Português

Como saber se a pontuação do texto está correta? Técnicas infalíveis para não errar mais

Como Saber Se a Pontuação Está Correta (1)Como Saber Se a Pontuação Está Correta

Por incrível que pareça, pontuação é o assunto que mais complica a vida dos estudantes. Isso acontece porque aprendemos as regras, mas não somos ensinados a pensar sobre o contexto textual que as envolvem. Sabendo disso, trouxemos técnicas infalíveis de como saber se a pontuação do texto está correta. 

Preparamos este artigo incrível para você que deseja descobrir como saber se a pontuação do texto está correta. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. Como saber se a pontuação do texto está correta?
  2. Pense no que está sendo dito
  3. Conheça os principais sinais de pontuação e suas respectivas regras
  4. Vá além do que foi ensinado na escola: dicas úteis que não te contaram
  5. Aprenda o emprego correto das pontuações com a ajuda da leitura
  6. Use corretores ortográficos
  7. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Algo que pode te ajudar muito, na hora de como saber se a pontuação do texto está correta, é nosso Guia de Redação. Ele foi todo pensado para que você se prepare de forma eficiente para o Enem e demais vestibulares. 

O que é e quais são os tipos de pontuação?

Pontuação é um conjunto de símbolos que marca diferentes tipos de pausas. Um bom exemplo disso é a pausa exclamativa, representada pelo símbolo (!). 

Tecnicamente falando, é um conjunto de sinais gráficos que auxiliam não só na construção sintática (estrutura das frases), mas também na semântica (significados). Afinal, uma vírgula fora do lugar, e todo sentido pode ser modificado.

Os principais tipos de pontuação são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

Sendo que a campeã em gerar dificuldade no uso é a vírgula, até porque ela é mais empregada que os demais e tem muito mais possibilidades de uso também. Por isso, vamos dar um enfoque maior a ela!

Mas esse artigo, sobre como saber se a pontuação do texto está correta, vai te ajudar a refletir a respeito do uso de todos esses sinais de pontuação. Depois dele, dificilmente, você vai errar.

Pense no que está sendo dito

Primeiro, você tem que ter em mente que pontuação não é só sobre regras, mas também sobre entender aquilo que está sendo dito. Veja os exemplos abaixo:

  • João, não faça isso!
  • João, não, faça isso!

Na primeira frase, o João está recebendo uma ordem para não fazer algo.  Já, na segunda, o não funciona quase como uma exclamação que leva a algo que ele deve fazer. 

Se você ler em voz alta, isso ficará evidente sem que seja necessário recorrer a regras!

Veja outra situação:

  • Eu estava, dizendo algo sobre a saúde dele. (vírgula utilizada de forma incorreta)

Perceba que a vírgula acima interrompe bruscamente um pensamento, sem nenhum tipo de justificativa. Ela quebra uma ordem direta da oração (sujeito + verbo transitivo direto + objeto). 

O “estava dizendo” é uma locução verbal (verbo auxiliar +verbo principal). De forma simplificada: funciona como um único verbo. Isto é, leva a um único sentido. 

Logo, não tem a menor lógica colocar uma vírgula no meio dessas duas palavras.

Mas como saber se a pontuação do texto está correta perpassa por tudo isso? Não necessariamente. Na verdade, em muitos casos, pode ser algo até bastante “intuitivo”.

Aí entra o pensar na coerência…Ou seja, um pensamento que faça sentindo, que não é quebrado do nada. 

Isso acontece porque as pontuações não foram inventadas só para dificultar, mas sim para ajudar a estabelecer o sentido correto daquilo que se deseja transmitir. 

Conheça os principais sinais de pontuação e para que devem ser usados

Ponto (.)

O ponto é utilizado para demarcar que um discurso (uma ideia) foi concluído. Ou seja, é utilizado no final de frases que, sozinhas, conseguem dizer algo que faça sentido

Também pode aparecer no final de períodos ou de parágrafos completos. Outra função do ponto é sinalizar abreviações. Exemplos:

  • Ana esteve na escola ontem.
  • Maria voltou ao trabalho, mas ainda não está totalmente recuperada. 
  • Dra. (abreviação de doutora)
  • Sr. (abreviação de senhor)

E como saber se a pontuação do texto está correta quando se trata de um ponto (.)? Pense se aquilo que está sendo dito poderá ser entendido caso seja isolado do resto do texto. 

Dois pontos (:)

Essa pontuação deve ser utilizada nas seguintes situações: 

  • Para dar sequência a enumerações;
  • Para sinalizar o início de fala de personagens;
  • Antes de citações diretas;
  • Antes de apostos.

Exemplos:

  • Conhecemos apenas três formas de garantir o sucesso: trabalho, persistência e disciplina.
  • Ana não conseguiu se segurar e acabou comentando:

            – Estamos cansados.

  • Era uma ideia equivocada: separar o joio do trigo. 

Interrogação (?)

Esse é um sinal gráfico utilizado, basicamente, para fazer perguntas ou indagações (questionar a si mesmo ou ao outro). 

Perguntas e indagações não são sinônimos? Sim! Mas perguntas são algo mais prático, enquanto indagações representam algo mais subjetivo, filosófico (questionamentos que não possuem uma resposta exata).  

A utilização mais comum é, sem dúvida, nas perguntas. Exemplos:

  • Você pegou o celular que deixei no carro?
  • A prova será amanhã?

Quanto ao uso desse sinal em indagações, um belo exemplo é o presente na música “Será”, da banda Legião Urbana.

Será que vamos mesmo conseguir vencer?

A interrogação também pode aparecer para sinalizar uma interjeição interrogativa:

Joana colocou purgante nos brigadeiros.

 –  Que?

 – Como assim? 

Em ambas as respostas a pessoa entendeu o que foi dito, mas utilizou a interrogação como marca de indignação. 

Exclamação (!)

Essa pontuação geralmente é utilizada na presença de vocativos, frases com verbos no imperativo e para sinalizar interjeições. Também pode ser empregada para dar ênfase a algo que está sendo dito. Exemplos:

  • Alice, pare de sonhar!
  • Silêncio! 
  • Abra a porta!
  • Você pode não ter entendido a lição hoje. Mas saiba que amanhã será outro dia!
  • Estou tão contente!

A exclamação é um dos sinais mais fáceis na hora de pensar em como saber se a pontuação do texto está correta. Pois, ela é quase uma sensação. E isto está bem claro nos exemplos acima.

Parênteses () 

Ele é utilizado para isolar informações. Ou seja, sempre que aparecer termos explicativos, podemos os colocar entre parênteses, ao invés de colocá-los entre vírgulas. 

Também podem ser utilizados para separar datas ou substituir travessões. Exemplos:

  • Naquele dia (22 de abril), estávamos esperando uma tempestade, mas fez um lindo dia de sol.
  • A sintaxe (estrutura da frase) é muito cobrada nos vestibulares.
  • Não sei se é isso que quero (ele disse ao mesmo tempo que entrelaçam os dedos)

Como saber se a pontuação do texto está correta nem é tão difícil assim, né? Na verdade, tudo que precisamos é entender o discurso (aquilo que está sendo transmitido)

Ponto e vírgula (;)

Uma das principais utilizações do ponto e vírgula é na separação de uma sequência de itens. Exemplo:

As principais características do barroco

  • Riqueza de detalhes;
  • Dualismo;
  • Conceptismo;
  • Cultismo.

Ele também é usado para separar orações coordenadas(com sentido independente). 

Exemplos:

Eles estão sempre ocupados; Nós estamos sempre vivendo.

“Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isto é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.” […]

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Na hora de aprender essas regrinhas, é meio chato mesmo. Mas é preciso. Afinal, quando falamos em como saber se a pontuação do texto está correta, é importante deixar claro que a melhor forma de não errar é: fazer a junção de conhecimento gramatical com interpretação de uso.

Não esqueça disso!

Travessão ( – )

O travessão nos lembra logo diálogos literários, e é isso mesmo! Ele é utilizado há séculos por escritores para marcar a fala de personagens em discursos diretos.

Exemplo: 

E lá foram para a esquina. Macabéa estava muito feliz. Realmente ele a levantou para o ar, acima da própria cabeça. Ela disse eufórica

– Deve ser assim viajar de avião.

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.

Você deve estar se perguntando “Mas não vamos falar sobre a vírgula?”. Sim, nós vamos! Por ela ser a pontuação que gera mais dúvidas, trataremos exclusivamente sobre ela no próximo tópico.

Você verá que saber se a pontuação do texto está correta é muito mais simples do que se imagina. Vamos além do que foi ensinado na escola: dicas úteis que não te contaram

Vá além do que foi ensinado na escola: dicas úteis que não te contaram

A gente escuta a vida inteira que não se separa sujeito de predicado, e é verdade. Acontece que, na hora de escrever, nos deparamos com um número infinito de possibilidades relacionadas à construção textual.

Essa regrinha se aplica muito bem se a frase estiver na ordem direta e convencional, ou seja, sujeito + verbo + objeto. Mas entre o sujeito e o verbo, por exemplo, pode aparecer um aposto explicativo. Exemplo:

  • Joana, uma menina muito tímida, evitava falar durante as aulas.

A vírgula, no caso, não foi utilizada para separar sujeito de predicado. Mas, ao olhar a frase, vemos que de uma forma ou de outra eles foram separados. 

Aí mora toda confusão! Pois, o aluno desavisado pode travar na hora de elaborar um parágrafo e se restringir a uma sintaxe sempre na ordem convencional, o que acabará a deixando pobre.

Então, nessa parte do artigo sobre como saber se a pontuação do texto está correta, vamos focar nas situações nas quais a vírgula aparece para quebrar construções frasais simples.

Quando usar a vírgula

1 – Para separar aposto

  • Alice, a personagem do livro, passou muito tempo perdida no país das maravilhas.
  • Victor Hugo, escritor francês, retratou muito a miséria francesa.

2 – Para separar adjunto adverbial antecipado ou intercalado

  • Quando chegamos ao local, eles não estavam mais lá.
  • Éramos, a maioria das vezes, felizes.

3 – Para separar orações intercaladas 

  • Nós, vou falar novamente, queremos resolver esse problema.

4 – Para separar orações subordinadas adjetivas explicativas:

  • O escritor Abdulrazak Gurnah, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, esteve aqui na livraria ontem a noite. 

A vírgula ainda possui uma outra infinidade de casos, e nós temos um artigo exclusivo no qual detalhamos todos eles para você:

Aprenda o emprego correto das pontuações com a ajuda da leitura

Os livros, principalmente, os clássicos da literatura, podem te ajudar muito nessa missão de descobrir como saber se a pontuação do texto está correta. Primeiro, porque você vai se habituar a construções mais complexas que foram escritas corretamente.

E isso acontece de forma imperceptível mesmo. De tanto ver, você começa a reproduzir. O cérebro é incrível, não acha? E nós só precisamos saber como estimulá-lo. 

Mas você pode acelerar esse processo: basta ler os clássicos analisando o modo como cada autor empregou as pontuações. E, a cada dúvida, pesquisas! 

Não tem erro. Você vai ver que a sua percepção textual vai melhorar consideravelmente. E como saber se a pontuação do texto está correta vai virar um processo fácil e prático.

Use corretores ortográficos

Às vezes, mesmo batendo a cabeça, conhecendo as regras e analisando as construções textuais, as dúvidas continuam nos atormentando. Normal!

E sabemos que nem todo mundo tem dinheiro para pagar um professor de português. Aí fica aquele monte de redação com correção pendente.

Nesse caso, você pode contar com o auxílio de alguns corretores ortográficos e sintáticos disponibilizados na internet. 

Só tome cuidado, pois eles não substituem a pesquisa, o estudo e a prática textual.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Como saber se a pontuação do texto está correta vai te ajudar independente se você pretende ou não fazer vestibular. 

E, por falar em vestibular, sabia que é possível estudar sem precisar enfrentar um?

Isso mesmo: sem provas, sem exigências, com descontos maravilhosos e início imediato.

Estou falando do Beduka Bolsas!

Com ele, você ganha bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. 

Você ainda ganha 100% de desconto na matrícula e inicia seus estudos imediatamente.

Não importa a época do ano, pois ele fica disponível de janeiro a dezembro. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre como saber se a pontuação do texto está correta  tenha te ajudado.

No mais, ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador