História

Resumo do Período pré-colonial: antecedentes, características e final!

Descubra como foi o Período Pré-Colonial!Descubra como foi o Período Pré-Colonial!

O Período Pré-Colonial começa com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Ele vai até a implantação das estruturas coloniais, como as capitanias hereditárias em 1530. As duas principais marcas desse momento inicial são o escambo com os indígenas e a exploração do pau-brasil.

Neste artigo sobre Período pré-colonial, você encontrará:

  1. Período pré-colonial: antecedentes, contexto
  2. Chegadas dos portugueses
  3. Principais características econômicas e sociais
  4. Fim do período e diferença da Colonização
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Período pré-colonial

O Período Pré-Colonial é aquele que se inicia com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Ele prevalece até 1530, quando a Colonização é implantada por meio da instituição de capitanias hereditárias.

Esse período foi marcado por ter atividades econômicas bem específicas de extração do pau-brasil e novas relações sociais com os indígenas. 

Porém, para entender como as coisas se desenrolaram e os seus detalhes, precisamos começar pelos antecedentes. Acompanhe:

Antecedentes da chegada dos portugueses – Contexto histórico

A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu no século XVI e só foi possível porque o contexto anterior era marcado pelo pioneirismo de Portugal. Isso significa que ela foi a primeira a se destacar em alguns aspectos da época.

Estamos falando do início da Idade Moderna, onde ocorreu a formação dos Estados Nacionais e a concentração de poder nas mãos dos governantes. Portugal logo consolidou sua monarquia, garantindo estabilidade para o Rei e a implantação de seus projetos. 

O Reino de Portugal conseguiu crescer e intensificar sua economia com o Mercantilismo. Também se destacou no desenvolvimento das grandes navegações, por causa da sua posição geográfica com litorais. Estava no sul da Europa, próximo ao norte da África e com uma abertura para o Oriente.

O poder econômico somado às culturas que se misturavam no comércio de vários locais, fez com que ferramentas fossem criadas, como bússolas, e novas ilhas fossem descobertas. Além disso, os portugueses atravessaram o Cabo da Boa Esperança, no sul da África, em direção à Índia. 

Os espanhóis já tinham chegado à América em 1492, mas não no território brasileiro. Diante das possibilidades econômicas e do espírito aventureiro, os portugueses acabaram por chegar ao Brasil.

Chegada dos portugueses ao Brasil

Chegada-dos-portuguess-ao-brasil.-navegavam-em-suas-caravelas-com-a-cruz-de-malta-nas-grandes-navegaçoes

A chegada dos portugueses ao Brasil foi por causa de uma expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Ele comandou 13 caravelas que saíram de Lisboa no dia 9 de março de 1500, e chegaram ao Brasil na região de Porto Seguro, no dia 22 de abril de 1500.

Até hoje, os historiadores debatem sobre quais seriam as reais intenções de Cabral com essa expedição. Alguns afirmam que ele realmente queria desviar-se do trajeto original (as Índias) e explorar a parte da América que os espanhóis ainda não tinham visto. Outros discordam dessa ideia e afirmam que sua rota foi desviada acidentalmente.

Por que o período que vai de 1500 a 1530 é conhecido como o período Pré-colonial?

“Pré” significa algo que vem antes, portanto, o nome nos indica que este período marca o primeiro momento desde a chegada ao Brasil até o território ser considerado uma colônia. 

Independente das motivações de Cabral, é fato que os portugueses chegaram em 1500. Essa chegada foi o marco do início do Período Pré-colonial e, somente depois desse período, é que as estruturas coloniais foram implantadas. 

Assim, o período pré-colonial chega ao fim para iniciar o período colonial. Vamos descobrir como as coisas funcionaram nesse primeiro momento:

Quais as principais características do Brasil Pré-colonial?

O Período Pré-colonial brasileiro inicialmente foi marcado por um certo desinteresse da parte da coroa. Eles estavam focados no comércio da Índia e na busca por metais preciosos (ouro e prata). 

Não sabiam se as condições do novo território eram viáveis ou não, além de não terem achado nenhuma riqueza conhecida à vista.

No período de 1503 a 1505, Portugal deu autoridade a Fernão de Noronha para explorar o Brasil e ver se algo era aproveitável. O rei Dom Manuel de Portugal batizou as terras descobertas como Santa Cruz. Só em 1503 surge o nome Brasil, e veremos o motivo adiante!

Nesses primeiro anos, os portugueses enviaram dois tipos de expedições para as terras brasileiras:

  • Expedições exploratórias: tinha o objetivo de fazer o levantamento de possíveis riquezas, mapeamento do litoral 
  • Expedições de patrulha: eram responsáveis por fazer a proteção do território, como guardas-costas

Essas expedições levaram ao desenvolvimento das principais características do Brasil Pré-colonial:

  • Pouco interesse da Coroa portuguesa
  • Exploração do Pau-brasil
  • Trabalho indígena a partir do escambo
  • Construção de Feitorias

O escambo com os indígenas

imagem-dos-portugueses-fazendo-escambo-ou-trocas-com-os-indigenas-no-litoral-brasileiro

O primeiro impacto que os portugueses tiveram foi encontrar outros seres humanos. Houveram estranhamentos da parte de ambos os povos, inclusive alguns portugueses foram vítimas de canibalismo e antropofagia. 

Contudo, também houveram recepções pacíficas. Alguns indígenas viram nos portugueses a figura de possíveis aliados, uma vez que as tribos viviam em conflito entre si 

Os povos nativos andavam nus, não falavam a mesma língua, tinham uma cultura completamente diferente e marcada por técnicas primitivas de caça e confecção de objetos.  Mesmo assim, seus saberes eram valiosos porque só eles conheciam bem aquele território

Por isso, os portugueses logo tentaram estabelecer uma comunicação por meio das trocas de objetos. Os europeus ofertavam objetos que os nativos nunca tinham visto, como espelhos, jóias e roupas. Em troca, os indígenas ofereciam produtos da região.

Essa troca é chamada historicamente de escambo e foi adotada como pagamento do trabalho indígena.

Foi aí que descobriram um tipo de madeira tipicamente brasileira que possuía muitas aplicações comerciais para os portugueses.

Qual era a atividade econômica de maior destaque praticada no período Pré-colonial?

arvore-movel-e-semente-do-pau-brasil

A primeira atividade econômica foi a extração do Pau-Brasil. Essa madeira nativa da mata atlântica tinha sementes e troncos de tonalidade avermelhada, semelhante a de uma brasa. Por causa disso, a madeira recebeu o nome de Pau-Brasil. 

O seu proveito econômico foi pela produção de tinta e qualidade para confecção de mobiliário. O território ficou tão marcado por essa novidade, aos olhos dos europeus, que ganhou o nome de Brasil. 

A exploração do Pau-Brasil já era feita pelos índios, porém, apenas para fins de subsistência (sobrevivência diária). 

Os portugueses viram nessa matéria-prima um potencial comercial e utilizaram o trabalho indígena para fazer sua extração, visto que só eles sabiam como fazê-lo. 

Os indígenas realizavam o corte e o transporte das toras da madeira até as feitorias e eram pagos com quinquilharias como baús de metal, foices, etc. Relembrando: o trabalho era pago por meio do escambo.

Também havia outras atividades econômicas secundárias:

  • Produção de alimentos nativos ou importados bem adaptados (mandioca, uva, cana)
  • Construção de feitorias que eram postos comerciais para armazenar as mercadorias a serem transportadas para a Europa
  • Proteção do litoral com construções portuárias e navais, contra as invasões de outras nações exploradoras

Fim do período Pré – colonial

mapa-das-capitanias-hereditarias

A partir de 1530, houve a diminuição do comércio português com as Índias. Ao mesmo tempo, surgiam ameaças de invasões estrangeiras e contrabando no Brasil, principalmente os franceses e holandeses.

Esses fatores fizeram com que o rei de Portugal D. João III, mobilizasse uma efetiva colonização do Brasil. Em 1530, Martim Afonso de Souza parte com mais outras 50 embarcações repletas de pessoas, ferramentas e sementes para formar o Brasil Colônia.

A partir de 1534, o território brasileiro foi dividido em quinze capitanias hereditárias. Sua administração foi entregue a pessoas da nobreza portuguesa, que deveriam desenvolver aquela terra para dar lucros.

Esse foi o marco do início da Colonização Brasileira.

Como podemos diferenciar o período Colonial do período Pré-colonial? – Início da colonização no Brasil

O período pré-colonial e o colonial são diferenciados principalmente pelas estruturas administrativas, além de alterações nas atividades econômicas, sociais e datação histórica.

Observe um resumo com as características de ambos e veja as diferenças entre eles:

  • O Período Pré-Colonial começa na chegada dos portugueses em 1500. Essa fase foi marcada pelo escambo com indígenas, extração de pau-brasil, feitorias e pouca interferência da Coroa. Havia apenas planejamentos de ocupação do território, não esforços para sua execução.
  • O Período Colonial iniciou-se com a implantação do sistema de capitanias hereditárias. Essa foi a primeira estrutura implantada da política de colonização portuguesa, para executar a ocupação do território. Portugal consolidou sua tutela e focou no Brasil.

É importante ressaltar que, além das diferenças estruturais e administrativas, o trato amigável com indígenas foi perdido com a colonização. Agora, com o total incentivo da coroa e busca ávida por riquezas, os colonizadores acabaram provocando:

  • Perda de territórios indígenas
  • Mortes de nativos por doença e escravização
  • Repressões culturais

Gostou do nosso artigo sobre Período pré-colonial? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador