História

O que significa neocolonialismo? Aprenda como nações dominam outras sem precisar de guerra

o que significa neocolonialismoo que significa neocolonialismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O neocolonialismo foi uma política de dominação econômica e cultural exercida pelas potências industriais contra os países da África e da Ásia entre meados do século XIX e a Primeira Guerra Mundial.

Ele foi o desdobramento do imperialismo capitalista, na terceira fase desse sistema produtivo.

Entenda o que significa neocolonialismo e seus impactos na vida dos países atingidos por ele.

Neste artigo, vamos te explicar o que significa neocolonialismo, você pode ir para qualquer parte do conteúdo clicando em um dos tópicos abaixo:

Ganhe descontos de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que significa neocolonialismo?

O neocolonialismo foi um desdobramento do imperialismo europeu sobre os outros continentes. Era uma nova forma de criar colônias, que se manifestou no fato de um país subjugar outro politicamente mais frágil e controlar sua economia, relações sociais, estrutura jurídica etc.

Ele se deu no contexto da segunda revolução industrial e da expansão do capitalismo financeiro, durando então de meados do século XIX até a Primeira Guerra Mundial.

Os principais países a terem políticas neocoloniais foram: 

  • Inglaterra,
  • França,
  • Alemanha,
  • Bélgica,
  • Portugal e 
  • Estados Unidos.

Eles ocuparam diversos territórios na África e na Ásia ao longo do período, com o intuito de ter acesso fácil a matérias-primas para as suas indústrias.

Porém, a justificativa dada era a de que os povos desses continentes estavam atrasados no estágio civilizacional e precisavam da ajuda dos europeus para progredir.

Vamos ver o contexto histórico para entendermos melhor o que significa neocolonialismo.

História do neocolonialismo

Países europeus praticaram o colonialismo por muito tempo. Ainda na Idade Média, os portugueses chegaram a ilhas no Atlântico para explorar a terra e criar uma população que estivesse a serviço do rei.

Com as Grandes Navegações e a descoberta da América, os europeus passaram a ocupar o nosso continente, dominando e se misturando à população local. Neste período, o capitalismo ainda estava nascendo e tinha como principal motor o comércio e o acúmulo de metais preciosos.

Os principais países a praticar o colonialismo foram Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos (Holanda).

Surgimento do Capitalismo

Com a invenção da máquina a vapor e o desenvolvimento da indústria fabril no final do século XVIII, o ritmo de produção aumentou, assim como a demanda por matéria-prima e mercado consumidor.

Este período também foi marcado pela ascensão do nacionalismo na Europa, que justificou a independência da Bélgica e a unificação dos Estados da Alemão e da Itália. 

Isso levou à presença de novos atores no cenário político e econômico internacional, que pretendiam expandir suas fronteiras comerciais e seus parques industriais.

Além dos países europeus, Estados Unidos e Japão também se industrializaram ainda no século XIX

O Japão tinha um histórico isolacionista, evitando contato com os demais países. Contudo, a força militar americana pressionou pela sua abertura e, com o tempo, os japoneses assimilaram a tecnologia industrial que eles traziam.

Esta era a segunda fase do capitalismo, na qual o vapor foi substituído por outras fontes de energia e o aço assumiu o lugar do ferro como material básico. 

Além disso, os meios de transporte e de comunicação sofreram uma evolução imensa e houve a introdução da maquinaria automática.

Neste momento, houve a ascensão da terceira fase do capitalismo, o financeiro, com grandes conglomerados empresariais, que substituíram o capitalismo concorrencial

Ocorreu um acúmulo de capital nos países industrializados, que para manter a produção e não gerar uma crise o exportaram. 

Entenda melhor essa característica do imperialismo com nosso resumo sobre a Revolução Industrial e suas etapas.

Aqui, as empresas passam a se aliar ao Estado, que utilizam sua força política e militar para se impor às nações mais fracas e realizar a exportação do capital.

Graças a essa exploração, uma das coisas que podem ilustrar o que significa neocolonialismo é o empobrecimento das nações que o sofreram. Além de aspectos culturais, como mudança na língua e nos costumes.

Partilha colonial

Deste modo, os países começam a dominar as regiões economicamente atrasadas e vistas por eles como culturalmente inferiores.

Lá, eles começam a desenvolver a infraestrutura e a criar as condições para que os países recebam os capitais e possam fornecer a matéria-prima.

A França conquistou a Argélia e outras nações da África central e ocidental, além da Indochina (região que compreende o Vietnã, o Camboja e outros países atuais). O rei belga, Leopoldo II, recebeu o Congo, onde houve uma prática brutal de escravidão.

Em 1884 houve uma conferência em Berlim para legalizar a posse de Leopoldo II sobre parte do Congo e definir a partilha da África entre as principais nações europeias.

Os ingleses submeteram a Índia, a Rodésia, África do Sul, Nigéria, Costa do Ouro e Serra Leoa; enquanto os alemães ficaram com porções na África Sudoeste e oriental e os italianos com a Líbia, Eritréia e a Somália.

Portugal tornou o reino do Congo um reino vassalo em 1857 e depois efetivou a posse sobre Angola, Moçambique e Guiné. Os espanhóis ficaram com parte de Marrocos, Rio do Ouro e Guiné Espanhola.

Perceba como essa partilha de todo um continente é importante para entender o que significa neocolonialismo. A própria França ainda mantém vários países africanos em dependência dela

Qual é a relação entre neocolonialismo e imperialismo?

O imperialismo é a fase superior do capitalismo. É quando os banqueiros, as empresas e o Estado promovem concentração e monopólio de produção e serviços e buscam explorar regiões para ter matéria-prima e mercado consumidor. 

Alguns teóricos preferem usar a palavra “corporativismo” em vez de capitalismo, pois o capitalismo original não teria essa característica.

A face exploratória é o neocolonialismo, que é o domínio político e econômico realizado sobre as nações mais frágeis. Assim, temos uma ligação muito estreita entre imperialismo e neocolonialismo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Acesse nosso resumo sobre Imperialismo para entender melhor o que significa neocolonialismo.

Questões sobre neocolonialismo

Esperamos que esse resumo sobre o que significa o neocolonialismo tenha te ajudado a entender o assunto. Agora teste seus conhecimentos com as questões de fixação abaixo.

Questão 1 – (FGV-RJ) Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da:

a) incorporação da Libéria aos domínios norte-americanos, em troca do controle da África do Sul pela Inglaterra e Holanda.

b) independência de Angola e Moçambique e da incorporação do Congo ao império ultramarino português.

c) ocupação e do controle do território africano de acordo com os interesses das diversas potências representadas.

d) condenação do regime do Apartheid estabelecido na África do Sul e denunciado pelo governo britânico.

e) incorporação da Etiópia aos domínios italianos e à transformação do Egito em protetorado da Alemanha.

Questão 2 – (Fuvest) A exploração da mão de obra escrava, o tráfico negreiro e o imperialismo criaram conflitivas e duradouras relações de aproximação entre os continentes africano e europeu. Muitos países da África, mesmo depois de terem se tornado independentes, continuaram usando a língua dos colonizadores. O português, por exemplo, é língua oficial de

a) Camarões, Angola e África do Sul.

b) Serra Leoa, Nigéria e África do Sul.

c) Angola, Moçambique e Cabo Verde.

d) Cabo Verde, Serra Leoa e Sudão.

e) Camarões, Congo e Zimbábue.

Gabarito das questões sobre o que significa neocolonialismo

Esperamos que você tenha ido muito bem nos exercícios. Agora veja as respostas e os comentários.

Exercício resolvido da questão 1:

c) ocupação e do controle do território africano de acordo com os interesses das diversas potências representadas.

A Conferência de Berlim foi o momento em que os representantes das potências industriais fizeram a partilha da África. As demais alternativas estão erradas porque: a Libéria não ficou sob o controle americano; Angola e Moçambique só se tornaram independentes na década de 1970; o Apartheid só deixou de existir na década de 1990 e o Egito foi dominado pelos ingleses.

Exercício resolvido da questão 2:

c) Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Os países que historicamente foram dominados pelos portugueses foram esses três e, por isso, falam até hoje o português.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre o que significa neocolonialismo.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.