Se você está procurando uma forma de testar seus conhecimentos em Física, uma boa opção é se desafiar com esses 10 exercícios sobre movimento retilíneo uniforme! Essa uma parte básica da mecânica que estuda o movimento de objetos que se deslocam em linha reta, com velocidade constante.
Por ser uma matéria que cai com frequência em vestibulares e a base das próximas matérias, dominar os conceitos e fórmulas desse assunto pode ser uma ótima estratégia para garantir um bom desempenho nas provas.
Essas questões de Movimento Retilíneo Uniforme vão testar sua habilidade em realizar cálculos, interpretar gráficos e relacionar variáveis. Além disso, vai te ajudar a identificar as principais partes da matéria que você está com dificuldade. Bora ver um resumo e mandar bala nas perguntas?
Clique em algum dos tópicos abaixo se quiser ir diretamente para o tema:
- O que é cinemática?
- O que é movimento uniforme (MU)?
- O que é movimento retilíneo uniforme (MRU)? Fórmulas e gráficos!
- Lista com 10 exercícios sobre movimento retilíneo uniforme!
- Gabarito dos exercícios de movimento retilíneo uniforme.
Você está a poucos cliques de baixar o nosso Plano de Estudos para te guiar nesse jornada rumo à aprovação no Enem!
O que é Cinemática?
A Cinemática é uma área da física que estuda o movimento dos corpos, mas não leva em conta como ele foi iniciado. Aqui, nós estudamos o movimento que já está acontecendo e buscamos entender e calcular as suas características.
Ela é uma área muito extensa, porque existem vários tipos de movimento: circular, uniforme, uniformemente variado, retardado, acelerado, etc.
Mas vamos focar naquele que é o tema principal das nossas questões de hoje:
O que é Movimento Uniforme (MU)?
O movimento uniforme (MU) é o tipo de movimento que ocorre quando um corpo se desloca em uma mesma velocidade de modo constante.
O movimento uniforme pode ser subclassificado de diferentes formas, dependendo de qual a trajetória esse corpo está fazendo com a mesma velocidade: circular, reta, curvilínea, etc.
Em outras palavras, o movimento uniforme acontece quando um corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
Você também pode treinar com exercícios específicos de Movimento Uniforme!
O que é o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)?
O Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) acontece quando um corpo se desloca em linha reta e com velocidade constante. Ou seja, a trajetória precisa ser obrigatoriamente em linha reta.
Neste tipo de movimento, a força resultante é nula (vale 0). Isso porque, do ponto de vista do corpo em movimento, a sensação é como se estivesse parado.
Imagine: quando estamos viajando em uma estrada plana e reta e o velocímetro indica sempre a mesma velocidade, nós não sentimos a força da aceleração em nós. A nossa sensação, ao fechar os olhos, é de estarmos parados.
Esse é um exemplo de MRU!
Qual é a fórmula da velocidade?
No movimento uniforme, dizemos que a velocidade de um corpo é dada pelo quanto ele percorre em determinado intervalo de tempo. Então:
V = ΔS / Δt
Em que:
- V = velocidade.
- ΔS = deslocamento (posição final – posição inicial).
- Δt = intervalo de tempo (tempo final – tempo inicial).
No movimento uniforme, a velocidade instantânea (V) do corpo terá o mesmo valor da velocidade média (Vm). Isso significa que não existe variação da velocidade em momento algum do seu deslocamento. Logo:
V = Vm = Δs / t
Em que
- V = velocidade (em m/s).
- Vm = velocidade média (em m/s).
- Δs = deslocamento (posição final – posição inicial) (em m).
- t = intervalo de tempo (em s).
Nesse altura do campeonato, é bom que você já tenha aprendido a lidar com vetores!
Como encontrar a posição de um corpo em um movimento uniforme?
É possível encontrar a posição de um corpo em movimento uniforme a partir da equação horária. Ela consegue indicar a posição do corpo (S) em função do tempo (t). A fórmula da equação horária é:
S = s0 + v.t
Em que
- s = posição do corpo em um determinado tempo (m).
- s0 = posição inicial (m).
- v = velocidade (m/s).
- t = intervalo de tempo (s).
Como são seus Gráficos?
- Se o MRU é caracterizado pela velocidade constante, então o gráfico da velocidade x tempo será representado por uma reta paralela ao eixo do tempo.
- Já a posição x tempo será dada por um gráfico do primeiro grau (reta). Se a posição cresce ao passar do tempo, dizemos que é um movimento progressivo. Se a posição diminui ao passar do tempo, é um movimento retrógrado.
É importante conhecer sobre todos os gráficos cinemáticos e aprender a diferenciá-los em cada exercício!
Os 10 exercícios sobre movimento retilíneo uniforme!
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. Agora vamos ao que interessa:
Questão 1-
Um navio cargueiro completamente carregado tem uma massa de 1,5. 105 kg. Sabendo que esse navio percorre uma distância de 4000 km em 30 dias com velocidade constante, calcule o valor da força resultante sobre o navio durante o percurso.
a) 400.000 N.
b) 150.000 N.
c) 0 N.
d) 3000 N.
e) 1.200.000 N.
Questão 2- (PUC-MG)
Um homem, caminhando na praia, deseja calcular sua velocidade. Para isso,ele conta o número de passadas que dá em um minuto, contando uma unidade a cada vez que o pé direito toca o solo, e conclui que são 50 passadas por minuto. A seguir, ele mede a distância entre duas posições sucessivas do seu pé direito e encontra o equivalente a seis pés. Sabendo que três pés correspondem a um metro, sua velocidade, suposta constante, é:
a) 3 km/h.
b) 4,5 km/h.
c) 6 km/h.
d) 9 km/h.
e) 10 km/h.
- Você já fez 20% dos exercícios de movimento retilíneo uniforme. Continue assim!
Questão 3- (Ufsm)
No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo.
Pode-se, então, afirmar que o módulo da velocidade do corpo
a) aumenta no intervalo de 0s a 10s.
b) diminui no intervalo de 20s a 40s.
c) tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo.
d) é constante e diferente de zero no intervalo de 10s a 20s.
e) é maior no intervalo de 0s a 10s.
Questão 4- (Unitau)
Uma motocicleta com velocidade constante de 20 m/s ultrapassa um trem de comprimento 100 m e velocidade 15 m/s. O deslocamento da motocicleta durante a ultrapassagem é:
a) 400 m.
b) 300 m.
c) 200 m.
d) 150 m.
e) 100 m.
Questão 5-
Um veículo move-se com velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.
a) 5,0 km.
b) 2,0 km.
c) 1,5 km.
d) 3,0 km.
e) 18 km.
- Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios exercícios sobre movimento retilíneo uniforme. Continue fazendo o restante.
Questão 6- (Mackenzie)
A figura mostra, em determinado instante, dois carros A e B em movimento retilíneo uniforme. O carro A, com velocidade escalar 20 m/s, colide com o B no cruzamento C. Desprezando as dimensões dos automóveis, a velocidade
escalar de B é:
a) 12 m/s.
d) 6 m/s.
b) 10 m/s.
e) 4 m/s.
c) 8 m/s.
Questão 7- (Fatec)
A tabela fornece, em vários instantes, a posição s de um automóvel em relação ao km zero da estrada em que se movimenta.
A função horária que nos fornece a posição do automóvel, com as unidades fornecidas, é:
a) s = 200 + 30t
b) s = 200 – 30t
c) s = 200 + 15t
d) s = 200 – 15t
e) s = 200 – 15t2
Questão 8-
Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.
a) 15 s.
b) 20 s.
c) 10 s.
d) 40 s.
e) 12 s.
- Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios de movimento retilíneo uniforme!
Questão 9- (UFSM-RS)
No instante em que um índio dispara uma flecha contra a sua presa, que se encontra a 14 m de distância, ela corre, tentando fugir.
Se a flecha e a presa se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidades de módulos 24 m/s e 10 m/s, respectivamente, o intervalo de tempo levado pela flecha para atingir a caça, em segundos, é
a) 0,5.
b) 1.
c) 1,5.
d) 2.
e) 2,5.
Questão 10-
Dois móveis, A e B, movem-se de acordo com as funções horárias SA = 5 + 3t e SB = 15 + 2t, em unidades do Sistema Internacional. O instante em que esses móveis se encontram é:
a) 10 s.
b) 20 s.
c) 5 s.
d) 15 s.
- Parabéns, você fez todos os exercícios sobre movimento retilíneo uniforme. Confira agora o Gabarito:
Só saiba que esse assunto é muito importante para o Enem, então capricha! E você pode treinar especificamente para essa prova com o nosso Simulado online e gratuito.
Gabarito dos exercícios de movimento retilíneo uniforme
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: c) 0 N.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: c) 6 km/h.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: e) é maior no intervalo de 0s a 10s.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: a) 400 m.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: c) 1,5 km.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: a) 12 m/s.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: d) s = 200 – 15t.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: b) 20 s.
Exercício resolvido da questão 9 –
Alternativa correta: b) 1.
Exercício resolvido da questão 10 –
Alternativa correta: a) 10 s.
Gostou dos nossos exercícios sobre movimento retilíneo uniforme? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre algo que você deseja mais explicações.
Nós também queremos te conectar à faculdade! Experimente fazer o Teste vocacional ou procurar uma vaga no seu curso dos sonhos com desconto no Beduka Bolsas. Por lá você pode encontrar o que está procurando e não vai se arrepender de ter se dado uma chance.
Boa sorte!
12 Comentários
Cadê a resolução dos exercícios? Saber a resposta não ajuda muito.
Temos um projeto para isso, Elisa. Vamos passar a implementá-lo. Obrigado pela sugestão.
Eu tenho muitas dificuldades em entender certos termos na física e isso dificulta muito quando estamos a tirar os dados.
Não se preocupe, Gervásio. Basta seguir estudando e praticando que você vai aprender.
Acho sim melhor ter como resolver isso.
Olá, Gervásio. Acolhemos a sugestão, vamos trabalhar nisso. Obrigado!
Muito bom!
Obrigado, Gustavo. Que bom que gostou.
obrigado ajudou muito ;-;
Por nada Geraldo!
Se tivesse a explicação da solução seria bem melhor, só a resposta não ajuda.
Estamos estudando a possibilidade de colocar isso mais à frente, Julia.