A Novela é um gênero literário do tipo narrativo, caracterizado por ser breve. Ainda sim, ele apresenta mais personagens que o Conto e é menos desenvolvido que o Romance, por isso, é intermediário entre esses dois. Para entender mesmo o que são Novelas, você ainda precisa saber diferenciá-la das telenovelas, ver exemplos e conhecer sua origem!
Neste artigo sobre o que são Novelas, você encontrará:
- O que são Novelas e quais são as suas características?
- Qual a diferença entre Romance e Novela e Conto?
- Qual é a origem da novela?
- Quais são os tipos de Novela? Exemplos
- Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!
O que são Novelas?
A palavra Novela veio do italiano e significa “notícia e narração de um acontecimento”, seja real ou imaginário. Portanto, fica fácil entender que a Novela é um dos gêneros literários que se enquadra no gênero narrativo e é de duração mais breve.
Mas e a novela da TV?
Na realidade, as coisas que passam na TV são filmes, séries ou Telenovelas. Acontece que, no Brasil, nós abreviamos a palavra e cortamos o “tele”.
Mas não confunda! A Novela mesmo é um gênero literário!
E é por esse motivo que ela possui os elementos típicos de uma narração:
- Narrador e Foco Narrativo
- Personagens
- Conflito
- Tempo
- Espaço
- Enredo
Além disso, sua estrutura é bem organizada e está dividida em quatro grandes momentos:
- Introdução – Começo
- Desenvolvimento – Meio
- Clímax – Ápice da tensão
- Desfecho e Conclusão – Fim
Exemplos de Novelas
Confira uma lista abaixo com o nome das Novelas mais famosas:
- Rei Arthur – Demanda de Santo Graal, Novelas de Cavalaria
- O Alienista, de Machado de Assis
- A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói
- A Dócil, de Fiódor Dostoiévski
- Morte em Veneza, de Thomas Mann
- A metamorfose, de Franz Kafka
Qual a diferença entre Romance e Novela e Conto?
Se você leu o nosso artigo sobre os Contos, no qual explicamos o que é cada um dos elementos acima, deve ter visto muitas semelhanças!
Mas, vamos clarear as coisas: a Novela é intermediária, ou seja, está depois do Conto e antes do Romance!
- Os Contos são muito curtos, tem poucos personagens, um só tema e todos os elementos são mais restritos, inclusive, não costumam passar de 20 páginas.
- Os Romances são narrativas longas, maiores de 150 páginas, cheias de desdobramentos da vida de cada personagem que, ao final, irão se entrelaçar.
- Já a Novela, tem uma característica de cada: poucos personagens, mas, uma abertura maior para os temas e locais. Costumam ter entre 50 e 150 páginas.
Atenção!
Esses números são só uma referência, eles não são exatos, pois a classificação depende de outros fatores e o tamanho da fonte pode ser mudado!
Resumindo:
Em comparação ao Romance, pode-se dizer que a Novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos. Em relação ao Conto, há um maior desenvolvimento de enredo e de personagens.
Por isso, se fossemos colocar em ordem crescente de detalhes, teríamos: Conto, Novela e Romance!
Quais são as características da Novela?
Agora que você já leu o artigo com as características do Conto e já tem ideia do que é o Romance, vamos analisar as peculiaridades da Novela.
As principais características da novela são:
- Enredo: Diferentemente do que acontece com o Romance, cuja extensão é maior e tem um ritmo mais lento, a Novela segue um ritmo mais acelerado. As ações dos personagens são essenciais para a narrativa, por isso a novela tornou-se um texto que pode ser facilmente adaptado para a TV ou rádio.
- Pluralidade dramática: Ao contrário do que acontece com o conto, a novela desenvolve mais de um enredo ao longo da narrativa.
- Personagens: Não há limite de personagens e, ao longo da trama, novos podem surgir, assim como outros podem ser retirados.
- Sucessividade: O enredo é desenvolvido de maneira sequencial, embora essa sequência possa ser alterada ao longo da narrativa.
- Tempo: Na novela, o tempo é histórico, ou seja, determinado pelo calendário e pelo relógio.
- Espaço: há pluralidade dramática, pois as ações dos personagens são responsáveis por deslocá-los para diferentes ambientes na narrativa.
Qual é a origem da novela?
Acredita-se que as primeiras estruturações de textos que se enquadram nessas características sejam as famosas Novelas de Cavalaria. Por isso, elas teriam surgido no final da Idade Média e retratavam os feitos heróicos de cavaleiros e disputas entre reinos.
Contudo, o reconhecimento da Novela como gênero literário só se deu no Renascimento. Um dos primeiros grandes autores de novela foi Giovanni Boccaccio (1313-1375) com sua grande obra, o Decameron. Ela é uma compilação de histórias contadas por refugiados da Peste Negra, e apresentava um aspecto Realista.
Daí surge a multiplicidade de temas que ela pode carregar, ficando a critério do autor e suas intenções!
Quais são os tipos de Novela?
Como as Novelas surgiram há muitos anos e os seres humanos têm necessidade de expressar os seus contextos, elas também foram ganhando novas temáticas. De acordo com cada tema abordado, as Novelas podem ser divididas em subtipos:
Novelas sentimentais
Surgidas no século XVI, aborda o amor cortês e o desenrola em ocasiões de desejo e morte. Apresenta personagens humorísticos e malandros, que apesar de muito antigos, influenciaram produções atuais.
Exemplo disso é Memórias de um sargento de milícias (1852-53), de Manuel Antônio de Almeida, que apresenta traços semelhantes a essa construção.
Novelas históricas
Nos tempos do Romantismo, entre os séculos XVIII e XIX, a novela tornou-se um dos entretenimentos mais caros à Burguesia, por oferecer-lhe alimento à imaginação e preencher as prolongadas horas de ócio.
É um estilo de narrativa ambientada em algum momento histórico, antigo ou recente, com a presença de personalidades do passado. É o tipo de leitura que diverte mas também acrescenta. James Fenimore Cooper, autor de O último dos moicanos (1826), é tido como o precursor desse subgênero.
Novela policial ou de mistério
O século XIX trouxe também a novela policial ou de mistério. O protagonista dessa temática foi o de Edgar Allan Poe que, depois de escrever muitos Contos, arriscou-se nas novelas como Os assassinatos da Rua Morgue, de 1841.
Até mesmo gêneros que não são Novelas, foram influenciados por essa temática, como o Sir Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, na década de 1880.
Gostou do nosso artigo sobre o que são Novelas? Resumo completo! Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
2 Comentários
Ótimo texto mas uma correção: quem escreveu O ÚLTIMO DOS MOICANOS foi James Fenimore Cooper.
Excelente, Renato. Belo toque, texto já consertado. Bons estudos!