William Shakespeare é um dos maiores nomes da literatura mundial. Conhecido pelas peças Romeu e Julieta, Hamlet e Macbeth, o escritor e dramaturgo costuma ser cobrado no Enem e demais vestibulares. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a figura e obras de Shakespeare!
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- Quem foi William Shakespeare?
- Principais obras de Shakespeare
- Características das obras de Shakespeare
- Entre na faculdade com o Beduka!
Pratique exercícios de Literatura com o Simulado Beduka do Enem, ele é totalmente gratuito e personalizável!
Quem foi William Shakespeare?
William Shakespeare nasceu em 23 de Abril de 1564, na pequena cidade de Stratford-upon-Avon, no interior da Inglaterra. Shakespeare casou-se aos 18 anos com sua esposa Anne Hathaway e juntos tiveram três filhos.
Após mudar-se para Londres, Shakespeare começou sua carreira como escritor, dramaturgo e ator. Na capital, ele escreveu a maior parte de suas obras e obteve sucesso com sua companhia de teatro Lord Chamberlain’s Men.
Em 1613, William Shakespeare retorna a sua cidade natal, onde permanece até seu falecimento em 1616, aos 52 anos.
Com sua extensa obra e influência, o escritor é considerado o maior dramaturgo da literatura mundial. Ele também é reconhecido como o Poeta Nacional da Inglaterra.
O inglês escreveu mais de 40 peças de teatro, nos gêneros de comédia, tragédia e peças históricas. Poemas narrativos e sonetos também fazem parte de seu trabalho.
As obras de Shakespeare já foram traduzidas para praticamente todas as línguas modernas e são encenadas ao redor mundo, além de serem adaptadas para outros formatos como o cinema, histórias em quadrinhos, etc.
Continue lendo para descobrir quais são as principais obras de Shakespeare!
Principais obras de Shakespeare
William Shakespeare destacou-se na dramaturgia, dedicando mais de 20 anos de carreira à escrita de suas peças de teatro. Os temas mais abordados em suas obras são o amor, sentimentos, questões humanas, sociais e políticas.
Sua produção dramática é dividida em quatro períodos, dentro do contexto do Renascimento Cultural, na transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Em seus primeiros trabalhos, William Shakespeare dedicou-se às comédias. Trabalhos de Amores Perdidos, A Comédia dos Erros e Os Dois Cavalheiros de Verona são dessa época.
Sua segunda fase foi marcada por adotar um tom mais único. Nesse período, Shakespeare escreveu comédias e tragédias baseadas em eventos e personagens históricos, como: Romeu e Julieta e Sonho de Uma Noite de Verão.
A partir do início do século XVII, o dramaturgo dedica-se exclusivamente para as tragédias. Nessa fase, escreve suas principais peças: Hamlet, Rei Lear e Macbeth.
E por fim, em seus últimos anos de vida, Shakespeare escreveu tragicomédias e romances.
Veja a seguir todas as obras de Shakespeare com seus gêneros e anos de publicação.
Obras de Shakespeare: Comédias
- Trabalhos de Amores Perdidos – 1590
- A Comédia dos Erros – 1591
- Os Dois Cavalheiros de Verona – 1591
- Sonho de uma Noite de Verão – 1594
- O Mercador de Veneza – 1594
- A Megera Domada – 1594
- Noite de Reis – 1599
- As Alegres Comadres de Windsor – 1599
- Muito Barulho por Nada – 1600
- Medida por Medida – 1604
- Péricles, Príncipe de Tiro – 1604
- Conto do Inverno – 1610
- Cimbelino – 1611
- A Tempestade – 1611
Obras de Shakespeare: Tragédias
- Tito Andrônico – 1592
- Romeu e Julieta – 1592
- Júlio César – 1599
- Hamlet – 1599
- Tróilo e Créssida – 1602
- Otelo, o Mouro de Veneza – 1604
- Rei Lear – 1605
- Macbeth – 1606
- Antônio e Cleópatra – 1607
- Coriolano – 1608
- A Tempestade – 1611
Obras de Shakespeare: Peças históricas
- Rei João – 1590
- Ricardo II – 1595
- Ricardo III – 1595
- Henrique IV, Parte 1 – 1597
- Henrique IV, Parte 2 – 1599
- Henrique V – 1599
- Henrique VI, Parte 1 – 1590
- Henrique VI, Parte 2 – 1591
- Henrique VI, Parte 3 – 1591
- Henrique VIII – 1599
- Eduardo III – 1596
Agora que você já conhece as principais obras de Shakespeare, entenda as principais características presentes em suas peças!
Características das obras de Shakespeare
As obras de Shakespeare foram escritas no contexto do Renascimento, período histórico marcado pelo movimento cultural, intelectual e artístico que buscava se afirmar através do resgate das artes clássicas grego-romanas.
Para os intelectuais da época, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza. Dessa forma, as qualidades mais valorizadas naquele período eram a inteligência, o conhecimento e os dons artísticos.
As principais características do Renascimento, e que consequentemente marcam as obras de Shakespeare, são o Racionalismo, o Individualismo e o Antropocentrismo.
Além disso, Shakespeare foi o principal autor do teatro elisabetano (teatro criado durante o reinado de Elizabeth I, entre os anos de 1533 a 1603). Nesse período, a Inglaterra ainda mantinha alguns valores medievais e o teatro expressava a cultura popular e a religião.
No período do teatro elisabetano, as peças deixaram de ser encenadas em igrejas e praças públicas e passaram a ocupar os teatros, o que tornou as companhias teatrais cada vez mais profissionais e rentáveis.
Outras características presentes nas obras de Shakespeare são a intertextualidade e o nacionalismo, já que muitas de suas peças foram inspiradas em histórias da tradição oral da Inglaterra.
E por fim, mas não menos importante, as obras de Shakespeare são sempre lembradas pelo lirismo filosófico, seja nas tragédias ou nas comédias. O escritor aborda os conflitos entre seus personagens através de uma ótica humanista e subjetiva.
Através deste artigo sobre as obras de Shakespeare, esperamos ter contribuído com seus estudos para o Enem e demais vestibulares!
Quer entrar em uma excelente faculdade mas não pretende ficar meses estudando para o vestibular? A seguir apresentamos uma oportunidade imperdível pra você!
Entre na faculdade com o Beduka!
O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade.
Todos os nossos conteúdos, seja aqui no Blog, no Pinterest ou em nosso canal no Telegram são pensados para te ajudar a realizar esse sonho!
Mas sem dúvidas, a melhor oportunidade é o Beduka Bolsas!
O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode adquirir uma bolsa de estudos nas melhores faculdades, com descontos que podem chegar até 65% da mensalidade!
Isso mesmo! Essa é a sua chance de fazer a faculdade dos sonhos, pagando pouco.
Siga também o perfil do Beduka no Instagram e receba os melhores posts sobre as matérias que caem no Enem.
Obrigada por ler até aqui!