Resultado do Prouni

Nesse artigo veremos, com detalhes, tudo que você precisa saber sobre os resultados do Prouni para que você não perca sua oportunidade no Ensino Superior.

E saiba que não há nenhum segredo. O principal é saber onde está a informação correta e atualizada, além de não perder os prazos.

Resultado do Prouni: passo a passo

Apesar das datas do Prouni serem diferentes para cada edital, o procedimento para verificar o seu resultado é sempre o mesmo.

Acesse a p√°gina oficial do programa, clique em resultados e forne√ßa os dados pedidos (n√ļmero de inscri√ß√£o e senha do ENEM).

O sistema pedirá que você clique em uma figura (nuvem, árvore, pasta etc), após fazer isso, você será direcionado automaticamente para a página de resultados do sistema de seleção.

Resultados do Prouni

O Prouni tem duas fases: a primeira é o processo regular e a segunda fase é destinada aos interessados não selecionados na primeira fase.

Essa segunda fase pode ser composta por até 2 processos: lista de espera e bolsas para vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamadas e lista de espera do programa.

Resultado da primeira e segunda chamada do Prouni

Normalmente, os resultados da primeira e da segunda chamada do Prouni são divulgados no mês de fevereiro.

Após a divulgação da segunda chamada, o programa abre uma lista de espera onde o candidato que não foi selecionado para nenhuma das chamadas anteriores pode se candidatar.

A cada edital, a p√°gina de resultado do Prouni √© sua principal fonte de informa√ß√£o sobre o processo, porque ao contr√°rio dos vestibulares, n√£o √© informado pelas universidades. √Č preciso que voc√™ acesse o sistema, por isso lembramos que o importante √© manter as datas de cada fase do edital em mente.

Resultado da lista de espera do Prouni

O MEC distribui a lista de espera para as universidades participantes do programa. Ou seja, as universidades √© que s√£o respons√°veis por fazer a verifica√ß√£o da documenta√ß√£o dos candidatos, por isso, al√©m do site oficial do processo seletivo, √© importante ficar atento aos informes das pr√≥prias institui√ß√Ķes de ensino.

N√£o consigo ver o site do Prouni, e agora?

Se voc√™ n√£o conseguir acessar a p√°gina oficial para ver o resultado Prouni, fique calmo. Voc√™ pode tentar acessar de outro computador, ou at√© mesmo em um hor√°rio diferente. Muitas vezes, com o alto n√ļmero de acesso os site pode ficar um pouco lento e √†s vezes at√© cair por alguns minutos

Além disso, existem dois canais alternativos pelos quais pode checar sua classificação e/ou aprovação:

  • Diretamente com a institui√ß√£o de ensino, na qual se candidatou a uma vaga;
  • Atrav√©s da Central de Informa√ß√Ķes do MEC, cujo n√ļmero √© 0800-616161.

Passei no Prouni, o que fazer agora?

Agora que você foi aprovado, a documentação será sua principal preocupação nessa fase do processo.

√Č necess√°rio lembrar que cada fase tem prazos diferentes e na fase das vagas remanescentes, dependendo do candidato, tamb√©m h√° varia√ß√£o na documenta√ß√£o exigida.

Quando o candidato é selecionado pelo Prouni, é necessário apresentar toda a sua documentação na instituição de ensino em que foi aprovado e, depois, verificar o resultado da comprovação de documentos do Prouni nos canais oficiais.

Abaixo vamos te mostrar quais documentos, normalmente, são exigidos. Lembre-se: os documentos podem variar de acordo com a instituição escolhida.

Documentos

Após verificar o resultado do Prouni, você deverá entregar estes documentos na instituição de ensino:

  • Documentos de identifica√ß√£o pessoal e de familiares;
  • Comprovantes de resid√™ncia;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Comprovantes de separa√ß√£o, div√≥rcio ou √≥bito dos pais (conforme o caso);
  • Comprovantes de pagamento de pens√£o aliment√≠cia (quando houver);
  • Comprovantes de conclus√£o do ensino m√©dio.

Al√©m destes, tamb√©m h√° documenta√ß√£o espec√≠fica para professores da rede p√ļblica de ensino e outros, de comprova√ß√£o de defici√™ncia, conforme o caso de cada candidato.

Procure providenciar todos os documentos com antecedência para que você não perca o prazo de entrega estipulado.

Após a entrega da documentação, a instituição vai verificar a veracidade dos dados decidindo pela aprovação ou reprovação do candidato a bolsa. O resultado é divulgado no próprio site do Prouni.

Aproveite e veja nosso texto sobre os documentos do Prouni.

Tem mais alguma d√ļvida sobre o Prouni? Acesse nosso Guia completo sobre o programa.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a rela√ß√£o de todas as faculdades (privadas e p√ļblicas) da regi√£o. Rapidamente √© poss√≠vel ter acesso aos diferenciais de cada uma, localiza√ß√£o, pre√ßos das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas dispon√≠veis, opini√Ķes de alunos, sal√°rio m√©dio das profiss√Ķes e muito mais. As op√ß√Ķes de filtro e ordena√ß√£o permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda v√°rios canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e constru√ß√£o do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e V√≠deos sobre as Profiss√Ķes.

Se gostou desse artigo sobre o resultado Prouni, n√£o deixe de seguir o Beduka no Facebook e no Instagram. Assim voc√™ n√£o perde nada! ūüôā

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador