Física

Os 10 melhores exercícios sobre movimento retilíneo uniforme com Gabarito!

lista de exercicios de sobre movimento retilineo uniforme

O Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) acontece quando um corpo se desloca em linha reta e com velocidade constante. Neste tipo de movimento, a força resultante é nula e isso nos dá dois gráficos bem característicos. Leia o resumo e resolva os exercícios sobre movimento retilíneo uniforme com as fórmulas adequadas!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar exercícios de movimento retilíneo uniforme, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é Cinemática?

A Cinemática é uma área da física que estuda o movimento dos corpos, mas não leva em conta como ele foi iniciado. Aqui, nós estudamos o movimento que já está acontecendo, e buscamos entender e calcular as suas características.

Ela é uma área muito extensa, porque existem vários tipos de movimento: circular, uniforme, uniformemente variado, retardado, acelerado, etc.

Além disso, também estudamos conceitos específicos para dar nome às situações e seus elementos (corpo extenso, partículas, repouso, referencial, …).

O que é Movimento Uniforme?

O movimento uniforme (MU) é o tipo de movimento que ocorre quando um corpo se desloca em uma mesma velocidade de modo constante. 

O movimento uniforme pode ser subclassificado de diferentes formas, dependendo de qual a trajetória esse corpo está fazendo com a mesma velocidade: circular, reta, curvilínea, etc.

Em outras palavras, o movimento uniforme acontece quando o intervalo percorrido por um corpo possui distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

O que é o Movimento Retilíneo Uniforme?

O Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) acontece quando um corpo se desloca em linha reta e com velocidade constante. Ou seja, a trajetória precisa ser obrigatoriamente em linha reta.

Neste tipo de movimento, a força resultante é nula (vale 0). Isso porque, do ponto de vista do corpo em movimento, a sensação é como se estivesse parado.

Imagine: quando estamos viajando em uma estrada plana e reta e o velocímetro indica sempre a mesma velocidade, nós não sentimos a força da aceleração em nós. A nossa sensação, ao fechar os olhos, é de estarmos parados. 

Esse é um exemplo de MRU!

Qual é a fórmula da velocidade?

No movimento uniforme, dizemos que a velocidade de um corpo é dada pelo quanto ele percorre em determinado intervalo de tempo. Então:

V = ΔS / Δt

Em que:

  • V = velocidade.
  • ΔS = deslocamento (posição final – posição inicial).
  • Δt = intervalo de tempo (tempo final – tempo inicial).

No movimento uniforme, a velocidade instantânea (V) do corpo terá o mesmo valor da velocidade média (Vm). Isso significa que não existe variação da velocidade em momento algum do seu deslocamento. Logo:

V = Vm = Δs / t

Em que

  • V = velocidade (em m/s).
  • Vm = velocidade média (em m/s).
  • Δs = deslocamento (posição final – posição inicial) (em m).
  • t = intervalo de tempo (em s).

Como encontrar a posição de um corpo em um movimento uniforme?

É possível encontrar a posição de um corpo em movimento uniforme a partir da equação horária. Ela consegue indicar a posição do corpo (S) em função do tempo (t). A fórmula da equação horária é:

 S = s0 + v.t

Em que

  • s = posição do corpo em um determinado tempo (m).
  • s0 = posição inicial (m).
  • v = velocidade (m/s).
  • t = intervalo de tempo (s).

Como são seus Gráficos?

  • Se o MRU é caracterizado pela velocidade constante, então o gráfico da velocidade x tempo será representado por uma reta paralela ao eixo do tempo.
  • Já a posição x tempo será dada por um gráfico do primeiro grau (reta). Se a posição cresce ao passar do tempo, dizemos que é um movimento progressivo. Se a posição diminui ao passar do tempo, é um movimento retrógrado.

Os 10 exercícios sobre movimento retilíneo uniforme!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- 

Um navio cargueiro completamente carregado tem uma massa de 1,5. 105 kg. Sabendo que esse navio percorre uma distância de 4000 km em 30 dias com velocidade constante, calcule o valor da força resultante sobre o navio durante o percurso.

a) 400.000 N.

b) 150.000 N.

c) 0 N.

d) 3000 N.

e) 1.200.000 N.

Questão 2- (PUC-MG

Um homem, caminhando na praia, deseja calcular sua velocidade. Para isso,ele conta o número de passadas que dá em um minuto, contando uma unidade a cada vez que o pé direito toca o solo, e conclui que são 50 passadas por minuto. A seguir, ele mede a distância entre duas posições sucessivas do seu pé direito e encontra o equivalente a seis pés. Sabendo que três pés correspondem a um metro, sua velocidade, suposta constante, é:

a) 3 km/h.

b) 4,5 km/h.

c) 6 km/h.

d) 9 km/h.

e) 10 km/h.

  • Você já fez 20% dos exercícios de movimento retilíneo uniforme. Continue assim!

Questão 3- (Ufsm

ufsm no gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempoPode-se, então, afirmar que o mó

No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo.

Pode-se, então, afirmar que o módulo da velocidade do corpo

a) aumenta no intervalo de 0s a 10s.   

b) diminui no intervalo de 20s a 40s.   

c) tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo.   

d) é constante e diferente de zero no intervalo de 10s a 20s.   

e) é maior no intervalo de 0s a 10s.   

Questão 4- (Unitau)

Uma motocicleta com velocidade constante de 20 m/s ultrapassa um trem de comprimento 100 m e velocidade 15 m/s. O deslocamento da motocicleta durante a ultrapassagem é:

a) 400 m.   

b) 300 m.   

c) 200 m.   

d) 150 m.   

e) 100 m.   

Questão 5- 

Um veículo move-se com velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.

a) 5,0 km.

b) 2,0 km.

c) 1,5 km.

d) 3,0 km.

e) 18 km.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios exercícios sobre movimento retilíneo uniforme. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (Mackenzie

A figura mostra, em determinado instante, dois carros A e B em movimento retilíneo uniforme. O carro A, com velocidade escalar 20 m/s, colide com o B no cruzamento C. Desprezando as dimensões dos automóveis, a velocidade

escalar de B é:

figura mostra, em determinado instante, dois carros A e B em movimento retilíneo uniforme. O carro A, com velocidade escalar 20 ms, colide com o B no cruzamento C. Desprezando as dimensões dos automó

a) 12 m/s.

d) 6 m/s.

b) 10 m/s.

e) 4 m/s.

c) 8 m/s.

Questão 7- (Fatec)

A tabela fornece, em vários instantes, a posição s de um automóvel em relação ao km zero da estrada em que se movimenta.

fatec tabela fornece, em vários instantes, a posição s de um automóvel em relação ao km zero da estrada em que se movimentaA função horária que nos fornece

A função horária que nos fornece a posição do automóvel, com as unidades fornecidas, é:

a) s = 200 + 30t   

b) s = 200 – 30t   

c) s = 200 + 15t   

d) s = 200 – 15t   

e) s = 200 – 15t2

Questão 8-

Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.

a) 15 s.

b) 20 s.

c) 10 s.

d) 40 s.

e) 12 s.

  • Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios de movimento retilíneo uniforme!

Questão 9- (UFSM-RS

No instante em que um índio dispara uma flecha contra a sua presa, que se encontra a 14 m de distância, ela corre, tentando fugir.

Se a flecha e a presa se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidades de módulos 24 m/s e 10 m/s, respectivamente, o intervalo de tempo levado pela flecha para atingir a caça, em segundos, é

a) 0,5.

b) 1.

c) 1,5.

d) 2.

e) 2,5.

Questão 10- 

Dois móveis, A e B, movem-se de acordo com as funções horárias SA = 5 + 3t e SB = 15 + 2t, em unidades do Sistema Internacional. O instante em que esses móveis se encontram é:

a) 10 s.

b) 20 s.

c) 5 s.

d) 15 s.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre movimento retilíneo uniforme. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios de movimento retilíneo uniforme

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) 0 N.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) 6 km/h.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) é maior no intervalo de 0s a 10s. 

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) 400 m.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) 1,5 km.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) 12 m/s.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) s = 200 – 15t.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: b) 20 s.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: b) 1.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: a) 10 s.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre movimento retilíneo uniforme? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador