Enem

Entenda como é a prova do ENEM

Entenda como é a prova do ENEMEntenda como é a prova do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje uma das maiores provas do mundo. Por ano, mais de 5 milhões de pessoas participam do exame. Com conteúdo bem amplo, muita gente não entende como ele funciona. Fique atento, vamos explicar como é a prova do ENEM e também indicaremos vários links para guiar os seus estudos e conseguir uma boa pontuação.

Se você é estudante e está em busca de uma carreira profissional alavancada por uma formação universitária, já deve saber que o ENEM é um dos principais caminhos a serem percorridos para alcançar o seu objetivo.

A prova obtida no ENEM pode servir copo passaporte para o seu ingresso em uma excelente universidade federal ou ainda garantir aquela bolsa de estudos se você estiver no perfil atendido pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Embora a prova do ENEM só aconteça em novembro de cada ano, desde janeiro diversos estudantes já montam o seu plano de estudos para rever o conteúdo exigido no exame. Veja aqui um resumo com os conteúdos mais frequentes nas questões do ENEM.

Temos ainda aqui um texto que já ajudou milhares de pessoas a estudar com base nas obras literárias para o ENEM.

Para você se dar bem na prova do ENEM é preciso conhecer as características do exame que dá acesso às principais universidades do país.

Mas então, como é a prova do ENEM?

O ENEM é composto de uma redação e de quatro provas objetivas, uma para cada área do conhecimento, sendo elas:

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua Portuguesa, língua estrangeira, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (física, química e biologia)
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia)

A prova do ENEM é aplicada em duas etapas, totalizando 180 questões objetivas.

Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha, divididas pelas áreas de conhecimento que apresentamos acima. Elas são desenvolvidas por especialistas, com o objetivo de testar a proficiência do candidato em diferentes níveis de conhecimento de matérias do ensino médio.

Cada questão tem uma pergunta com cinco alternativas, sendo apenas uma verdadeira.

Como é a redação do ENEM?

Além das quatro provas objetivas, é preciso também produzir uma redação do tipo dissertativa-argumentativa. O texto deve conter no mínimo 7 e no máximo 30 linhas. Nessa redação o candidato deve escrever sobre o tema apresentado que, geralmente, remete à assuntos da atualidade.

Porém, não é só escrever! O candidato deve desenvolver sua ideia e argumentações sobre a matéria, defendendo aquilo que pensa e apontar soluções viáveis para a problemática do assunto abordado.

Não deixe de conhecer nossas técnicas de como escrever a redação perfeita do ENEM.

Temos também aqui uma relação de todos os temas que já caíram na redação do ENEM, palavras para usar no seu texto e dicas de como fazer uma alusão histórica.

O que as provas do ENEM exigem do candidato?

Já explicamos acima como é a prova do ENEM e as exigências para uma boa redação, mas o que o Ministério da Educação (MEC) espera com a aplicação deste exame? Além do conhecimento em todas as matérias aprendidas no ensino médio, algumas aptidões são avaliadas para entender a qualidade da educação brasileira:

  • Interpretação de texto
  • Raciocínio rápido
  • Conhecimento de assuntos atuais
  • Leitura
  • Boas técnicas de redação

Quando acontece o ENEM e como é a divisão das provas?

A prova acontece uma vez por ano, geralmente no mês de novembro, com dois dias de duração. Atualmente ela é dividida da seguinte maneira:

1º dia de prova do ENEM – Os estudantes devem resolver 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Também serão aplicadas 45 questões sobre Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e produzir uma redação dissertativa-argumentativa, com o tema apresentado.

O primeiro dia de prova do ENEM o candidato terá que resolver um total de 90 questões e elaborar uma redação e terá 5h30 para finalizar o material.

2º dia de prova do ENEM – Os estudantes terão que resolver 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza com um total de 5 horas de duração.

Por que devo fazer a prova do ENEM?

Originalmente, o exame foi criado para avaliar estudantes que concluíam o ensino médio no país. Contudo, com o passar do ano, ele ganhou outras responsabilidades. A nota obtida na prova do ENEM é exigência para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo que seleciona estudantes para universidades públicas. Entenda mais aqui!

O governo federal criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsa de estudos para estudantes carentes. Novamente, a nota da prova do ENEM é requisito para participação.

O resultado obtido na prova do ENEM é também utilizado como critério de entrada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Explicamos aqui como é a prova do ENEM e a importância dela para aqueles que desejam seguir no ensino superior. Temos alguns materiais para você revisar na sua fase de estudos. Por exemplo:

Alcance boas notas com ajuda do Beduka

Ao longo dos últimos meses, já apresentamos aqui o que é triângulo isósceles, uma lista com os principais rios brasileiros e explicamos o que é o Mito das Cavernas. Aproveite e também estude para o ENEM com o nosso simulador gratuito com questões de português que caíram no exame. Ideal para você avaliar os seus conhecimentos.

O Beduka é um buscador de cursos e universidades criado em 2017 e que apresenta uma lista completa de instituições reconhecidas pelo MEC. Descubra aqui qual a melhor faculdade para o seu curso.

Depois de saber como é a prova do ENEM, agora é hora de revisar o que é uma preposição, os pronomes possessivos e também entender quais são os tipos textuais.

Você acabou de descobrir como é a prova do ENEM, aprenda também o que é um átomo neutro, a principal função do núcleo da célula e avalie os seus conhecimentos respondendo questões sobre Roma antiga.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!