ExercíciosGeografia

Os 12 Melhores Exercícios Sobre Vegetação com Gabarito

Exercícios Sobre VegetaçãoExercícios Sobre Vegetação
Sala do Saber - melhor cursinho online

A vegetação é um dos principais componentes dos biomas e dos domínios morfoclimáticos, determinando bastante a paisagem das diversas regiões do mundo. Por isso, está presente em diversas provas de vestibular e no Enem. Sabendo disso, trazemos para você os melhores exercícios sobre vegetação e um resumo deste tema de geografia. Resolva e se prepare para as provas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre vegetação, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

O que é vegetação?

Você já deve ter notado nos seus livros de geografia imagens com florestas e outros tipos de conjunto de plantas. A esse conjunto dá-se o nome de vegetação.

Vegetação é o termo que designa a cobertura vegetal de uma região específica. Ou seja, refere-se às formas de vida que possuem característica botânica e recobrem o solo de um espaço geográfico.

Há diversos fatores que podem influenciar na formação da paisagem botânica de um espaço, como a ação do homem, o relevo, a hidrografia, etc. Mas, de modo primordial, a vegetação nativa de um local é determinada pelo seu clima.

Tal como o clima é variado, a vegetação também será. Por isso, há diversos tipos de vegetação e eles constituem biomas e domínios morfoclimáticos também diversos.

Quais são os tipos de vegetação?

Antes responder os exercícios sobre vegetação, é importante conhecer os tipos que existem.

A interação com o clima é o fator primordial para definir o tipo de vegetação de uma região. Isto porque, ao regular a distribuição de chuvas, regula também a forma das plantas

Por exemplo: Em lugares de pouca precipitação anual, as árvores tendem a ser de pequeno porte, com espinhos, etc.

Os principais tipos de vegetação são:

  • Deserto: é a vegetação de áreas cujo clima é árido ou hiperárido. As chuvas são raras, o que impede o desenvolvimento da vida animal e vegetal.
  • Estepe: é um tipo de vegetação de clima temperado. Os tipos de planta predominantes são gramíneas e os arbustos de pequeno porte.
  • Tundra: é a vegetação predominante nas regiões extremas do hemisfério norte, onde as temperaturas são baixíssimas. As plantas são basicamente capim.
  • Florestas coníferas: são o conjunto de árvores que apresentam formato de agulha, como o pinheiro. Estão presentes em regiões de clima continental frio ou polar.
  • Floresta Temperada: são as florestas dos climas temperados que apresentam baixa variedade de árvores. Em geral, elas são caducifólias, ou seja, perdem suas folhas no frio.
  • Floresta Tropical: são florestas de clima quente e úmido. Apresentam uma grande biodiversidade, concentrando a maior parte dos seres vivos do planeta.
  • Savana: é uma vegetação de clima tropical com duas estações bem definidas (uma seca e outra chuvosa). As plantas geralmente são arbustos de caule torto e gramíneas.
  • Vegetação de montanha: é a vegetação comum em pontos de grande altitude. Apresenta pouca diversidade em virtude do clima ser pouco propício para seu desenvolvimento.
  • Vegetação mediterrânea: vegetação que cresce na região do mar Mediterrâneo. Suas árvores são de pequeno porte, como a oliveira.

Quais são os tipos de vegetação do Brasil?

O Brasil apresenta oito tipos de vegetação. Isso ocorre por causa das dimensões continentais do país, que produzem uma variedade climática que interfere na construção da paisagem vegetal. Conheça quais são eles:

  • Floresta Amazônica: é uma vegetação de clima equatorial cujas árvores são latifoliadas, ou seja, apresentam folhas largas que se agrupam densamente. A biosfera é bastante rica, abrigando milhões de espécies vegetais e animais.
  • Mata Atlântica: é uma vegetação de clima tropical cujas árvores são latifoliadas, como as da amazônia. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas foi afetada pela colonização portuguesa e só restam 7% da mata original atualmente.
  • Cerrado: é a área de vegetação com maior riqueza de espécies no mundo, apesar de apresentar geralmente plantas com caules retorcidos e de pouca altura. É a vegetação típica do Planalto Central brasileiro.
  • Campos sulinos: são também conhecidos como pampas. Formam a vegetação típica do Rio Grande do Sul, composta por gramíneas e outras plantas rasteiras.
  • Caatinga: é a vegetação comum do sertão nordestino, de clima semiárido. É composta por plantas xerófitas, adaptadas ao clima seco. Faz parte do único bioma exclusivamente brasileiro.
  • Mata de araucária: vegetação típica do clima subtropical e presente no estado do Paraná. As árvores mais comuns são os pinheiros.
  • Mangues: vegetação litorânea de zonas alagadas cujas árvores se adaptaram ao solo lodoso e possuem raízes aéreas.
  • Pantanal: é uma vegetação de transição do Centro-oeste brasileiro. Suas plantas são migradas do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica, apresentando, por isso, uma grande variedade.

Depois que terminar seus exercícios sobre vegetação, que tal responder alguns sobre relevo? Ele também um componente da paisagem das regiões.

Como a vegetação se relaciona com os biomas?

Os biomas são os conjuntos de vida vegetal e animal de uma determinada região. O termo vem dos vocábulos gregos bio (vida) e oma (grupo). Representam ecossistemas ou comunidades biológicas homogêneas.

Os biomas são definidos pelas caracterização taxonômica das espécies presentes numa região. Ou seja, pelos grupos de animais e vegetais que os compõem.

Portanto, a vegetação é um dos componentes principais dos biomas, muitas vezes sendo confundida com eles.

Exercícios sobre vegetação

Questão 1 – (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado 

Questão 2- (UFSC 2010 – adaptada) Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição (ões) correta(s).

( ) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

( ) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

( ) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

( ) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

( ) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

( ) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

( ) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

A alternativa que contém a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas é:

a) F-F-V-F-F-V-F

b) V-F-V-F-V-F-F

c) F-F-F-V-F-V-F

d) F-F-V-V-F-F-V

Questão 3- (UFPR) O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é CORRETO afirmar:

a) O Cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.

b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no Norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.

c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.

d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa.

Questão 4 – (UFPE – com alterações) As formações vegetais, observadas na superfície terrestre, sofrem influências diretas e indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos, demonstrando a interdependência entre os elementos biológicos, climáticos e geomorfológicos. Com relação a esse tema, julgue as alternativas a seguir:

I ( ) a altitude e a latitude são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.

II. ( ) nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.

III. ( ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.

IV. ( ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas, caracterizam-se pelas gramíneas altas, que morrem na superfície no período de inverno.

Estãos corretas:

a) Somente I e II.

b) Somente II e IV.

c) Somente I, III e IV.

d) Somente I e IV.

e) Todas estão corretas.

Questão 5- (ENEM) A topografia predominante no Planalto Central é a de uma região horizontal, chata, que me fez recordar muito do Planalto Central da África do Sul: o mesmo horizonte circular, a mesma vegetação baixa e rala, que permite à vista varrer extensões infinitas. WEIBEL, L. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979.

Quais formações vegetais pertencem às paisagens apresentadas?

a) Os cerrados e as savanas.

b) Os garrigues e as pradarias.

c) As caatingas e os maquis.

d) As coníferas e as estepes.

e) As restingas e os chaparrais.

Questão 6- (ENEM) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do

mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies.

O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar

a) altitudes elevadas e solos profundos.

b) a ainda pequena intervenção do ser humano.

c) sua transformação em áreas de preservação.

d) maior insolação e umidade e menor variação climática.

e) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre vegetação. Continue fazendo o restante.

Questão 7-  (ENEM) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados

de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se,

portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.

b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não-dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.

c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.

e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

Questão 8- (FGV) As áreas com maior porcentagem de fitomassa original, em relação ao total do planeta, correspondem a:

a) florestas tropicais de folhas perenes / florestas temperadas / floresta boreal.

b) tundras / florestas temperadas / savanas e pastos tropicais.

c) florestas tropicais de folhas perenes / florestas tropicais de folhas caducas / vegetação mediterrânea.

d) tundras / florestas tropicais de folhas caducas / floresta boreal.

e) savanas e pastos tropicais / florestas e arbustos tropicais/ vegetação mediterrânea.

Questão 9- (Vunesp) Analise as afirmações sobre os recursos naturais brasileiros e os biomas que os agregam.

I. Na Amazônia, a expansão agrícola e a presença de assentamentos, a partir das margens de novas rodovias, não colaboram com a degradação da floresta.

II. O estudo da biodiversidade dos biomas brasileiros pode gerar riqueza e crescimento econômico na forma de novos medicamentos e novas fontes de biocombustível.

III. O cerrado, desde que corretamente manejado, é ideal para o cultivo da soja e para a criação de gado e por apresentar espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, frequentemente devastadas por queimadas, é considerado como um bioma pouco expressivo em biodiversidade.

IV. Os desmatamentos e as queimadas da Floresta Amazônica transformam os solos férteis, ricos em húmus, em solos frágeis e pobres em nutrientes, tornando-os inadequados à agricultura.

V. A conservação de áreas com vegetação nativa ajuda a purificar e manter os cursos d’água, restaurando o solo e diminuindo o impacto das mudanças climáticas.

(Edward O. Wilson. Veja, Edição Especial 40 anos, Setembro/2008. Adaptado.)

Estão corretas apenas as afirmações

a) I, II e III.

b) III, IV e V.

c) II, IV e V.

d) I, II e IV.

e) II, III e V.

Questão 10- (Enem) A conclusão tardia e perversa para o meio ambiente é o verdadeiro desastre ecológico e econômico ocasionado pelo plantio de café em terrenos declivosos. E o mais grave é que tal lavoura continua a ser praticada em moldes não muito diferentes daqueles que arrasaram florestas, solos e águas no século XIX.

SOFIATTI, A. Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história. História, Ciências, Saúde, n. 2, jul.-out. 1997.

A atividade agrícola mencionada no texto provocou impactos ambientais ao longo do século XIX porque:

a) reforçava a ocupação extensiva.

b)utilizava o solo do tipo terra roxa.

c) necessitava de recursos hídricos.

d) estimulava investimentos estrangeiros.

e) empregava mão de obra desqualificada.

  • Ufa! Falta pouco. Responda os dois últimos exercícios sobre vegetação.

Questão 11 – (Unesp 2017) A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do produto interno bruto do país.

(José M. C. Silva et al. “Conservação da Mata Atlântica brasileira”. In: Diogo C. Cabral e Ana G. Bustamante (orgs). Metamorfoses florestais, 2016. Adaptado.)

Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada:

a) a produção de oxigênio e a purificação do ar.

b) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas.

c) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis.

d) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira.

e) a regulação do clima e o tratamento da água.

Questão 12 – (Enem) A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010 (fragmento).

Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

a) Na Floresta Amazônica, especialmente a partir da década de 1980, devastada pela construção de rodovias e expansão urbana.

b) No Cerrado, que abriga muitas espécies de árvores sob risco de extinção, atingido pela mineração e agricultura.

c) No Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, degradado pela mineração e pecuária.

d) Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.

e) Na Mata dos Cocais, localizada no Nordeste do país, desmatada pelo assoreamento e pelo cultivo da cana-de-açúcar.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre vegetação. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre vegetação

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra e) Cerrado 

Exercício resolvido da questão 2 –

Resposta correta: letra a) F-F-V-F-F-V-F

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

Exercício resolvido da questão 4 –

Resposta  correta: letra e) Todas estão corretas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) Os cerrados e as savanas.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) maior insolação e umidade e menor variação climática.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) florestas tropicais de folhas perenes / florestas temperadas / floresta boreal.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra c) II, IV e V.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra a) reforçava a ocupação extensiva..

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: letra a) a produção de oxigênio e a purificação do ar.

Exercício resolvido da questão 12 – 

Alternativa correta: letra d) Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre vegetação? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.