GeografiaHistória

Quais foram as fases do Capitalismo? Entenda a origem, as fases e etapas deste sistema econômico

fases do capitalismoFases do Capitalismo

O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e no acúmulo de capital. Esse sistema se desenvolveu em diversas etapas. Neste artigo vamos te mostrar quais foram as fases do Capitalismo e suas características.

Caso você queira ir para alguma parte deste artigo sobre as fases do Capitalismo, clique em um dos tópicos baixo:

Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que é o Capitalismo?

O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital – qualquer bem econômico que possa ser utilizado na produção de outros bens ou serviço. 

O Capitalismo surgiu no século XV – durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna – a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia.

Quais são as características do Capitalismo?

As principais características do Capitalismo são:

Propriedade Privada

No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem, de maneira geral, a uma pessoa ou a um grupo. As propriedades são bens particulares ou áreas de utilização individual.

Obtenção de Lucro

Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado.

Trabalho assalariado

O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores têm o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.

Economia de Mercado

Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.

Quais são as fases do Capitalismo?

O Capitalismo pode ser dividido em três fases:

  1. Capitalismo Comercial 
  2. Capitalismo Industrial
  3. Capitalismo Financeiro

Entenda cada uma dessas fases a seguir!

1. Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial é a primeira fase do capitalismo e também é chamado de fase pré-capitalismo. Foi a fase constitutiva do sistema capitalista e se iniciou no século XV, tendo como base as trocas comerciais

Essas trocas comerciais envolviam tanto as sociedades de um mesmo local, quanto de países diferentes. Devido à expansão marítima europeia e a formação de colônias – como o Brasil, por exemplo – estabeleceu-se um cenário econômico internacional. 

Esse cenário era chamado de Divisão Internacional de Trabalho e consistia nas colônias exportando matérias-primas e as metrópoles produzindo mercadorias. 

O sistema econômico desse período era o Mercantilismo, caracterizado pelo acúmulo de territórios, matérias-primas e metais preciosos por parte das nações. Além disso, nas trocas comerciais, cada país procurava exportar mais do que importar a fim de obter uma balança comercial favorável.

Nesse período, a manufatura era o modo de produção predominante. Esse modo de produção consistia na divisão da produção em tarefas destinadas a vários trabalhadores, tendo o objetivo de produzir uma determinada mercadoria com maior eficiência e quantidade.

É durante o Capitalismo Comercial que surge a moeda. Outras características dessa fase do Capitalismo são:

  • Monopólio comercial
  • Metalismo – acúmulo de metais preciosos;
  • Protecionismo – surgimento de barreiras alfandegárias.

2. Capitalismo Industrial 

Com a Revolução Industrial, no século XVIII, houve a troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. Com o surgimento da máquina à vapor e com a expansão das indústrias, o Capitalismo se reinventou e atingiu uma nova fase, chamada de Capitalismo Industrial. 

Os sistemas de produção foram alterados e marcados pela substituição de produtos manufaturados por produtos industrializados. Os produtos industrializados foram tomando conta do cenário mundial, por meio do desenvolvimento do sistema fabril de produção e da urbanização. 

Durante o Capitalismo Industrial a doutrina do liberalismo econômico foi estabelecida. O liberalismo econômico defendia que todo o Estado não deveria comandar a economia, que seria regulada pelas leis do mercado em um possível equilíbrio dos preços e dos custos dos produtos. 

Também nesse período, a burguesia ascendeu ao poder e substituiu a aristocracia e a nobreza, praticamente eliminando-a. Outras características do Capitalismo Industrial são:

  • Expansão e desenvolvimento dos transportes;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição nos preços das mercadorias;
  • Ampliação da classe operária;
  • Ampliação das relações internacionais;
  • Surgimento do Imperialismo e da Globalização;
  • Aceleração do sistema fabril;
  • Saturação dos mercados;
  • Acumulação de capital gerada pelos excedentes na indústria.

É importante lembrar que a aceleração dos processos industriais trouxe diversos problemas à população. Entre esses problemas podemos citar as condições precárias de trabalho, os baixos salários e o aumento do desemprego. Todos esses fatores geraram, mais tarde, a Primeira Guerra Mundial. 

3. Capitalismo Financeiro 

No período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, surge a última das fases do Capitalismo. Ela é chamada de Capitalismo Financeiro e surgiu logo após o final da Segunda Guerra Mundial, devido à expansão da Globalização.

A economia, principalmente dos países mais desenvolvidos, passou pelo processo de financeirização. Esse processo ocorre quando a economia, antes centrada no poder industrial, passa a focar no poder financeiro das empresas.

A financeirização aconteceu por conta de uma fusão entre o capital bancário e o capital industrial, que ocorreu devido ao processo de divisão das empresas em ações. As empresas passaram a ser comercializadas como se fossem mercadorias nas bolsas de valores. 

Tudo isso acabou intensificando os avanços da terceira Revolução Industrial. Outras características do Capitalismo Financeiro são:

  • Monopólio e oligopólio comercial;
  • Expansão das novas tecnologias e das fontes de energia;
  • Acelerada urbanização e aumento do mercado consumidor;
  • Aumento da concorrência internacional.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigado por ler nosso resumo sobre as fases do Capitalismo.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.