História

Qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil? Aprenda a origem da economia brasileira

Qual foi o primeiro ciclo econômico do BrasilQual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A história da economia brasileira é um tema de grande interesse para os pesquisadores e está sempre presente no Enem. Para ajudar na compreensão dela, os historiadores a dividem em ciclos econômicos.

Eles são definidos didaticamente a partir de uma atividade econômica principal, como a plantação de café ou a produção de açúcar.

Continue lendo e descubra qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil e como ele era realizado. Em seguida, teste o que aprendeu com alguns exercícios e confira o gabarito comentado.

Vamos te explicar qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente para a parte que deseja:

O que são ciclos econômicos?

Ciclos econômicos referem-se a padrões que ocorrem na atividade econômica de um país ou região ao longo do tempo.

A economia do Brasil, historicamente, é relacionada com produtos de exportação. Em alguns momentos, certos produtos tiveram mais importância na venda para o exterior. Isso foi tão forte que muitos historiadores os utilizam para dividir a história do país.

É assim que surge a teoria dos ciclos econômicos. Ou seja, a explicação da história do Brasil recortando os períodos históricos com base em um determinado produto que foi determinante para a economia.

Existem seis deles. A seguir vamos te falar qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil.

Qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil?

O primeiro ciclo econômico brasileiro foi o ciclo do Pau-Brasil. Ele teve duração de 1500 a 1530. Iniciou-se com a chegada dos portugueses ao território e se encerrou com a iniciativa colonizadora, que contou com o desenvolvimento agrícola, principalmente da cana-de-açúcar.

Saiba mais sobre isso com nosso texto sobre as capitanias hereditárias.

Durante o ciclo do Pau-Brasil houve a exploração dessa árvore para a produção de tintas, que seriam usadas para tingir tecidos na Europa. O pau-brasil produz uma resina vermelha, a qual os portugueses identificaram com o potencial para produzir esse tipo de mercadoria.

O empreendimento foi viabilizado com negociações realizadas entre portugueses e indígenas. Eles trocavam objetos e armas pela madeira, que era cortada pelos nativos. Para isso, fundaram feitorias ao longo do litoral, onde realizavam o escambo.

Porém, depois de um tempo tentaram escravizar os índios. Inclusive, essa é uma das causas que levaram ao declínio do ciclo do Pau-Brasil, pois a população indígena começou a resistir à presença portuguesa. Os outros fatores são a escassez de madeira e a agricultura iniciada com a colonização.

Isso não significa que o pau-brasil deixou de ser explorado, mas sim que ele deixou de ser a principal fonte econômica brasileira.

Saiba mais sobre qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil com nossos artigos:

Quais foram os outros ciclos econômicos do Brasil?

Além do ciclo do Pau-Brasil, os historiadores identificam outros cinco ciclos econômicos na história brasileira. São eles:

  • Ciclo do açúcar: ocorreu entre os séculos XVI e XVIII. Nesse período, o Brasil se tornou um dos maiores produtores de açúcar do mundo. A produção açucareira estava concentrada principalmente na região Nordeste, onde vastas plantações foram estabelecidas, impulsionadas pelo trabalho escravo. Entrou em declínio devido à concorrência estrangeira e a diversificação econômica.
  • Ciclo do ouro: os metais preciosos sempre foram buscados pelos europeus, mas somente no final do século XVII eles foram descobertos e explorados, especialmente na região de Minas Gerais. O ouro extraído impulsionou a economia brasileira, gerando riqueza e crescimento urbano. No entanto, com o esgotamento das reservas auríferas e a diminuição da produção, o ciclo entrou em declínio.
  • Ciclo do algodão: O ciclo do algodão teve sua importância principalmente no final do século XVIII e meados do século XIX. A produção e o comércio de algodão impulsionaram a economia brasileira, especialmente nas regiões Nordeste, com foco em Pernambuco e Bahia.
  • Ciclo do café: O ciclo do café ocorreu no século XIX e início do século XX. O Brasil tornou- se o maior produtor e exportador mundial de café, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Perdeu força durante as duas guerras mundiais, pois os países envolvidos eram os principais consumidores.
  • Ciclo da borracha: O ciclo da borracha ocorreu no final do século XIX e início do século XX, principalmente na região amazônica. A borracha natural extraída das seringueiras era usada pela indústria automobilística. A decadência aconteceu devido à competição estrangeira e a pragas nas plantações.
  • Ciclo da industrialização: ocorreu após a Primeira Guerra Mundial, durante as crises do café. Durante este ciclo, o governo brasileiro incentivou a formação de indústrias para diminuir a dependência de bens estrangeiros.

Exercícios sobre qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil

Agora que você já sabe qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil, teste o que aprendeu com alguns exercícios.

Questão 1 – (ENEM) Tão bem há muito pau-brasil nestas Capitanias de que os mesmos moradores alcançam grande proveito: o qual pau se mostra claro ser produzido da quentura do Sol, e criado com a influência de seus raios, porque não se acha senão debaixo da tórrida Zona, e assim quando mais perto está da linha Equinocial, tanto é mais fino e de melhor tinta; e esta é a causa porque o não há na Capitania de São Vicente nem daí para o Sul.

GÂNDAVO, P. M. Tratado da Terra do Brasil: História da Província Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 (adaptado).

O registro efetuado pelo cronista nesse texto harmoniza -se com a seguinte iniciativa do período inicial da colonização portuguesa:

a) Introdução da lavoura monocultora para efetivar a ocupação do território americano.

b) Implantação de feitorias litorâneas para garantir a extração de recursos naturais.

c) Regulamentação do direito de posse para enfrentar os interesses espanhóis.

d) Substituição da escravidão indígena para apoiar a rede do comércio europeu.

e) Restrição da atividade missionária para sufocar a penetração protestante.

Questão 2 – (ESA) No tocante as primeiras atividades econômicas desenvolvidas pelos portugueses na colônia do Brasil, entre os anos 1501 a 1530, é correto afirmar que se destacaram como atividade (s) principal (is)

a) A exploração de ouro e pedras preciosas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) A escravização do indígena.

c) A extração das chamadas drogas do sertão e criação de gado.

d) A extração e comercialização do pau-brasil.

e) O cultivo de fumo e do café.

Gabarito dos exercícios sobre o primeiro ciclo econômico do Brasil

Exercício resolvido da questão 1:

b) Implantação de feitorias litorâneas para garantir a extração de recursos naturais.

No texto, o autor trata do pau-brasil, que era explorado através de feitorias estabelecidas por portugueses ao longo do litoral.

Exercício resolvido da questão 2:

d) A extração e comercialização do pau-brasil.

Como vimos, o ciclo do pau-brasil foi o primeiro ciclo econômico brasileiro. Com isso, queremos dizer que apesar de haver outras atividades econômicas, o destaque vai todo para ele.

Você pode continuar testando seus conhecimentos em história com o Simulado Enem do Beduka. As questões são de edições passadas do Enem e ele utiliza o método TRI para a correção, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado seria a que você tiraria na prova, caso ela fosse hoje.  Ele é personalizável e gratuito.

Acesse agora:

Simulado Enem do Beduka.

Além disso, não há um modo de se preparar para as provas do que traçar um plano para chegar até elas. Nós podemos te ajudar nisso.

Adquira nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.