Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

As 10 Melhores Questões Sobre Divisão Social do Trabalho com Gabarito

Questões Sobre Divisão Social do TrabalhoQuestões Sobre Divisão Social do Trabalho
Cronograma do que estudar

Para se organizar melhor, a sociedade humana se utiliza da divisão de funções. Em casa, pais e filhos cumprem deveres diferentes que ordenam o ambiente e o mantêm em funcionamento. Isso se dá de maneira geral, principalmente nas funções econômicas. Entenda o tema e responda as questões sobre divisão social do trabalho.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder às questões sobre divisão social do trabalho, que tal testar seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka?

O que é divisão social do trabalho?

Você já teve a oportunidade de apresentar um conteúdo na escola? Aposto que sim. Os seminários fazem parte da nossa vida escolar.

Eles geralmente são em grupos e os tópicos são divididos entre os componentes, que produzem suas falas sobre eles. O tema é todo apresentado, mas cada um diz uma parte dele. Isso torna tudo mais fácil.

É assim que funciona o mundo do trabalho também. Nós nos dividimos para cumprir funções que mantêm a sociedade em pleno funcionamento.

Já pensou se o policial tivesse de ser também bombeiro, médico, advogado, dentista e sapateiro? Ia dar problema, não acha?

Por isso, temos diversas pessoas exercendo funções diferentes na sociedade. É isso que chamamos de divisão social do trabalho, no caso, a especialização das atividades produtivas que são necessárias para a manutenção da vida.

Questões sobre divisão social do trabalho no capitalismo

No capitalismo, essa divisão passa das diversas funções e campos de trabalho para a própria linha de produção. Isto é, fragmenta-se a atividade produtiva em diversas parcelas de modo que o produto final é fruto de diversas operações realizadas por indivíduos diferentes.

Antes, um mesmo indivíduo tinha de realizar todos os processos de produção de uma mesa, com a divisão, passou-se a ter uma pessoa para cada processo. A produção neste sistema tende a se acelerar e a crescer.

Tipos de divisão do trabalho

Há questões sobre a divisão social do trabalho que a levam a outras formas de especificação e fragmentação das atividades produtivas, como a divisão sexual do trabalho e a divisão internacional do trabalho.

Quando se pensa em divisão sexual, a referência é a situação de gênero segundo a qual a divisão é realizada. Existe na sociedade especificações de trabalho destinadas a homens e mulheres.

A divisão internacional do trabalho se refere ao contexto atual da globalização e diz respeito à contribuição que cada país tem à economia mundial

É desta divisão que surge a hierarquia entre as nações, tidas como desenvolvidas, subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.

As questões da divisão do trabalho na sociologia

Alguns sociólogos fizeram estudos sobre as questões da divisão social do trabalho. Vamos conhecer a visão de três dos mais importantes estudiosos desta ciência, considerados como os seus fundadores: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.

Questões sobre divisão social do trabalho segundo Karl Marx

Marx não entendia as questões da divisão do trabalho como um conceito, mas como algo que se move ao longo da história. Ou seja, a forma como o trabalho é dividido é modificada quando se modifica a situação econômica.

No capitalismo, haveria duas divisões:

  • Entre os capitalistas, que detêm os meios de produção e mantêm as diversas formas úteis de trabalho competindo entre eles.
  • A subdivisão dentro das fábricas, em que os trabalhadores proletários realizam, cada um, uma operação parcial para a produção de uma mercadoria.

Esta última divisão pressupõe a concentração dos meios de produção. Ambas refletem a divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual.

O primeiro tipo de trabalho é o da gerência de atividades, enquanto o segundo é o da manipulação material. A divisão entre os proletários e os donos é a explicação para as desigualdades sociais.

Questões sobre divisão social do trabalho segundo Émile Durkheim?

Para Durkheim, as questões sobre divisão social do trabalho estão inseridas na interação social dentro de um organismo chamado: sociedade.

A sociedade se mantém, segundo ele, devido à harmonia entre seus membros. Ela se divide em dois tipos:

  • Solidariedade mecânica: é mantida pela tradição e pelos valores, sendo típica das sociedades mais primitivas. Nelas, o trabalho dos indivíduos não é interdependente já que todos realizam praticamente a mesma atividade.
  • Solidariedade orgânica: é típica das sociedades complexas e industriais, onde o trabalho é especificado e cada indivíduo possui crenças próprias. Isso leva à necessidade constituir uma nova forma de coesão, garantida pelo direito e pela lei.

Questões sobre divisão social do trabalho segundo Max Weber

Segundo Weber, o trabalho sofre influências de elementos culturais, como a religião. Deste modo, há uma diferença na ética de trabalho dos protestantes com relação aos católicos, de maneira geral.

Os protestantes secularizaram a visão de trabalho que os monges tinham, como meio ascético de elevação espiritual, coisa que os católicos que não eram clérigos não fizeram.

Outro componente da divisão social do trabalho para ele é a burocracia. Nela, existe a especificação dos funcionários em diversos cargos que estão, por sua vez, subordinados a um cargo mais elevado.

Questões sobre divisão social do trabalho

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. Vamos agora às questões sobre divisão social do trabalho!

Questão 1- (UNESP) A divisão capitalista do trabalho – caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith – foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um papel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operários, obtém um produto mercante.

(Stephen Marglin. In: André Gorz (org.). Crítica da divisão do trabalho, 1980.)

Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca

a) o maior equilíbrio social provocado pelas melhorias nos salários e nas condições de trabalho.

b) o melhor aproveitamento do tempo de trabalho e a autogestão da empresa pelos trabalhadores.

c) o desenvolvimento tecnológico como fator determinante para o aumento da capacidade produtiva.

d) a ampliação da capacidade produtiva como justificativa para a supressão de cargos diretivos na organização do trabalho.

e) a importância do parcelamento de tarefas e o estabelecimento de uma hierarquia no processo produtivo.

Questão 2 – (UFPA) Como reflexos das transformações nas políticas de gestão e de organização do trabalho no contexto atual de globalização, tem-se o novo perfil de trabalhador ou da classe social que vive do trabalho e uma reconfiguração no mercado de trabalho. Assim, podemos afirmar corretamente que um dos impactos da atual globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho, na virada do século XX para o século XXI, é o (a)

a) aumento do contingente de trabalhadores fabris.

b) redução significativa dos índices de trabalho feminino e infantil.

c) aumento da inclusão de jovens no mercado de trabalho.

d) aumento do número de trabalhadores no setor de serviços.

e) redução do número de trabalhadores no setor informal da economia.

Questão 3-  (UFU) Marx e Engels (http://www.culturabrasil.org/manifestocomunista.htm), em seu Manifesto do Partido Comunista, consideram que “a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.”

Em vista disso, assinale a alternativa que define corretamente a burguesia e o proletariado.

a) Os burgueses utilizam o trabalho escravo para a produção, e o proletariado é desprovido de liberdade para vender sua força de trabalho.

b) Os burgueses são proprietários que utilizam da manufatura do proletariado para a produção de mercadorias, e o proletariado impulsiona o desenvolvimento da manufatura.

c) Os burgueses são os grandes proprietários de terras, e o proletariado detém o poder social e econômico.

d) Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.

Questão 4- (UEL) A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.

a) A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições.

b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.

c) Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica.

d) O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes.

e) O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.

Questão 5 – (FMO) De acordo com a nova divisão internacional do trabalho, existem, atualmente, três grupos de países: centrais, semi-periféricos e periféricos. Com referência a esses grupos de países, pode-se afirmar:

1) os países semi-periféricos formam um grupo muito diversificado e exportam produtos de alta intensidade tecnológica.

2) os países periféricos participam marginalmente do mercado mundial e fornecem principalmente produtos primários.

3) os países centrais fabricam e exportam produtos industrializados utilizando, principalmente, baixa e média tecnologia.

4) entre os países semi-periféricos, estão México, Argentina e Brasil que exportam produtos agrícolas, matérias-primas minerais e vegetais, além de produtos industrializados.

Estão corretas apenas:

a) 1, 2 e 3.

b) 1, 3 e 4.

c) 2 e 3.

d) 1, 2 e 4.

e) 2 e 4.

  • Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre divisão social do trabalho. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (UDESC) Sobre a população feminina e sua participação no mercado de trabalho, assinale a alternativa incorreta.

a) Chama a atenção a maior participação no mercado de trabalho das mulheres da região Sul, onde também são verificadas as maiores taxas de ocupação da população feminina.

b) O aumento da escolaridade feminina, a queda da fecundidade, as novas oportunidades oferecidas pelo mercado e as mudanças nos padrões culturais são as principais causas do aumento da participação feminina no mercado de trabalho.

c) As mulheres vêm aumentando sua participação no mercado de trabalho nos últimos anos.

d) “A volta ao lar” já é uma realidade absoluta para a maioria das mulheres trabalhadoras nas grandes cidades brasileiras, fruto do desemprego e das desigualdades salariais entre homens e mulheres.

e) As mulheres ainda hoje fazem parte da maioria que estão à procura de emprego.

Questão 7- (Enem 2013) Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que:

a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais.

b) as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico

c) os procedimentos de terceirização sejam aprimorados pela qualificação profissional.

d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional.

e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

Questão 8- (IF-TO) Entre os gregos antigos não havia uma palavra que correspondesse ao que chamamos de trabalho. Cada atividade era definida conforme a finalidade a qual visava o trabalho de determinado profissional. Nesse sentido, conforme Arendt, os gregos usavam as concepções labor, poiesis e práxis para definir as relações do ser humano com a transformação do mundo. Assinale a alternativa que representa a poiesis no contexto contemporâneo

a) A criação artística.

b) A docência.

c) O cultivo agrícola.

d) O cuidado com o corpo.

e) A atividade fabril.

  • Ufa! Faltam só duas questões sobre divisão social do trabalho. Avante!

Questão 9-  (Uneb 2018) Sobre a nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), é correto afirmar:

a) Iniciou-se com a Segunda Revolução Industrial e perdura até os dias atuais.

b) Expandiu-se na mesma proporção que o capitalismo comercial.

c)Obedece à dinâmica econômica e política do capitalismo industrial.

d) Teve início com a primeira Revolução Industrial, durante a fase do neoimperialismo europeu na África e na Ásia.

e) Surgiu no século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e com a consolidação do capitalismo financeiro.

Questão 10 –  (Uespi 2011) Com relação ao tema “Divisão Internacional do Trabalho”, são feitas as considerações a seguir. Uma delas, no entanto, não corresponde à realidade. Assinale-a.

a) O centro da economia mundial representa o local do poder de comando, sendo predominantes as atividades de controle do excedente das cadeias produtivas, assim como de produção e difusão de novas tecnologias.

b) Um pequeno bloco de economias de mercado, apesar de ser dependente de tecnologia, conseguiu alcançar uma posição socioeconômica intermediária, mas ainda permanece dominado pela estrutura de poder de comando decorrente do centro capitalista mundial.

c) A combinação entre o poder militar e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a esse país uma posição de hegemonia na economia mundial ao longo do século XIX.

d) A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.

e) As dificuldades de acesso à Segunda Revolução Industrial e Tecnológica tornaram bem mais complexas as possibilidades de transição de nações periféricas para as nações do centro capitalista.

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre divisão social do trabalho. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre divisão social do trabalho

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra e) a importância do parcelamento de tarefas e o estabelecimento de uma hierarquia no processo produtivo.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra d) aumento do número de trabalhadores no setor de serviços.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra e) 2 e 4.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) “A volta ao lar” já é uma realidade absoluta para a maioria das mulheres trabalhadoras nas grandes cidades brasileiras, fruto do desemprego e das desigualdades salariais entre homens e mulheres.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra e) A atividade fabril.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra e) Surgiu no século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e com a consolidação do capitalismo financeiro.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra  d) A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.

  • Está com dificuldades de encontrar uma profissão que esteja de acordo com sua personalidade? O Raio-X do Beduka é o teste vocacional para você!

Gostou das nossas questões sobre divisão social do trabalho? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.