Os metais alcalinos são os elementos químicos que pertencem à Família 1A, na primeira coluna da Tabela Periódica. Seus 6 componentes são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr). Eles possuem propriedades específicas e características comuns, como formação de bases inorgânicas (alcalinas) e outras.
Neste texto sobre Metais Alcalinos, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:
- O que são Metais Alcalinos?
- Quais são eles?
- Características gerais.
- Propriedades e aplicação dos Metais Alcalinos.
- Reatividade dos metais Alcalinos.
- Qual a diferença dos Metais Alcalinos-Terrosos?
- Estudando para as provas? Conheça O melhor Simulado do Brasil! Ele pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!
O que são Metais Alcalinos?
Os Metais Alcalinos são aqueles elementos químicos que pertencem ao primeiro grupo da tabela periódica, conhecido como família 1A.
A origem do nome alcalino vem do árabe, “alkali”, que significa cinza de planta. Curiosamente, esse nome foi dado porque os primeiros deles a serem descobertos estavam nas cinzas dos vegetais.
Os primeiros desses elementos a serem conhecidos foram o sódio (Na) e o potássio (K), que também são os mais abundantes no nosso planeta! Além disso, o nome nos dá uma dica sobre o ph.
Os Metais Alcalinos possuem propriedades comuns entre si e que os diferenciam dos outros, por isso, foram agrupados assim. Os metais que conhecemos são sólidos e duros, já os alcalinos são sólidos e podem ficar naturalmente líquidos ou pastosos.
Vamos conhecer quais são esses metais e suas principais características:
Quais são os Metais Alcalinos?
Os metais alcalinos são os integrantes da família 1A, que é formada por 6 elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr). Observe a tabela abaixo para comparar seus números atômicos e configurações eletrônicas.
Elemento Químico | Número Atômico (Z) | Massa Atômica (u) | Configuração Eletrônica |
Lítio (Li) | 3 | 6,941 | 2s1 |
Sódio (Na) | 11 | 22,9898 | 3s1 |
Potássio (K) | 19 | 39,098 | 4s1 |
Rubídio (Rb) | 37 | 85,47 | 5s1 |
Césio (Cs) | 55 | 132,905 | 6s1 |
Frâncio (Fr) | 87 | 223 | 7s1 |
Importante!!!
Você deve estar se perguntando onde entra o hidrogênio (H), já que ele faz parte da primeira coluna. Vamos te explicar:
A Tabela é organizada conforme o número atômico em ordem crescente, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isso significa que primeiro vem os elementos com menor números de prótons, depois os de maior.
O Hidrogênio (H) é o primeiro elemento da tabela porque seu número atômico é 1 e na sua distribuição eletrônica só cabe o subnível s1. Todos os metais alcalinos terminam no subnível s1, pois as colunas da tabela são organizadas para indicar a valência 1.
Mesmo com essa semelhança que o faz ser posicionado aí, o H é o único elemento que não segue a regra do octeto e possui propriedades únicas. Por isso, ele é classificado como não-metal e não pertence a nenhuma família da tabela.
Características gerais dos Metais Alcalinos
- Baixa densidade.
- Sólidos à temperatura ambiente.
- Metais moles e coloridos.
- Altamente reativos.
- Bons condutores de eletricidade e calor.
- Baixa eletronegatividade.
- Baixo potencial de ionização.
- Alta eletropositividade.
- Reagem facilmente com água, formando hidróxidos.
- Reagem facilmente com o oxigênio, formando óxidos.
- 1 elétron de valência.
- Tende a perder o elétron e formar cátions monovalentes (com a carga +1).
- Configuração eletrônica termina em s1.
- Apresentam o maior raio atômico (se comparamos aos elementos do mesmo período).
- apresentam brilho característico.
Propriedades dos elementos da Família 1A
Agora, vamos te contar sobre as principais propriedades de cada metal alcalino:
- Lítio (Li): é o mais duro da família, possui baixa solubilidade e menor densidade. É usado no tratamento de depressão, principalmente da psicose maníaco-depressiva.
- Sódio (Na): metal mole, de baixa densidade e solubilidade moderada. É um excelente condutor de eletricidade se dissolvido em água (o mar). Assim como o potássio (K), ajuda muito na transmissão de impulsos nervosos e no controle dos batimentos cardíacos. Está presente em quase todos os alimentos.
- Potássio (K): metal mole, de baixa densidade e forte condutor de eletricidade. Está presente em alimentos como a banana e a água de coco e contribui para evitar cãimbras. Também está nos fluidos intracelulares para o transporte celular.
- Rubídio (Rb): metal mole, de densidade baixa e grande solubilidade em água. É usado na produção de cristais especiais para sistemas de telecomunicações de fibra óptica, de semicondutores e células fotoelétricas.
- Césio (Cs): metal mole, de baixa densidade e com ótima solubilidade em água. Um de seus isótopos é radioativo e ficou muito conhecido pelo acidente. Outro isótopo é utilizado na construção de relógios atômicos e para tratar certos tipos de câncer.
- Frâncio (Fr): metal mole, de baixa densidade e excelente solubilidade em água. É um elemento radioativo raro, sem aplicação prática. Seu período de meia-vida é de 22 minutos apenas, por isso é muito difícil de ser conseguido.
Reatividade dos metais alcalinos
Todos os metais alcalinos são extremamente reativos, principalmente quando expostos ao oxigênio ou à água. Já que suas energias de ionização são as mais baixas da tabela, tendem a formar íons facilmente.
Quando reagem com a água, os metais alcalinos formam bases inorgânicas e, por isso, recebem o nome de alcalinos (ph de 7 a 14). Essa reação química é exotérmica, ou seja, libera uma grande quantidade de calor. Além disso, forma gás hidrogênio.
Veja um exemplo da equação que representa bem esse fenômeno:
Li + H2O → LiOH + H2
Como eles são muito reativos, é raro encontrá-los isolados na natureza. Assim, quase sempre são encontrados formando uma substância química, como sais (reagir com água) e óxidos (reagir com oxigênio).
A reatividade tem a tendência de crescer de cima para baixo na tabela periódica, uma vez que quanto maior for o átomo, mais facilmente perderá o elétron na camada de valência.
- São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!
O que são os metais alcalinos terrosos?
Cuidado para não confundir! Existem elementos chamados de metais alcalino-terrosos. Eles são aqueles que pertencem à família 2A. Os elementos desse grupo são: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
Os Alcalinos-Terrosos se diferem dos Alcalinos porque possuem outra distribuição eletrônica (2e- de valência) e, consequentemente, algumas propriedades diferentes.
Recebem esse nome porque os óxidos que formam têm aspectos de terras.
Gostou do nosso artigo sobre Metais Alcalinos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!