Literatura

As 5 obras do Realismo brasileiro que mais caem no Enem

Principais obras do RealismoPrincipais obras do Realismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Realismo foi um movimento literário do século XIX, do qual fez parte nosso maior escritor. Ele foi bem diferente do Romantismo, que o antecedeu. Se antes o amor e a vida eram idealizados, nas principais obras do Realismo a preocupação era encarar os fatos e dizer a verdade, sem censuras e sem pudor.

Os escritores deixaram de lado seus anseios e sofrimentos internos para olhar aquilo que acontecia ao redor. Foi assim que surgiram temáticas como desigualdade, política, além da crítica à moralidade convencional.

Esses fatores tornaram as ideias realistas as queridinhas do Enem, já que o exame costuma valorizar bastante temas ligados a preocupações sociais. E como ele cobra isso? Por meio dos livros ligados ao período. Por isso, vamos te explicar todos os detalhes sobre as 5 principais obras do Realismo.

O que foi o Realismo?

O Realismo foi um movimento literário que surgiu no século XIX e ousou encarar a vida como de fato ela é, sem enfeites ou idealizações. Por esse motivo, é considerado um opositor à escola literária que o antecedeu, o Romantismo.

Mas a verdade é que as ideias realistas não surgiram do dia para noite e nem tiveram como intenção ir contra aos românticos, foi apenas um processo natural de mudança. Tanto que o nome mais famoso do período, Machado de Assis, tem obras pertencentes aos dois períodos.

E, falando nele!!! Memória Póstumas de Brás Cubas, uma das principais obras do Realismo, de autoria do autor, é o livro considerado o pontapé inicial do movimento por aqui. 

Porém, foi na França que ele surgiu, com o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857. Assim, surgiu uma literatura na qual os autores se distanciam de si para observar e retratar a sociedade e personagens mais complexos, com defeitos e qualidades reais.

O período também foi marcado por novas formas de narrativas, como narradores não confiáveis e já mortos. Vamos te explicar detalhadamente sobre isso no decorrer deste artigo. Mas você também pode contar com outros artigos exclusivos a respeito do assunto:

Quais as principais obras do Realismo?

Não tem como conhecer um período literário sem mergulhar nele, e o único modo de fazer isso é conhecendo as suas obras principais. Por isso, selecionamos as obras realistas brasileiras mais importantes e mencionadas nos vestibulares. Confira:

1 – Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”.

O livro começa com essa impactante dedicatória e um novo jeito de narrar uma história: a partir do túmulo. Não é à toa que Machado é aclamado até hoje, quantos autores foram tão brilhantes a ponto de trazer um aspecto tão inovador à narrativa? Poucos, pouquíssimos!

Brás Cubas, o narrador-personagem que também dá nome ao livro, morre vítima de pneumonia. Mas isso não o impede de relatar todas as etapas de sua vida: da infância à fase adulta. 

Um dos aspectos mais relevantes que Memórias Póstumas traz é o tom irônico com que o personagem fala a respeito dos acontecimentos e de outros integrantes do enredo. E é justamente isso que dá um tom realista à obra: a verdade escancarada e sem pudor. 

O fato de estar morto é um fator decisivo para que Brás não tenha que se censurar ao relatar os fatos, muito menos idealizá-los ou romantizá-los. Ou seja, Machado de Assis utilizou recursos prováveis e improváveis para criar a obra mais famosa do Realismo.

O enredo se passa em meio à elite brasileira e faz muitas críticas a ela. Por fim, vale ressaltar que o Realismo traz o peso de uma vida sem enfeites e, na voz de Brás Cubas, o escritor constata que:

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.”

Para saber todos os detalhes sobre a maior obra do Realismo, acesse:

2 – Dom Casmurro, de Machado de Assis

Quem nunca se perguntou se Capitu traiu ou não Bentinho que atire a primeira pedra! Apesar de essa ter virado a questão mais famosa sobre o livro, com certeza não é a mais importante.

O enredo está entre as principais obras do Realismo justamente por trazer à superfície a complexidade humana e um narrador não confiável. A narração é feita em primeira pessoa, por Bentinho, narrador-personagem.

Logo, já chegamos à primeira problemática: ele tem acesso apenas ao que vê e , consequentemente, ao que interpreta. Somado a isso, é um homem tomado pelo ciúme. 

Resumindo: Machado criou uma obra que nos traz a consciência de como a realidade precisa de um nível muito mais elevado de observação para ser entendida.

É nesse momento que surgem importantes características do Realismo: análise psicológica e personagens cheios de defeitos. 

Para entender melhor sobre elas e sobre as outras características do Realismo, acesse:

Spoiler à frente!

A vida é dura e a realidade não é uma fábrica de realizações de expectativas. Logo, como muitos casais, Bentinho e Capitu foram engolidos pelas discussões e acabaram se separando.

O mais triste: a desconfiança não deixa que Dom Casmurro aproveite a companhia do seu tão sonhado filho, Ezequiel.

Quer mais detalhes? Acesse:

3 – Quincas Borbas, de Machado de Assis

O quão fácil é enlouquecer? Talvez ,bastante, se você mergulhar em expectativas e achar que a vida sempre vai correspondê-las. As principais obras realistas levavam isso em consideração, ou seja, o modo como os personagens iam se relacionando com a realidade.

Mas não confunda com a maneira que os românticos encaravam a vida. No caso deles, o sofrimento ocasionado pelas idealizações era visto como belo, sublime e até mesmo como um meio de redenção.

Já, para o Realismo, é mais um “ei, acorda, há sofrimento no mundo e não há nada que você possa fazer para mudar isso”. É o que acontece em Quincas Borba.

Nele, o protagonista Rubião recebe a herança de um amigo com uma condição: a de que cuidasse de seu cachorro Quincas Borba. Você deve estar pensando “Nossa, meu sonho!”, mas se tornaria um pesadelo se quem estiver escrevendo sua história fosse um autor realista.

Assim, não tardou para que esse presente se tornasse um infortúnio e Rubião começasse a ser enganado pelos amigos Sofia e Cristiano Palha. Além disso, os personagens do Realismo são pessoas comuns, cheias de defeitos, incluindo o protagonista. 

Logo, ele acabou deixando o poder subir à cabeça. E foi justamente essa ideia de grandeza que o levou, pouco a pouco, à loucura. 

Uma das sacadas brilhantes que Machado de Assis teve em relação a obra foi a de usar um narrador onisciente, que tem acesso a tudo o que acontece. Isso permitiu que, em tom irônico, ele brincasse com o leitor, deixando-o confuso de vez em quando. 

Spoiler!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Totalmente entregue à vaidade, Rubião acaba seus dias acreditando ser o “o imperador francês Luís Napoleão.” 

Mas não termina por aí! Quer saber mais desta que foi uma das principais obras do Realismo? Acesse: 

4 – O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

O Cortiço é considerado um livro naturalista, mas eu vou te contar porque ele merece estar aqui. Primeiro, é importante você saber que o Naturalismo foi um movimento paralelo ao Realismo. Inclusive, muitos estudiosos o consideram uma ramificação da escola literária realista.

Mas qual a principal diferença? O fato de que os naturalistas descreviam a realidade de forma quase animalesca. Ou seja, o caos e os defeitos chegam até o leitor de uma maneira muito crua, o levando para dentro das cenas e despertando nele um sentimento de “eu não deveria estar vendo isso”.

Os naturalistas também se interessavam pela ideia determinista. Isto é, de que o homem é fruto do meio. E é exatamente isso que acontece em O Cortiço.

O lugar vai moldando os acontecimentos e determinando os modos de interação. E sabe como Aluísio de Azevedo fez isso? Deixando o cortiço como personagem principal de sua obra: o protagonista.

E  é através dele que há a interação de dois universos diferentes: dos um pouco mais favorecidos e dos nada favorecidos.  Além da desigualdade social, outras temáticas relevantes da obra são a promiscuidade e a ambição. 

Todos esses fatores fazem com que o livro precise ser citado entre as principais obras do Realismo. Afinal, não tem como dizer que estudou o assunto sem conhecer um pouco a respeito desse enredo naturalista. 

Caso você queira ter acesso ao resumo completo com todos os personagens e acontecimentos, basta acessar:

5 –  O Ateneu, de Raul Pompéia

O Ateneu é uma das principais e mais famosas obras do Realismo. Ele foi publicado em 1888 em folhetins (capítulos de romance expostos em jornais). A história gira em torno de Sérgio e sua jornada em um colégio chamado O Ateneu.

Ao visitar a escola pela primeira vez, o pai do garoto lhe disse o seguinte: “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.”  Isso te lembra algo?

Se não, eu vou te contar… Esse trecho é praticamente um chamado ao movimento realista e ao desejo de encarar a verdade e conviver com ela. Para entender melhor, pense no que o seu pais falavam para você nos seus primeiros anos colegiais.

Provavelmente, eram frases do tipo “vai ser maravilhoso” ou “você fará muitos amigos”. Uma ideia que se aplicaria perfeitamente na idealização do Romantismo. Mas, todos nós sabemos, que o colegial pode ser bem assustador.

Spoiler! 

E, assim, Sérgio enfrenta os sabores e dissabores. Começa a tirar notas baixas, faz amizades duvidosas, afasta-se delas, encontra um verdadeiro amigo e termina presenciando o Ateneu em chamas. Literalmente, pegando fogo. 

Acesse todos os detalhes em:

Quais as 5  principais características do Realismo?

Os autores realistas se basearam em ideias sobre o mundo e sobre a vida na hora de construir seus textos. Esse modo de enxergar os acontecimentos que deram origem às principais características do Realismo.

A seguir, entenda melhor quais são elas e o que significam nas principais obras do Realismo.

1 – Representação objetiva da realidade: o movimento realista deixou de lado a ilusão e idealização romântica para enxergar de fato o que acontecia ao redor. Eles procuravam retratar a vida cotidiana da maneira que ela realmente é.

2 – Observação minuciosa: para alcançar o objetivo de ser fiel à realidade, os realistas abusavam dos detalhes, tanto psicológicos quanto físicos. Até os ambientes eram minuciosamente detalhados.

3 – Crítica social: as principais obras realistas trazem em seus enredos questões políticas e sociais da época. Por isso, os artistas do movimento ficaram conhecidos por denunciar  injustiças e desigualdades . 

4 – Enfoque nos personagens comuns: os escritores dessa escola literária não fantasiavam nada, muito menos pessoas. Eles sabiam que todo indivíduo tem seu lado bom e seu lado ruim e faziam questão de deixar isso evidente em suas obras.

5 – Linguagem clara e objetiva: a ideia era fazer o leitor ser impactado com a realidade e não mergulhar em questões internas e subjetivas. Então, a linguagem era direta, objetiva e sem floreios excessivos. A ideia era que qualquer um pudesse ler e entender o que estava escrito. Além de mostrar a realidade de forma clara, sem possibilidade de interpretações erradas.

Está curtindo saber quais foram as principais obras do Realismo? Conheça também as principais obras do Romantismo.

Treine com questões do próprio Enem 

Aprender sobre as principais obras do Realismo é importantíssimo!!! Afinal, é um dos assuntos que aparecem todo ano no Enem. Mas tenha cuidado! Muitas questões têm pegadinhas e pegam mesmo aqueles alunos que estudaram bastante de surpresa.

Para que isso não aconteça com você, pratique fazendo o Simulado do Beduka! 

Ele tem questões do próprio Enem e utiliza o método TRI, aquele que leva em consideração o nível de dificuldade das questões.

Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova.  Além do fato de que treinar vai te ajudar a fixar os conteúdos e tirar todas as suas dúvidas.

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Esperamos que tenha entendido tudo sobre as principais obras do Realismo. Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.