Sabe o que o método científico e a divisão do poder em legislativo, executivo e judiciário têm em comum? Eles foram propostos por filósofos da Filosofia Moderna. Neste texto, trouxemos para você os principais entre eles e suas ideias mais influentes.
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é Filosofia Moderna?
- Quais são os principais filósofos da Filosofia Moderna?
- Quais são as principais características da Filosofia Moderna?
- Qual foi a influência dos filósofos modernos no mundo?
- O Beduka te conecta à faculdade!
Está estudando para o Enem? Podemos te ajudar com isso. Faça o Simulado do Beduka. É gratuito!
O que é Filosofia Moderna?
A Filosofia Moderna é toda produção intelectual feita no período histórico conhecido como Idade Moderna. Ela vai do século XV até o século XVIII e possui subdivisões em escolas filosóficas, como o empirismo e o racionalismo.
Os filósofos da Filosofia Moderna iniciaram seus estudos na esteira do movimento conhecido como Renascimento, que marcou o fim da Idade Média. Os intelectuais que fizeram parte dele reviveram uma série de técnicas e obras da Antiguidade e romperam com as compreensões medievais sobre Deus, o ser humano, a política etc.
Assim, o pensamento deixou de ser teocêntrico (Deus no centro) e passou a ser antropocêntrico (o homem no centro).
Uma das características mais marcantes sobre a Filosofia Moderna é que seus filósofos passaram a questionar a natureza do conhecimento humano. Durante a Idade Média se perguntou o que era a verdade, já na Idade Moderna a pergunta era: é possível saber a verdade? E como chegar até ela?
Além destes problemas de ordem intelectual, eles se perguntaram sobre o Estado-Nação que surgia neste período. Quais deveriam ser as atribuições dos governantes, de onde vinha a legitimidade do Estado, como o poder deveria ser usado?
Foi para responder a estas perguntas que os maiores filósofos da Filosofia Moderna escreveram seus livros. Vamos conhecer quem foram eles e suas principais ideias.
Quais são os principais filósofos da Filosofia Moderna?
A filosofia da Idade Moderna teve muitos representantes. Aqui vamos tratar daqueles que tiveram mais impacto na história.
1- Nicolau Maquiavel (1469 – 1527)
É considerado o pai da política moderna e foi um dos principais nomes da Filosofia do Renascimento, sendo conhecido por ter separado a moral da política. Para ele, os fins justificam os meios utilizados para atingi-los e o papel do governante era conservar o poder.
Maquiavel indica uma série de estratégias no seu principal livro “O Príncipe” a fim de ensinar os governantes na sua missão. Além disso, utilizava a história como mestra da vida e modelo para a ação dos príncipes.
- Teste seus conhecimentos sobre este filósofo da Filosofia Moderna com as questões sobre Maquiavel que separamos.
“Vale mais fazer a arrepender-se, que não fazer a arrepender-se” – Nicolau Maquiavel
2- Jean Bodin (1530 – 1596)
Foi um jurista e filósofo francês que iniciou sua carreira como monge, mas foi acusado de heresia e dispensado da vida religiosa. Sua principal contribuição é na teoria política do direito divino dos reis.
Segundo ele, os reis possuem um poder que vem de Deus e por isso devem detê-lo de modo absoluto. Sendo assim, Bodin é um dos grandes teóricos do Absolutismo.
“O estudo da história é o começo da sabedoria política” – Jean Bodin
3- Francis Bacon (1561 – 1626)
Conhecido como o pai do método científico, Francis Bacon foi um filósofo britânico da linha do empirismo. Ou seja, ele entendia que a base do conhecimento humano era a experiência que temos com nossos sentidos.
“Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe” – Francis Bacon
4- Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Hobbes foi um filósofo inglês, defensor do contrato social e identificado com o Absolutismo. Na sua teoria, a sociedade se construiu com base na perda de algumas liberdades para que o convívio entre as pessoas fosse possível e a guerra de todos contra todos do estado de natureza fosse evitada.
Assim, o governo era a instância que garantia a ordem, obrigando o cumprimento do contrato firmado entre os homens.
- Quer se aprofundar nas teorias dele? Então conheça as principais ideias de Hobbes.
“Aqueles que concordam com uma opinião, chamam-lhe de opinião; mas os que discordam chamam-lhe de heresia” – Thomas Hobbes
5- Galileu Galilei (1564 – 1642)
Pode parecer estranho que ele esteja entre os filósofos da filosofia moderna já que ele foi um astrônomo, físico e matemático italiano. Mas ele colaborou com diversas descobertas da ciência moderna como a relatividade de fenômenos como a rapidez e a velocidade. É bastante conhecido pela defesa do heliocentrismo descrito por Nicolau Copérnico.
“Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si” – Galileu Galilei
6- René Descartes (1596 – 1650)
Descartes é conhecido pela frase “penso logo existo” e é considerado o pai do racionalismo. Segundo ele, a razão é o fundamento do conhecimento, pois os sentidos podem nos enganar.
“Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem” – René Descartes
7- Baruch Espinosa (1632 – 1677)
Esse é menos conhecido que os demais, mas ainda é um dos filósofos da filosofia moderna. Espinosa foi um filósofo racionalista holandês de origem portuguesa. Seu pensamento principal era sobre a ideia de Deus, que para ele era um ser presente em todas as coisas. Deste modo, Espinosa pode ser classificado como panteísta.
Essa ideia lhe rendeu problemas com a comunidade judaica, da qual fazia parte. Ele foi expulso acusado de ateísmo e perdeu seus bens.
“A felicidade não é um prêmio da virtude, é a própria virtude” – Baruch Espinosa
8- John Locke (1632 – 1704)
Locke foi um filósofo empirista da Filosofia Moderna. Ele acreditava que nós nascemos como uma folha em branco e que vamos adquirindo conhecimento com a nossa experiência.
Também foi precursor do liberalismo político, tecendo críticas ao Absolutismo.
- Conheça mais sobre ele com nosso texto sobre quem foi John Locke.
“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos” – John Locke
9- Montesquieu (1689 – 1755)
Foi um filósofo do Iluminismo que propôs a tripartição do poder. No caso, o poder deveria ser dividido em três:
- Legislativo (faz as leis);
- Executivo (governa segundo as leis);
- Judiciário (pune quem viola as leis).
Essa teoria está presente em diversas constituições dos Estados modernos, o que torna Montesquieu ainda muito influente na política.
- Teste seus conhecimentos sobre ele com nossas questões sobre Montesquieu.
“Se quiséssemos ser apenas felizes, isso não seria difícil. Mas como queremos ficar mais felizes que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são” – Montesquieu
10- David Hume (1711 – 1776)
Hume é considerado o pai do ceticismo moderno. Ele foi um crítico do racionalismo dogmático e afirmou que o conhecimento era fruto da experiência humana, da qual se retira as ligações entre causa e efeito.
“A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla” – David Hume
11- Immanuel Kant (1724 – 1804)
Kant talvez seja o filósofo da Filosofia Moderna de maior impacto na história. Ele iniciou sua vida intelectual como um racionalista, mas abdicou de parte desta filosofia ao ter contato com a obra de David Hume.
Sua obra reflete sobre a natureza do conhecimento, se somos capazes de conhecer as coisas em si mesmas ou apenas suas manifestações. Além disso, ele produziu argumentos éticos e teorias políticas que influenciam no mundo até hoje.
- Conheça mais sobre suas ideias com nosso texto sobre as principais ideias de Kant.
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant
Quais são as principais características da Filosofia Moderna?
Como vimos, os filósofos da Filosofia Moderna tiveram suas especificidades. Porém, eles compartilharam algumas características, entre elas estão:
- Antropocentrismo;
- Contratualismo;
- Ceticismo;
- Defesa da liberdade;
- Valorização do método científico;
- Laicismo.
Qual foi a influência dos filósofos modernos no mundo?
Os filósofos da Filosofia Moderna contribuíram bastante para a forma como vivemos hoje. Suas teses sobre a política e a economia deram as bases para a democracia como conhecemos hoje, o capitalismo entre outras coisas.
Foi o filósofo John Locke, por exemplo, quem definiu os princípios de tolerância religiosa como a que existe atualmente. E foi Montesquieu quem propôs a divisão dos poderes em legislativo, executivo e judiciário.
A Organização das Nações Unidas é uma sociedade civil que encontra suas raízes na obra de Immanuel Kant. E o método científico ainda é o que Francis Bacon elaborou.
O Beduka te conecta à faculdade!
E aí, gostou de saber quais são os principais filósofos da Filosofia Moderna?
Eles são muito estudados nos cursos universitários, principalmente os de Humanas ou Ciências Sociais aplicadas, como o Direito.
Seu desejo é entrar na faculdade? Nós podemos te ajudar nisso!
Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!
Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?
E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!
Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.
Obrigado por ter lido até aqui!