Dicas

Descubra qual é a melhor maneira de estudar sociologia!

6 Dicas para saber qual é a melhor maneira de estudar Sociologia!6 Dicas para saber qual é a melhor maneira de estudar Sociologia!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ao se preparar para as provas, os alunos podem se perguntar qual a melhor maneira de estudar Sociologia. Por mais que existam outras matérias que demandam mais tempo, ainda é importante estudar ciências humanas com qualidade! Por isso, nós vamos te mostrar 6 dicas imperdíveis de como fazer isso, juntando a teoria com a prática!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Qual a melhor maneira de estudar sociologia?
  2. O que é Sociologia?
  3. Por que é importante estudar sociologia?
  4. Afinal, como ela é cobrada nos vestibulares e no Enem?
  5. As 6 dicas imperdíveis para estudar Sociologia da melhor forma!

Depois, você pode testar o que aprendeu. É só fazer o nosso Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

Qual a melhor maneira de estudar Sociologia?

A melhor maneira de estudar Sociologia é aquela que se adequa ao seu processo de aprendizagem!

Existem métodos e dicas que realmente facilitam a aprendizagem, e nós te mostraremos quais são…

Porém, é preciso que o estudante entenda qual dessas técnicas tem mais a ver com o seu tipo de aprendizagem, que é único.

Depois que você entende como é que o seu cérebro funciona e absorve conhecimento, fica mais fácil escolher qual dica de estudo seguir!

Faça você mesmo um exercício de autoconhecimento e se pergunte:

  • Eu tenho mais facilidade em memorizar quando falo ou escrevo?
  • Eu absorvo melhor o conteúdo quando leio, assisto ou ouço?
  • Pensando nas matérias que eu já aprendi e ainda lembro, qual foi o método que eu usei?

Ao final, nós vamos te dar 6 dicas sobre as melhores maneiras de estudar Sociologia. Então você poderá escolher algumas delas para aplicar conforme a sua necessidade!

Antes, vamos relembrar rapidamente o que é a sociologia e como ela é cobrada nos vestibulares! Afinal, só conseguimos entender aquilo que conhecemos!

O que é a Sociologia?

A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que partem dela, incluindo todas as áreas: cultura, economia, política e até influências religiosas

De modo geral, a sociologia se ocupa cinco objetos de estudo:

  • Estrutura social;
  • Grupos sociais;
  • Família;
  • Classes sociais;
  • Papel do indivíduo perante a sociedade.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Por que é importante estudar sociologia?

A sociologia é uma ciência que nos ajuda a entender como as sociedades funcionam. Assim, podemos nos posicionar com mais consciência diante dela, sabendo se queremos, ou não, perpetuar certos valores.

E o benefício não é só individual: até para o desenvolvimento social é importante que todos tenham noções sociológicas. Assim, saberemos para onde queremos caminhar! Portanto, a sociologia age como uma ferramenta de aprimoramento.

Além de todo esse papo inspirador, também tem o lado prático da coisa: a Sociologia cai nos vestibulares. Então, é preciso conhecê-la se queremos alcançar o sonho de entrar em uma universidade!

Afinal, como a Sociologia é cobrada no Enem e nas provas?

É fato que os alunos têm que se dedicar mais às matérias de Redação e Matemática, mas a Sociologia também está presente no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e merece atenção…

E mais do que aparenta!

O Enem avalia competências, não informações soltas. Portanto, é essencial estudar cada disciplina olhando para as suas conexões com as outras, além de relacioná-las com as atualidades!

Nós estamos falando de uma matéria que é interdisciplinar, portanto, algumas de suas noções aparecem junto às questões de outros assuntos! Inclusive, é bom que ela seja usada como repertório na Redação (mesmo em outros vestibulares).

Para você ter noção, os conceitos da sociologia têm aparecido, em média, em 20% das 45 questões. Traduzido em números, teremos de 9 a 10 questões que se relacionam à essa matéria!

Além disso, a nota final do Enem é dada pela média das notas de todas as áreas. Então, se for tirar uma nota muito baixa em Ciências Humanas e suas Tecnologias (Sociologia, História, Geografia e Filosofia), essa nota puxará todas as outras para baixo!

6 Dicas de como estudar Sociologia da melhor maneira!

Como já dissemos acima, os 3 pontos de partida para estudar qualquer assunto são:

  • Conhecer o que se estuda e o objetivo disso;
  • Entender como é o seu processo de aprendizagem;
  • Ter interesse e dedicação.

Uma vez que você tem todos esses elementos, podemos usar algumas dicas para facilitar a aprendizagem e fazê-la acontecer da melhor maneira possível!

Por isso, veja 6 dicas para estudar Sociologia do melhor modo:

#1 Use e abuse da interpretação e da intertextualidade

É verdade que as provas do Enem precisam de conhecimento prévio, o conteúdo mesmo. Porém, a área de Ciências Humanas conta uma vantagem (ou desvantagem, para quem não tem essa habilidade):

As questões de humanas vem com textos longos e importantes!

Sendo assim, as questões abordam temas que podemos responder ao encontrar informações na interpretação ou na intertextualidade.

Isso não significa que você não precisa estudar nada. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Nós estamos te mostrando que os textos podem nos ajudar a eliminar algumas alternativas, desenvolver raciocínios e que, vez ou outra, podem conter a resposta.

#2 Organização e disciplina: tenha um plano de estudos

Você já pensou que passamos, em média, 10 anos estudando conteúdos conceituais e que qualquer coisa de tudo isso pode cair na prova?

Isso é assustador, mas não precisa ser assim!

As provas seguem um padrão que varia pouco. Então, para quem não tem muito tempo, é possível listar as matérias mais cobradas em Sociologia e focar nelas.

  • Com base nisso, o Beduka elaborou um Plano de Estudos totalmente gratuito! Agora você tem um guia que te ajuda a estudar todas as matérias e se organizar com um cronograma ao longo do tempo.

#3 Mãos à obra: exercício e treino!

Vamos supor que você já estudou mas não está seguro se conseguirá lembrar de tudo. Ou ainda, que você não conseguiu estudar tudo e falta pouco tempo para a prova.

O que fazer nessas duas situações? A solução é a mesma: treinar, treinar, treinar…

Se você fizer as provas antigas do Enem ou do vestibular que você procura, poderá simular seu desempenho na hora da prova e saber quais conteúdos já caíram.

É claro que as próximas provas não serão exatamente iguais, mas fazer exercícios te ajuda a memorizar, ver o estilo da questão, a profundidade e identificar dúvidas!

  • Aqui no site do Beduka temos uma aba sobre exercícios de várias matérias!

#4 Faça mapas mentais e resumos

Às vezes, por causa do tempo ou da memória, é bom ter um resumo à mão para dar aquela conferidinha.

Além disso, quando nós mesmos escrevemos um mapa mental, o cérebro tende a guardar melhor a informação do que se só lermos. Isso porque mais áreas são ativadas.

Portanto, ler um assunto e logo em seguida confeccionar um resumo é ótimo! Faz bem para a memorização no presente e pode te salvar no futuro!

#5 Acompanhe conteúdos confiáveis

Principalmente no mundo da sociologia, é comum os alunos acharem que é só questão de “observação e opinião”. 

Não é bem assim…

Toda pessoa que estuda procura um conteúdo de qualidade e de confiança. Ainda mais se estamos falando de uma prova formal.

Aqui no site do Beduka você encontra artigos com resumos das principais matérias, escritos por professores e revisados constantemente.

Na dica #2, nós já deixamos um link com o plano de estudos e um artigo com as principais matérias. 

Porém, se você quer saber quais são todos os assuntos cobrados em Sociologia e ver os resumos que nós temos, está na mão:

#6 Busque se atualizar, mas sem deixar os clássicos de lado!

No caso da sociologia, é muito possível aprender usando os conceitos dos livros escolares e outros materiais também!

Os jornais e notícias, por exemplo, são uma ótima forma de se atualizar! É preciso estar de olho neles e nos pontos positivos que as mídias podem ter, se usarmos com consciência!

Além disso, é importante ler autores clássicos. Como assim?

Alguns clássicos da literatura brasileira, principalmente da época do Realismo, Romantismo e Modernismo, são recheados de reflexões sociais que foram influenciados pela sociologia da época.

Além disso, também nos auxiliam na interpretação de texto e na familiarização com a  linguagem acadêmica. 

Alguns exemplos disso são:

Gostou do nosso artigo sobre qual a melhor maneira de estudar sociologia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.