Matemática

Teorema de Jacobi: saiba como aplicar em 4 passos!

Aprenda como funciona o Teorema de Jacobi!Aprenda como funciona o Teorema de Jacobi!

Teorema de Jacobi é um cálculo para reduzir os valores da fila de uma matriz e facilitar o cálculo do determinante. Ele permite substituir uma fila de uma matriz quadrada qualquer pela soma desta fila com um múltiplo de uma fila paralela, sem alterar o valor final.

Neste artigo sobre Teorema de Jacobi, você encontrará:

  1. O que é Teorema de Jacobi
  2. Conceito do teorema com explicação
  3. Como usar (em 4 passos)
  4. Exemplo resolvido

O que é Teorema de Jacobi

O Teorema de Jacobi é como uma propriedade para as matrizes. Isso significa que ele é um conjunto de poucos passos para facilitar o cálculo do determinante.

  • É importante já ter lido os dois artigos indicados acima antes de continuarmos!

Esse teorema diminui os valores dos elementos de uma matriz quadrada, deixando o cálculo mais rápido e simples.

Explicação do conceito do Teorema de Jacobi (como fazer em 4 passos)

O seu conceito é um pouco complexo:

“Seja A uma matriz quadrada, se multiplicarmos todos os elementos de uma fila (linha ou coluna) por um mesmo número, e somarmos os resultados dos elementos aos seus correspondentes de outra fila (linha ou coluna), obteremos outra matriz B. Assim podemos afirmar que o det A é igual ao det B”.

Em outras palavras:

  • Pegue uma matriz A e indique a soma dos elementos de uma fila com os correspondentes da outra fila. (arme a conta, mas não resolva).
  • Indique a multiplicação dos valores de uma linha por um mesmo número.
  • Resolva a expressão numérica e obtenha os valores de uma nova matriz B.
  • Esses valores da matriz B serão bem menores que os da A, então resolva normalmente o determinante. Não se preocupe, o resultado do detA será igual ao  detB.

Assim, o teorema permite substituir uma fila de uma matriz quadrada qualquer, pela soma desta fila com um múltiplo de uma fila paralela. Tudo isso sem alterar o valor do determinante.

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Exemplo e aplicação do Teorema de Jacobi

Vamos ver um exemplo para entender melhor esse teorema.

Exemplo-de-exercicio-resolvido-com-o-teorema-de-jacobi

O primeiro cálculo mostra as contas normais para encontrar o det da matriz A.

Na segunda conta, com a aplicação do Teorema de Jacobi, você deve ter notado que a matriz A foi transformada em B por causa das operações que fizemos, seguindo a regra do teorema.

Por fim, observamos que os elementos da segunda linha na matriz B ficaram com valores menores do que aqueles antes observados em A.

Isso facilita bastante o cálculos e você pode atestar que os resultados encontrados foram os mesmos.

Esse exemplo foi bem simples, então você pode pensar que o “trabalho não vale à pena”. Contudo, lembre-se desse teorema quando se deparar com matrizes com valores gigantescos e ele será um grande aliado! 

Gostou do nosso artigo sobre o Teorema de Jacobi? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador