Literatura

8 autores que mais caem no Enem e que você precisa conhecer para melhorar sua nota

Autores que mais caem no EnemAutores que mais caem no Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

O edital do Enem não disponibiliza uma lista com as obras e os autores que serão cobrados, mas nem precisa! Entra ano, sai ano, alguns autores marcam presença. Sabendo disso, vamos te contar todas as informações necessárias sobre os 8 autores que mais caem no Enem. 

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber quais os autores que mais caem no Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que cai e como se preparar para a prova de literatura do Enem?
  2. Machado de Assis
  3. Clarice Lispector
  4. Cecília Meireles
  5. Carlos Drummond de Andrade
  6. Manuel Bandeira
  7. Oswald de Andrade
  8. Ferreira Gullar
  9. Rubem Braga
  10. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Está se preparando para o vestibular? Então, baixe nosso Plano de Estudos Beduka. Com ele você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar! Tudo feito especialmente para você que precisa passar no vestibular.

O que cai e como se preparar para a prova de literatura do Enem?

A prova do Enem segue um padrão interpretativo. As questões exigem que o aluno pense e entenda o contexto no qual determinada obra ou autor esteve inserido

Isso a torna mais fácil em alguns aspectos e mais complicada em outros. É mais fácil porque não é preciso decorar datas, nomes de personagens etc. 

É mais difícil porque a interpretação envolve um conhecimento global: muita leitura, no caso, sobre literatura. Mas como adquirir esse conhecimento global?

Preocupando-se em entender os diversos aspectos que levaram o autor a produzir determinada obra. O que defendiam, o contexto histórico no qual estavam inseridos, suas características e assim por diante.

Nada de forma decorada, mas de modo que cada informação se complemente. Fazendo-o compreender os caminhos que levaram o autor a criar determinado fragmento que poderá ser cobrado na prova. 

Esse artigo, sobre os autores que mais caem no Enem, vai te ajudar bastante nesse processo. Selecionamos as informações e fizemos as análises mais importantes para você!

Importante: o edital do Enem não fornece uma lista de autores e obras obrigatórias, mas todas as suas edições seguem o mesmo padrão. Os autores citados neste artigo são figurinhas carimbadas em todas elas, então vamos conhecê-los. 

1 – Machado de Assis

Machado de Assis é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, não à toa um dos mais traduzidos para outros idiomas. Logo, o escritor não poderia deixar de constar na lista de autores que mais caem no Enem.

Ele nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Apesar de a maior parte de suas obras pertencerem ao realismo, o autor também teve um pé no romantismo.

Alguns de seus livros pertencentes ao período romântico são: A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Contos Fluminenses e Histórias da Meia Noite.

Iniciou os seus questionamentos morais e sociais da escola literária realista com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas. A obra inaugurou o realismo no Brasil e rompeu definitivamente a estética romântica que ainda rondava o país.

Dom Casmurro, Quincas Berro D´água, Memórias de Aires, Esaú e Jacó e contos como O Alienista, A Cartomante e Missa do Galo são outros livros consagrados do autor: Todos pertencentes ao realismo brasileiro.

A literatura machadiana apresenta ironia, crítica moral e social (essa voltada principalmente à burguesia), realismo psicológico e objetividade.

2 – Clarice Lispector

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas chegou ainda bebê ao Brasil. A autora não só se naturalizou brasileira como também sempre se considerou pernambucana.

Ao lado de Machado de Assis, Clarice ocupa o posto de escritora com obras mais traduzidas e publicadas em outros idiomas. Posto que a colocou entre os autores que mais caem no Enem. 

Ela pertenceu à terceira fase do modernismo, mas sua escrita intimista a diferenciou dos demais escritores da época

Nos enredos da autora, os acontecimentos são apenas desculpas para mergulhar nos pensamentos. Logo, temos uma prosa poética, ou seja, não linear (com tempo e espaço não definidos). É o que chamamos de fluxo de pensamento.

Algumas de suas obras mais importantes são: A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G. H, A Maçã no Escuro e Perto do Coração Selvagem.

Se você quiser mais detalhes sobres essas obras de Clarice, incluindo análise, basta acessar um artigo exclusivo que temos sobre o assunto:

3 – Cecília Meireles

Cecília Meireles além de escritora, era professora. Isso refletiu bastante em seus escritos, que tem uma quantidade significativa de produções voltadas ao público infantil.

A autora fez parte da segunda fase do modernismo. O conjunto de suas obras apresenta características de aspecto social e político, além de conflitos existenciais e espirituais.

Cecília pode ser considerada uma das mais importantes poetisas que o Brasil já teve, alternando entre versos formais e livres. Ou seja, uma mistura entre os ideais clássicos e os modernos que a garantiu um lugar entre os autores que mais caem no Enem.

Sua obra mais famosa é Romanceiro da Inconfidência. Não se trata de um romance, mas sim de um livro de poemas com caráter narrativo, isto é, narram uma história por meio dos versos. 

Caso você queira saber mais sobre  a autora e suas principais obras, basta acessar: 

4 – Carlos Drummond de Andrade

É impossível que alguém nunca tenha ouvido falar sobre uma pedra no caminho ou tenha suspirado e dito “E agora, José?”. Drummond conseguiu a proeza de cair na graça do povo, mesmo que muita gente o cite sem saber direito o contexto. 

Poeta da segunda geração modernista, seus versos tratam sobre o cotidiano do modo que o mesmo é e merece: de forma leve, direta, sem enfeites, ou seja, com vocabulário simples.

Mesmo usando a simplicidade como método, o autor não deixou de fazer importantes críticas à sociedade. É o caso do poema “José”. Nele, o autor retrata a desesperança presente em um contexto social falido. 

Você pode conhecer mais sobre o autor através de seus poemas mais famosos:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5 – Manuel Bandeira

Manuel Bandeira fez parte do burburinho que foi a Semana de Arte Moderna, marco que deu início à primeira geração modernista. 

Ele não compareceu ao evento, mas seu poema “Os Sapos” foi lido no segundo dia e causou bastante alvoroço. 

Crítico ferrenho as ideias parnasianas (valorização da forma e linguagem culta), o autor era adepto dos versos livres, da liberdade poética e da linguagem coloquial. Seu caráter revolucionário o tornou um ícone e um dos autores que mais caem no Enem. 

O poeta foi um dos escritores que enfrentou os martírios da tuberculose, isso deu origem ao poema “Pneumotórax”, um de seus maiores sucessos.

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), suas obras retratavam acontecimentos cotidianos e apresentavam um boa dose de melancolia. 

6 – Oswald de Andrade

Oswald de Andrade foi um dos líderes da Semana de Arte Moderna e também é um dos autores que mais caem no Enem. Ele foi casado com a pintora Tarsila do Amaral e, juntamente com ela, fundou o Movimento Antropofágico.

Defendia o rompimento com a estética formal e com a predominância da história e da arte internacional sobre nossas produções. Ressaltou a importância de criações que valorizassem o contexto sociocultural brasileiro. 

“Pronominais” é um de seus poemas mais famosos. Ele simboliza esse rompimento estético ao mesmo tempo que se une a uma visão crítica sobre a sociedade do Brasil.

Abaixo, leia o poema:

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro 

Manifesto Pau-Brasil, Manifesto antropofágico, Pau-Brasil, Os Condenados e· Memórias Sentimentais de João Miramar são outras de suas obras mais importantes. 

7 – Ferreira Gullar

Ferreira Gullar é um dos representantes do que chamamos de tendências contemporâneas, manifestações literárias que se iniciaram no século XX.

Essas manifestações surgiram logo após a última geração modernista e é nela que ainda estamos inseridos.  

Sendo um dos fundadores do concretismo e também um dos autores que mais caem no Enem, ele utilizava muito bem o espaço na construção dos versos. 

A poesia concreta funciona assim: a parte espacial presente em um papel é preenchida, explorada e desenhada por meio das linhas de um verso.

O escritor também valoriza a liberdade poética e costuma fazer muitas reflexões políticas em seus escritos. 

Membro da Academia Brasileira de Letras e perseguido pela ditadura, Gullar escreveu “Poema Sujo”, um de seus escritos mais aclamados. 

O poema é considerado uma autobiografia referente ao período no qual esteve exilado. Em algumas partes, a obra retoma ao rigor estético parnasiano. 

8 – Rubem Braga

Rubem Braga é um autor do que chamamos de Tendências Contemporâneas, período no qual ainda estamos vivendo. Além de escritor, foi jornalista.

Destacou-se como um dos mais brilhantes cronistas brasileiros e escreveu para importantes veículos de comunicação, como a Folha de São Paulo. Hoje, aparece na lista de autores que mais caem no Enem.

Suas crônicas apresentavam um importante engajamento político. Nelas, o autor deixou clara sua posição contra o Governo Vargas e o Nazismo.

Tom irônico, crítico e lírico são uma de suas principais características. O conde e o passarinho, Morro do isolamento, Um pé de milho, 50 crônicas escolhidas são algumas das obras de Rubem Braga que vale a pena você conferir!

O Beduka pode te conectar a faculdade

Se você busca entrar na faculdade, vamos contar como fazer isso. Existe um jeito super fácil, sem Enem, sem vestibulares e com um custo super acessível!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre os autores que mais caem no Enem tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.