Biologia

Exercícios sobre Animais Invertebrados com Gabarito

Animais-Invertebrados-capaLista de Exercícios sobre Animais Invertebrados
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Animais Invertebrados não possuem coluna vertebral ou crânio, têm células eucarióticas, se nutrem de outros seres vivos e são pluricelulares. Quer entender melhor tudo isso? Leia nosso resumo e faça os exercícios sobre Animais Invertebrados dos maiores vestibulares do Brasil.

Quando você terminar as questões sobre Animais Invertebrados, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

O planeta Terra é habitado por milhões de diferentes criaturas. Algumas são mais corriqueiras, como aquele cachorro do vizinho ou o gato da rua que sempre nos acorda fazendo uma serenata de miados. Porém, outras são mais complexas e até bizarras, muitas dessas “bizarras criaturas” estão dentro do grupo dos animais invertebrados. 

Por isso, embarcaremos agora em uma aventura no mundo animal.

Vamos com calma, pois muitos nomes novos surgirão, mas este resumo, somado aos exercícios sobre Animais Invertebrados, fará você saber tudo o que você precisa para mandar bem no ENEM. 

O que são Animais Invertebrados?

Os Animais Invertebrados compõem o maior grupo de animais na natureza, daí vem a importância de saber suas características. São características comuns aos animais invertebrados:

  • Não possuem coluna vertebral e crânio;
  • Possuem somente células eucarióticas;
  • Fazem a chamada nutrição heterotrófica, ou seja, alimentam-se de outros seres vivos e são incapazes de produzirem seus próprios alimentos;
  • Todos eles são formados por mais de uma célula, recebendo a classificação de pluricelulares.

Os oito filos de Animais Invertebrados mais cobrados pelo ENEM

O que são os poríferos?

Os poríferos são animais que se destacam por possuírem um corpo rico em poros. Eles são animais sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção. Alimentam-se por filtração (retiram partículas de alimentos da água quando elas passam em meio ao seu corpo).

O que são poríferos?

O que são os cnidários?

Os cnidários são animais que vivem no ambiente aquático. O corpo dessas criaturas apresenta simetria radial,  possui apenas uma abertura na cavidade gastrovascular que funciona para a saída e entrada de resíduos.

Cnidários

Possuem dois tipos de variação corporal: pólipos e medusas. Pólipo é a forma onde os cnidários são fixos à superfície e medusa é a forma de vida livre desses animais.

O que são os Platelmintos?

Os platelmintos possuem corpo achatado, muitos são hermafroditas e possuem um sistema digestório incompleto. Exemplo: tênias e esquitossomos

Platelmintos

O que são os Nematelmintos?

Os nematelmintos possuem corpo liso e cilíndrico, com ambas as extremidades em formato de funil, sexos separados e um completo sistema digestório. Exemplo: lombriga e oxiúros.

Nematelmintos

O que são os Moluscos?

Moluscos

Os moluscos são animais que possuem um corpo mole e compõem o segundo maior grupo de animais em número de espécies descritas. Existem moluscos que possuem uma concha revestindo e protegendo o seu corpo. 

Qual animal é o lula molusco?

O que são os Anelídeos?

Esses animais possuem o corpo todo dividido em anéis, daí que origina seu nome de anelídeo. Eles vivem nos mais diversos lugares do planeta, sendo encontrados em água doce, salgada e em solos úmidos. Um bom exemplo de anelídeos são as minhocas.

Minhocas são anelídeos?

O que são os Artrópodes?

Chegamos ao grupo com a maior diversidade de espécies. Eles possuem um exoesqueleto, ou seja, um esqueleto externo ao corpo. Além do mais, possuem patas articuladas.

Artrópodes

O que são os Equinodermos?

O que são estrelas do mar?

Esses animais vivem no maior local do Planeta Terra: os oceanos. Apresentam um endoesqueleto, ou seja, um esqueleto interno ao corpo formado por placas calcárias rígidas. Eles possuem um sistema chamado de pés ambulacrais, que são uma rede de canais hidráulicos que se ramificam.

  • Já estamos chegando ao momento em que você terá a oportunidade de fazer exercícios sobre Animais Invertebrados dos melhores vestibulares do Brasil. Antes, confira a tabela que preparamos para você.

Lista de Animais Invertebrados

Quais são os grupos dos animais invertebrados?

Nada mais inspirador e empolgante do que se aventurar em estudar os seres vivos!!!

Exercícios sobre Animais Invertebrados com Gabarito 

Que tal testar seu conhecimento com exercícios sobre Animais Invertebrados? Assim você pode se certificar que entendeu esse conteúdo tão valioso para o ENEM 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Aliás, Parabéns por ter lido até aqui. Você teve uma sábia decisão e está pronto para fazer as questões dos melhores vestibulares do país que separamos para você!

Questão 1 – (UFC) O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, os equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo:

a) do desenvolvimento embrionário

b) da simetria dos organismos

c) do documentário fóssil

d) da fisiologia

e) do genoma

Questão 2 – (PUC-Camp) Na história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cefalização é o dos:

a) poríferos

b) cnidários

c) artrópodes

d) platelmintos

e) equinodermos

Questão 3 – (FGV) A tabela apresenta algumas características de algumas classes do filo Arthropoda:

Na tabela, Arachnida, Crustacea e Insecta estão respectivamente representados pelos números:

a) 1, 2 e 3

b) 1, 3 e 2

c) 2, 3 e 1

d) 3, 1 e 2

e) 3, 2 e 1

Questão 4 – (FUVEST) Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:

a) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase.

b) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.

c) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) dengue, febre amarela, filariose e malária.

e) dengue, febre amarela, filariose e teníase.

Questão 5 – (UEMS) Grupo exclusivamente marinho cujo corpo, na fase adulta, apresenta simetria pentarradial, podendo apresentar espinhos na superfície do corpo, endoesqueleto composto por ossículos calcários, animais verdadeiramente celomados, que possuem sistema hidrovascular:

a) Poríferos

b) Tubelários

c) Cnidários

d) Moluscos

e) Equinodermos

Questão 6 – (UFG) Observe a tira abaixo:

O invertebrado, observado por Mafalda, pertence ao filo que, evolutivamente, é o mais próximo dos cordados, por apresentarem:

a) Hábitat marinho

b) Mesoderme

c) Deuterostomia

d) Fecundação externa

e) Simetria radial

Questão 7 – (UEPB) A placenta é uma estrutura materno-fetal, característica dos mamíferos, que permite a passagem de nutrientes, gases respiratórios e excretas entre os dois organismos, durante o período gestacional.

Com base na ausência/presença rudimentar/desenvolvimento pleno da placenta, os mamíferos classificam-se em prototheria, metatheria e eutheria. Entre as ordens de mamíferos citados, assinale aquela onde os indivíduos não apresentam desenvolvimento placentário.

a) Chirópteros

b) Cetáceos

c) Marsupiais

d) Monotremados

e) Artiodáctilos

Respostas dos exercícios sobre de Animais Invertebrados

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) do desenvolvimento embrionário

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) platelmintos

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) 3, 1 e 2

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) dengue, febre amarela, filariose e malária.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: e) Equinodermos

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) Deuterostomia

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) Monotremados

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Animais Invertebrados? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários