Literatura

Resumo de Clara dos Anjos, de Lima Barreto. Análise e curiosidades importantes!

Resumo de Clara dos Anjos de Lima BarretoResumo de Clara dos Anjos de Lima Barreto

Clara dos Anjos, de Lima Barreto, é um dos mais famosos romances-denúncia da literatura brasileira. Situado no pré-modernismo, conta a história da inocente Clara que, sendo morena e pobre, foi seduzida por um jovem branco e de melhor condição. A obra é famosa por levantar questões sociais e noticiar a Belle Époque carioca.

Neste resumo de Clara dos Anjos, você encontrará um panorama completo da obra de Lima Barreto:

  1. Informações gerais: ficha técnica e personagens
  2. Resumo de Clara dos Anjos: enredo inicial, desenvolvimento e desfecho 
  3. Curiosidades sobre o autor e a obra
  4. Análise + Influências do Pré-modernismo

Achou pouco? 

Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Resumo de Clara dos Anjos – Informações gerais

É importante, principalmente se você não tiver muito tempo para ler a obra completa, conhecer e se recordar dos aspectos técnicos, que podem te guiar na leitura do resumo de Clara dos Anjos, de Lima Barreto, e, claro, na hora da prova.

Ficha técnica:

Título: Clara dos Anjos

Autor: Lima Barreto

Ano de publicação: 1948 

Nacionalidade: Brasileira

Número de Capítulos: 10

Número de páginas: 77

Foco Narrativo: Impessoal, onisciente, onipresente (3°pessoa)

Linguagem: Simples, clara, humorística e ousada, pois introduziu termos agressivos e explícitos para época. 

Influência externa: Belle Époque

Movimento literário:  Pré-modernismo

Clara dos Anjos: pdf 

Principais personagens

Personagens-do-livro-Clara-dos-Anjos

Clara – É a protagonista, uma ingênua jovem 17 anos, inocente, volúvel, pobre, de pele morena e criada sob a superproteção da mãe; sendo a única filha viva do casal. 

Engrácia – Mãe de Clara, uma mulher dedicada ao lar, que superprotege Clara. 

Joaquim dos Anjos – O pai de Clara e marido de Engrácia. Era carteiro, flautista e amador das modinhas, um homem simples e acomodado. 

Antônio da Silva Marramaque – Era o padrinho de Clara, que a defendia a todo o custo e, por isso, acabou perdendo a vida. Era um homem interessado em discutir política e literatura.

Cassi Jones de Azevedo – Filho ilegítimo de seus pais, tornou-se boêmio, um violeiro com 20 e tantos anos. Era um jovem adulto branco, vistoso, cheio de seduções, conhecido por colecionar mulheres. Possui melhor condição social que Clara.

Salustiana Baeta de Azevedo Mãe de Cassi, era uma mulher vaidosa e preconceituosa. Mimava seu filho e sempre acobertava seus erros.

Clara dos Anjos – Resumo 

Agora sim, conhecendo os personagens – minimamente – e conhecendo os aspectos técnicos mais básicos, vamos ao nosso resumo do livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto.

Resumo do enredo inicial 

A narrativa se inicia com a descrição da família de Clara e do local em que viviam.

Clara era a única filha viva de seus pais, viviam em um bairro do subúrbio, rodeados de casebres e pessoas pobres como eles. Eram a periferia da cidade do Rio de Janeiro.

O pai, Joaquim, era um simples carteiro e amante de música, nas horas vagas tocava flauta. A mãe, Engrácia, era dona de casa e deu à Clara a melhor criação possível, até exageradamente

Com pais superprotetores, Clara quase não saía de casa ou sequer tinha contato com outras pessoas, apenas com o seu padrinho; e, por isso, era muito ingênua e recatada, volúvel e inocente.

A vida da pacata família começou a tomar outro rumo quando um amigo de Joaquim, Lafões, sugeriu que convidasse um amigo seu para incrementar o círculo dos músicos do aniversário de Clara.

Lafões, conhecera Cassi, o músico convidado, em uma prisão. O primeiro se envolveu numa briga de boteco e o segundo se envolveu com uma mulher casada. Ainda assim, Cassi tinha preferência pelas moças morenas e pobres. 

Desenvolvimento

Chegado o dia da festa, Cassi adentrou na casa e, ainda que todos soubessem da sua má fama, seu jeito divertido ludibriava os convidados. 

Quando Lafões apresentou Cassi aos pais de Clara, estes já haviam percebido que o músico reparava em sua filha. Trataram logo de não permitir que Cassi retornasse uma segunda vez.

Cassi passava na porta da casa inventando desculpas para estar alí na rua. Tentava se comunicar com Clara pela janela, mas era arriscado. Tratou logo de lhe enviar cartas convincentes, dizendo que estava perdidamente apaixonado.

Clara, que pela criação demasiadamente fechada dos pais não tinha noção de como as coisas funcionavam na vida real, era tola demais para perceber as intenções do rapaz ou desconfiar de sua reputação.

O padrinho de Clara até tenta intervir na situação e protegê-la, mas Cassi tratou logo de matá-lo e ainda convenceu Clara de que este foi um ato desesperado de amor por ela. Assim, Clara cede e se entrega a Cassi. 

Desfecho do livro Clara dos Anjos

Neste resumo de Clara dos Anjos, finalizando a obra, vemos que Clara descobre que está grávida. Quando avisa Cassi, o rapaz foge como sempre fizera e deixa a moça só, com toda a responsabilidade sob a criança.

Clara se vê desamparada e não sabe o que fazer. Tenta conseguir um aborto mas sua mãe lhe sugere que visite a casa de Salustiana, mãe de Cassi, para reivindicar uma ajuda. 

Quando chega lá, Clara é recebida de péssimos modos, ouve um discurso extremamente preconceituoso da mulher: alegava que brancos não se casam com mulatos e pobres.

Após todo o drama, finalmente Clara sente o choque de realidade, entende sua condição naquela sociedade: era pobre, mulher, jovem, e morena. Termina o livro dizendo à mãe: Nós não somos nada nesta vida.

Gostou do nosso resumo de Clara dos Anjos? Teste seus conhecimentos com outras questões de obras literárias!

Espera aí!

Comente se este resumo de Clara dos Anjos foi útil e fique com a gente pra não perder as curiosidades!

Curiosidades sobre Clara dos Anjos

Lima-Barreto-autor-de-Clara-dos-Anjos
  • Clara dos Anjos foi o último livro escrito por Lima Barreto. O trabalho foi concluído em 1922, ano de sua morte. O romance foi publicado postumamente, em 1948.
  • O romance tem uma adaptação super famosa para quadrinhos. O projeto foi tão bem executado que os artistas receberam o Troféu HQ Mix de 2012.
  • Em Clara dos Anjos, Lima Barreto demonstra a intertextualidade entre o romance e a obra O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queiroz; na montagem da personagem Cassi.
  • A obra assume um tom de livro-reportagem ao trazer a história de desenvolvimento do Rio de Janeiro.
  • Na obra, Lima Barreto aborda o advento dos protestantes que passam a conquistar novos fiéis para o culto. Esta crítica revela a ojeriza que o autor sentia em relação à influência americana no Brasil, que crescia na época.
  •  Censurou duramente a discriminação racial americana e demonstrava um certo nacionalismo, traço característico do Romantismo, embora este não seja o movimento literário ao qual o romance pertence.

Continue conosco!

Análise de Clara dos Anjos – Influências do Pré-modernismo

O pré-modernismo não é um movimento por excelência, mas uma fase de transição entre o Realismo, Naturalismo, Simbolismo e o Modernismo em si. Justamente por se situar no meio, pode apresentar traços de cada um dos movimentos.

O traço presente do Realismo é a abundância de críticas aos comportamentos sociais, vistos como patologias, com bastante racionalidade, beirando o cientificismo. 

Já do Naturalismo, percebe-se a influência do determinismo, quando o ambiente em que Clara foi criada molda sua personalidade. 

O Simbolismo é caracterizado pela falta de uma moralidade marcante e pelo foco na marginalização, elementos perceptíveis no enredo do romance.

Do Modernismo, tem-se o enfoque nas questões sociais tipicamente brasileiras; abordando as minorias do país e seus dilemas. Também é notável uma linguagem menos formal e rebuscada, mais popular e acessível.

Outro ponto importante de se notar na obra é a questão sanitária vivida no contexto histórico em que o romance foi escrito.

No início do século XX, o Rio de Janeiro vivia graves problemas sociais e de saúde pública. A sociedade ainda carregava conceitos sexistas e racistas, principalmente no Rio de Janeiro, onde grande parte da elite europeizada se encontrava.

O período foi também marcado pela chegada da febre amarela, da varíola e outras doenças. Na descrição do romance, enxerga-se facilmente a situação da periferia do bairro em que Clara vivia, consequência das políticas higienistas de Oswaldo Cruz, que expulsou os pobres e doentes do centro para a periferia, formando as favelas

Gostou do nosso artigo com o resumo de Clara dos Anjos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador