Cursos

Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Descubra agora!

Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Descubra agora!Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Descubra agora!

Na hora de escolher um curso, é importante saber a diferença entre tecnólogo e bacharelado. Ainda não sabe? Leia nesse artigo e descubra a diferença entre essas duas modalidades.

O jovem, ao finalizar o ensino médio, precisa escolher uma profissão. E como se não bastasse o desafio de escolher uma área a ser seguida, o candidato também precisa se decidir sobre a modalidade de ensino que será cursada. Preparamos aqui um especial para que você entenda a diferença entre tecnólogo e bacharelado.

Aqueles que tem o objetivo de se inserir de forma mais rápida no mercado de trabalho optam pelo tecnólogo. Outros já terminam o ensino médio desejando cursar a uma graduação para obter o diploma de bacharel.

Essas duas opções de cursos são bem diferentes e possuem as peculiaridades. Então, para te auxiliar nesse processo de escolha, apresentamos a principal diferença entre tecnólogo e bacharelado. Já explicamos em outra oportunidade a diferença entre bacharelado e licenciatura, não deixe de conferir.

Tem dúvidas sobre qual profissão escolher? Veja aqui dicas de como descobrir a sua vocação. Temos ainda um especial com as profissões de saúde mais bem pagas.

Entenda a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Sobre o curso tecnólogo – O curso tecnólogo é indicado para aqueles que já sabem a área específica que desejam trabalhar.

E por ter uma abordagem focada nas exigências do mercado de trabalho, o curso tecnólogo tem uma duração menor se comparado aos de bacharelado.

Esses cursos são bem vistos e valorizados pelas empresas, logo as chances de conseguir um trabalho na área de formação são grandes.

E ao contrário do que muitos pensam, a formação por meio da modalidade tecnólogo também vale como um curso superior, sendo assim possível se inscrever em concursos públicos que exigem essa titulação e também seguir com os estudos com uma pós-graduação.

Sobre o curso de bacharelado – O bacharelado faz parte da formação superior tradicional, em que o aluno estuda de forma ampla sobre sua profissão, podendo atuar em diversos ramos após a conclusão, aderindo às pós-graduações para uma especialização.

Por ser um curso generalista, o aluno que opta pelo bacharelado não necessita decidir de imediato qual ramo deseja trabalhar. E por isso essa modalidade se torna ideal para aqueles que desconhecem as exigências do mercado de trabalho atual e ainda têm dúvidas sobre qual função exercer no futuro.

Tem dúvidas sobre qual área seguir?

Hum, entendi que cada curso tem um conteúdo diferente para os estudantes, mas ainda tenho dúvidas sobre os diferenciais de cada um. E agora, qual escolher? Calma! Vamos explicar melhor.

Saiba as diferenças entre tecnólogo e bacharelado

Uma das principais diferenças entre tecnólogo e bacharelado é a questão da duração dos estudos. Mas não podemos esquecer o objetivo e também o tipo de diploma que é concedido ao aluno. Então, confira melhor as características de ambos quanto a:

  • Duração: a graduação de bacharelado tem a duração média de 4 a 5 anos. Já o curso de tecnólogo de 2 e 3 anos
  • Titulação: uma das principais diferenças entre tecnólogo e bacharelado é quanto ao diploma. O curso de bacharelado proporciona o grau de bacharel, que é obrigatório para se atuar em certas profissões, tais como médico, advogado, etc. Já uma pessoa com a titulação de tecnólogo pode exercer a função apenas na área específica
  • Objetivo: o tecnólogo oferece disciplinas voltadas para suprir as exigências do mercado de trabalho, já o bacharelado tem uma formação mais abrangente

A formação tecnológica é bem ampla e abrange áreas como meio ambiente, gestão e negócios, turismo e lazer, produção cultural e segurança, só para citarmos algumas.

Aqui apresentamos algumas das diferenças entre tecnólogo e bacharelado para que possa tomar sua decisão de forma mais consciente. Você tem ainda a oportunidade de saber quais são os melhores cursos de gastronomia do Brasil e entender quais as áreas do direito mais bem remuneradas.

Pesquise bastante sobre a área escolhida e analise se ela tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Já explicamos aqui também quem pode participar do ProUni e como entrar na faculdade pelo FIES.

O Beduka é um buscador de faculdades que surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo MEC. Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Trazemos sempre conteúdos especiais para que você consiga obter as informações necessárias para escolher o seu curso. Além de explicar a diferença entre tecnólogo e bacharelado, você vê aqui o que é pronome oblíquo, o que é isósceles e quais são os principais recursos naturais do Brasil.

O que você achou do nosso texto sobre a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Dê a sua opinião por meio do campo de comentários abaixo. Sempre fazemos conteúdos especiais como este. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador