MatériasRedação

Como fazer um texto Injuntivo? Aprenda com 7 dicas simples!

COMO FAZER UM TEXTO INJUNTIVOCOMO FAZER UM TEXTO INJUNTIVO
Simulado Beduka

Temos contato com textos injuntivos todos os dias, acredita? Ele são aqueles que nos instrui a realizarmos alguma ação, exemplo disso é uma receita ou um manual. É importante conhecê-lo e também saber como escrever um texto injuntivo. Continue lendo que você vai se tornar um especialista nisso!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é um texto injuntivo?
  2. Quais são os recursos linguísticos do texto injuntivo?
  3. Diferença entre texto Injuntivo e Prescritivo
  4. Quais são as principais características  injuntivas?
  5. As 7 dicas para escrever um excelente texto injuntivo 

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka. É um teste gratuito de personalidade e habilidades que norteia a sua carreira!

O que é um texto Injuntivo?

O texto injuntivo é um tipo textual que instrui as pessoas. Em outras palavras, é um tipo texto que tem a função de ensinar a fazer algo. Tranquilo de entender, correto?

Antes de falarmos mais sobre ele, é importante entendermos que ele está entre os 5 tipos textuais, são eles:

Os tipos textuais são as formas com que o texto se apresenta.

O Texto Injuntivo é um tipo textual que se caracteriza por fornecer instruções para a realização de uma determinada tarefa.

Nesse sentido, o texto incentiva o leitor a realizar alguma ação. Ele se baseia na explicação e no método para realizar uma ação. No texto, há a indicação do procedimento para a realização de algo.

O texto injuntivo é muito comum em manuais de instruções, pedidos, prescrições, receitas, entre outros! A sua função é transmitir ao leitor as informações de forma clara, bem explicada.

Importante: o objetivo não inclui convencer necessariamente o leitor, apenas instruir.

Quais são os recursos linguísticos do texto injuntivo?

Já que o texto injuntivo tem a função de informar e instruir, usa a linguagem mais clara e objetiva possível.

Além disso, um dos principais e mais comuns recursos do texto injuntivo é o uso dos verbos imperativos, isto é, os verbos de forma que indicam uma ordem

Exemplo de verbos imperativos

  • Faça
  • Dê 
  • Misture 
  • Leia
  • Tome 

Texto Injuntivo X Texto Prescritivo 

Existe uma discussão entre os linguistas sobre qual seria a diferença entre o texto injuntivo e o prescritivo.

Alguns acreditam que podem ser sinônimos, pertencendo a uma mesma categoria. 

No entanto, outros estudiosos da língua portuguesa entendem que existe uma sutil diferença na intenção de quem escreve o texto. 

Nesse sentido, o texto injuntivo instrui e permite que o leitor possa siga ou não, como nas receitas e manuais.

Já o texto prescritivo possui uma atitude coercitiva, como editais de concursos, contratos e leis. Ou seja, não há a possibilidade de desobedecer!

Quais são as características do texto Injuntivo?

O texto injuntivo tem como objetivo instruir de forma sequencial o leitor a realizar determinada ação. Veja algumas características desse texto:

  • Instrui ou induz o leitor a proceder de determinada forma;
  • Permite que o leitor também aja de outras formas;
  • Segue uma sequência e cronologia;
  • Usa linguagem objetiva e simples;
  • Usa os verbos na forma imperativa, infinitiva, ou no presente do indicativo;
  • Sempre determina o sujeito que realizará a ação;
  • Estrutura simples, em tópico ou frases curtas.

7 dicas para escrever um excelente texto Injuntivo 

Ao escrever um texto injuntivo, é fundamental ter em mente que esse texto precisa estar muito claro e objetivo para o seu leitor. Ele precisa entender as instruções que você está fornecendo.

Separamos 7 dicas para você fazer um texto Injuntivo incrível:

1. Pergunte-se o que o seu leitor precisa saber 

No texto injuntivo, não é necessário colocar tantas informações. Você precisa selecionar e colocar o que for mais importante para o seu leitor.

Beduka Bolsas Direito

Afinal de contas, pode ser muito difícil para o leitor assimilar muitas informações. Por isso, atenha-se ao crucial para a realização de determinada tarefa.  

2. Apresente as instruções de forma gradativa 

Dê preferência a apresentar uma informação de cada vez. Explique, desenvolva e dê exemplos.

Os exemplos objetivos e concretos podem ajudar o seu leitor a assimilar melhor as informações, fazendo associações e se preparando para o próximo passo.

3. Apresente as informações em sequência lógica 

É muito importante seguir uma lógica. Lembre-se que todo texto precisa de um início, meio e fim. Fazer isso facilita o encadeamento de ideias para quem está lendo o seu texto.

4. Use recursos de memória 

Os recursos de memória são ferramentas que podem ser usadas para reforçar uma ideia. O objetivo é fazer com que ela fique fresca na memória. 

Para isso, você pode usar resumos, ilustrações, gráficos, tabelas, fotografias, infográficos, repetições, entre outros. Além disso, as palavras-chave e ideias podem ser boas repetições. 

Isso ajudará o leitor a assimilar melhor todas as informações, afinal, com todas as informações apresentadas, pode ser que o leitor esqueça algum passo importante. 

5. Tome cuidado com os tempos e modos verbais

É comum que as pessoas errem a conjugação verbal no texto injuntivo, pois esse texto solicita um modo verbal específico. Por isso, você deve estudar o modo imperativo, bem como entender a conjugação dos verbos com o uso da segunda e terceira pessoa do discurso.

É importante prestar muita atenção na conjugação dos verbos e nas pessoas do discurso, pois uma má conjugação pode fazer com que o texto apresente pessoas diferentes, deixando-o muito confuso. Veja:

Faça uma calda de chocolate. Utiliza um granulado colorido.”

Neste exemplo, o verbo “fazer” está na terceira pessoa e o verbo “utilizar”, na segunda. O correto seria “utilize”.

6. Destaque informações que precisam de atenção

Existem algumas informações que exigem maior destaque. Por isso, use palavras que chamem a atenção para uma algo imprescindível ou muito importante. 

Para isso, você pode colocar uma fonte maior, usar negrito ou colocar a palavra toda em maiúsculo, como: “ATENÇÃO” ,“OBSERVAÇÃO” ou “AVISO”. 

7. Ressalte informações importantes!

Existem algumas informações cruciais que podem ser colocadas em tom de ordem ou coerção. 

Estas informações geralmente estão relacionadas ao descumprimento de um determinado passo. O que pode comprometer a integridade física ou a saúde do leitor.  

Por isso, ressaltar essas informações dando uma atenção especial é uma prática comum nos textos injuntivos e você pode utilizá-la. 

Gostou de conhecer mais sobre como fazer um texto injuntivo?  Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador