Biologia

Questões sobre a origem da vida

Questões sobre a origem da vidaQuestões sobre a Origem da Vida
Sala do Saber - melhor cursinho online

A origem da vida é um tema bastante recorrente no ENEM e em outros diversos vestibulares. Por esse motivo, preparamos uma lista de questões sobre o tema para que você se prepare da melhor forma!

Teste hoje os seus conhecimentos com as nossas questões sobre a origem da vida. Tanto o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) quanto muitos outros vestibulares adoram colocar este tema em suas provas. Afinal de contas, é um assunto complexo, curioso e até filosófico em alguns momentos.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

Estima-se que o planeta Terra tenha surgido por volta de 4,6 bilhões de anos atrás. Mesmo assim, ainda existem muitos mistérios e dúvidas sobre o que realmente começou tudo. Alguns pendem para o lado religioso e outros para o lado científico, alguns ainda unem a ciência e a religião para fornecer uma explicação.

Detalhamos abaixo o resumo de algumas das principais teorias sobre a origem da vida.

Teoria do Big Bang

Você já deve ter ouvido falar da série com o mesmo nome, certo? Isso faz todo o sentido porque os personagens dessa série são cientistas, e é nessa teoria que a ciência mais coloca credibilidade. Segundo os estudiosos, todo o cosmos, planetas e estrelas teriam surgido da explosão de um ponto denso misterioso, que seria o Big Bang.

Esta teoria foi composta por um padre chamado Lemaître, que era jesuíta. A verdade é que a exegese católica moderna não vê problemas de incompatibilidade entre o Big Bang e o relato bíblico.

Teoria da Evolução Química

Outra teoria científica. Ela diz que tudo começou através da evolução de transtornos químicos inorgânicos que foram se combinando até formarem moléculas orgânicas simples, que eventualmente deram origem à vida.

Teoria do Criacionismo

Essa é uma teoria totalmente religiosa. De acordo com ela, todo o universo e a vida teriam sido criados por Deus. Ainda assim, o criacionismo não limita a pesquisa científica, pois dizer que Deus é o criador não impede o trabalho intelectual de se investigar como a criação se deu e se desenvolveu ao longo das eras.

Teoria da Geração Espontânea (ou Abiogênese)

Teoria um tanto quanto polêmica, que basicamente diz que a vida pode surgir a partir de qualquer material orgânico que estiver nas condições apropriadas.

Existem ainda outras teorias, como o Fixismo (acredita que espécies independentes surgiram no planeta) e a Panspermia (crê que a vida foi trazida para a Terra de outras partes do universo por meio de meteoros).

De qualquer forma, independente de suas crenças religiosas, é necessário estudar as diversas teorias sobre a origem da vida, já que elas podem aparecer em questões dos diversos vestibulares.

Você pode também aprofundar os conhecimentos em:

principais teorias sobre a origem da vida

Veja seis exercícios sobre a origem da vida

Depois de fazer um resumo sobre as principais teorias sobre a origem da vida, é hora de validar o seu conhecimento sobre este assunto. Pegue um papel e uma caneta para responder às questões sobre a origem da vida. Não se esqueça de comparar as suas respostas com o gabarito no final!

1ª questão sobre a origem da vida – UNIFAL (2008) – Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como, por exemplo:

  • I – formação das primeiras células;
  • II – formação de moléculas orgânicas complexas;
  • III – aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
  • IV – surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.

Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.

a) I – II – IV – III

b) II – III – IV – I

c) – IV – III – II

d) II – I – III – IV

2ª questão sobre a origem da vida – UFC (2009) – A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a) O “Big Bang”, que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida

b) O aumento dos níveis de O‚ atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios

c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo

d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo

e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida

3ª questão sobre a origem da vida – UFCSPA (2009) – Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos

b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis

c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos

d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox

e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea

4ª questão sobre a origem da vida – UEL (2007) – Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra

c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência

d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra

e) A vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial

5ª questão sobre a origem da vida – Unicentro – São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:

a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.

b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.

c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.

d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.

e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.

6ª questão sobre a origem da vida – (UCPel) – O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:

a) Aminoácido.

b) Coacervado.

c) Micro-organismo.

d) Enzima.

d) Proteína.

Agora que você já testou os seus conhecimentos com as questões sobre a origem da vida, que tal avaliar os resultados?

Gabarito dos exercícios sobre origem da vida:

Exercício resolvido da questão 1: d) II – I – III – IV

Exercício resolvido da questão 2: d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo

Exercício resolvido da questão 3: e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea

Exercício resolvido da questão 4: e) A vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial

Exercício resolvido da questão 5: a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.

Exercício resolvido da questão 6: b) Coacervado

Durante os seus estudos para tirar uma boa nota no vestibular, todas as matérias merecem dedicação especial. Já destacamos aqui no Beduka como fazer uma redação nota 1000 e também como aprender inglês com música.

Estas questões sobre a origem da vida foram simples ou difíceis? Deixe seu comentário no final deste texto. Se preferir, faça os outros testes que preparamos:

Nós aqui no Beduka, o buscador de faculdades e cursos, estamos preocupados com a sua capacitação para descobrir a sua vocação e para decidir a profissão certa a seguir.

Temos uma série de conteúdos que vão te ajudar a saber quais palavras usar para enriquecer sua redação, saber quais as profissões mais valorizadas do mercado de trabalho e como estudar interpretação de texto.

Além das já citadas questões sobre a origem da vida, veja também:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários