Enem

Como estudar redação para o ENEM?

Como estudar redação para o Enem?Como estudar redação para o Enem?

A redação do Enem costuma deixar os estudantes assustados. Se ela te deixa preocupado, leia nosso artigo e veja algumas dicas de estudo para a dissertação dessa prova tão importante.

A redação do Enem é mais importante do que você imagina. Ela conta muitos pontos na hora de calcular a sua média geral. Muitas universidades exigem uma nota mínima no texto dissertativo para o candidato ser aprovado. Vamos te ensinar como estudar redação para o ENEM e conquistar uma boa avaliação.

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

Precisamos destacar que para conseguir participar de programas do governo que concedem bolsas de estudos, como é o caso do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou vagas nas universidades federais, como é o Sistema de Seleção Unificada (SISU), você precisa obrigatoriamente obter uma nota diferente de zero.

Vale mencionar que a redação também pode servir como critério de desempate em alguns vestibulares.

Aqui no Beduka nós preparamos um especial para te ajudar a descobrir o que estudar para o ENEM e também separamos dicas de palavras que enriquecem uma redação.

Com certeza ir bem na redação é uma maneira de se diferenciar de grande parte dos seus concorrentes, principalmente quando nos lembramos das estatísticas liberadas pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o ENEM do ano passado:

Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 não pontuaram, ou seja, tiraram nota zero (de mil!). Sobre os que obtiveram nota mil, podemos contar apenas 53 candidatos.

Entre os motivos que podem zerar ou perder muitos pontos da sua redação, estão:

Como estudar redação - motivos que zeram a redação
  • Fuga ao tema
  • Texto curto, com até sete linhas
  • Cópia dos textos de apoio da prova
  • Não atendimento ao tipo de texto solicitado
  • Partes sem relação com o resto do texto

Veja nossas dicas de como estudar redação para o ENEM e fique atento(a) para não cometer nenhum dos erros apontados acima!

4 dicas de como estudar redação para o ENEM

4 dicas de como estudar redação para o Enem

Como alguns consideram chato e outros têm dificuldades, preparamos a seguir algumas dicas para te ajudar a estudar melhor a redação para o ENEM e com isso conseguir ser bem-sucedido na sua prova.

Leia o máximo que puder

Pode perguntar para qualquer pessoa que escreva bem e ela lhe dirá que ler bastante é extremamente importante! Afinal, é através da leitura que você consegue captar a essência da escrita, as expressões, os estilos, etc.

Você não precisa limitar suas leituras a livros didáticos para o vestibular. Busque uma literatura que te interesse, um suspense ou um romance, por exemplo. Vale a pena ler revistas, jornais e, até mesmo, redações antigas com pontuações altas!

Aprenda a fazer alusão histórica e citação filosófica na sua redação.

É lendo que você também se prepara para qualquer tema de redação que possa aparecer no ENEM 2019. Vamos te contar uma coisa sobre atualidades que provavelmente você não sabe.

  • ATUALIDADES NA REDAÇÃO ENEM 2019: Até julho deste ano a prova do Enem já estará completamente escrita. Estará prontinha. Logo, as atualidades que poderão ser cobradas vão até julho. Qualquer que seja o acontecimento no Brasil que passe dessa data, não aparecerá na prova, pois ela já estará feita e com um tema decidido. Essa é uma ótima dica sobre como estudar redação para o Enem, certo?

Pratique bem sua escrita para a redação dissertativa

Praticar é básico. Comece escrevendo um texto curto ao menos 3 vezes por semana. Escolha um tema que te agrade e mande ver.

Depois disso, vá aumentando a quantidade de linhas. Mesmo que falte inspiração, não deixe de atingir sua meta.

Aos poucos, passe a escrever 4 vezes por semana, depois 5 vezes, e aí por diante. É bom também escolher temas mais complexos. Para isso você pode recorrer à internet e encontrar os textos temas das redações de edições passadas do ENEM.

Outra coisa importante é o tempo da escrita. No início de sua prática, não se cobre tanto assim. Contudo, ao passar das semanas, tente cronometrar o tempo.

É importante que você não leve mais de uma hora para escrever o texto ou poderá se prejudicar em outras matérias no dia da prova.

IMPORTANTE: Jamais use “eu” ou “nós” na redação, pois ela deve ser imparcial. Ao invés de escrever “eu penso”, “penso”, “pensamos”, etc, use: “Pensa-se que…”, Acredita-se que…”

Fique de olho nos possíveis temas e mantenha-se atualizado(a)

Não deixe de ler notícias e ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no país e no mundo. Os temas da redação do ENEM sempre têm a ver com assuntos importantes para a sociedade e, para que você consiga argumentar direito, é essencial que os conheça.

Entre os possíveis temas cotados para a redação do ENEM 2019, estão:

  • Saúde mental (em especial transtornos depressivos e a questão do suicídio)
  • Desafios da mobilidade urbana no país
  • Sedentarismo e esportes e globalização nos meios de comunicação

Tema da redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento

Faça exercícios de gramática

Além de estudar especificamente o texto dissertativo-argumentativo, coesão, ortografia, entre outros aspectos da língua portuguesa, é muito importante que você treine a sua gramática com exercícios de fixação.

É verdade que o processo da argumentação e o domínio do tema são alguns dos principais fatores de avaliação, mas a gramática também pode te fazer perder pontos na prova de redação do ENEM.

A maneira mais eficiente de aprender as regras é resolver questões e sempre que possível treinar com a realização de simulados.

Temos uma lista de artigos que envolvem gramática para te ajudar:

O processo de como estudar redação para o ENEM requer muito esforço, mas o resultado final valerá a pena. Seu desempenho no exame pode garantir seu lugar nas melhores universidades do país.

3 dias extras sobre como estudar redação

dicas de redação-ambiguidade
dicas de redação cacofonia
dicas deredação concordância

Veja aqui algumas questões de vestibular sobre Platão e a Semana de Arte Moderna. Estes são temas sempre frequentes no Exame Nacional do Ensino Médio.

Você já decidiu qual é a carreira que irá seguir? Se tiver dúvidas, aprenda como descobrir a sua vocação e saiba como escolher a profissão certa.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você encontra a relação de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação com detalhes como valores de mensalidades e localização. Com um cadastro simples você também consegue bolsa de estudo em faculdades parceiras do site.

Acredite no seu potencial e não desista quando as coisas apertarem. Descanse um pouco, beba uma água, respire fundo e mão na massa!

Agora que você já sabe como estudar redação para o ENEM, aproveite para ver também:

Faça o download do melhor Plano de Estudos Gratuito que você vai encontrar na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador