramadã

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.