Quando você pensa em física, são as fórmulas chatas que vêm à sua cabeça? E na química, é a confusa tabela periódica? E na Biologia, são os nomes estranhos? Acredite se puder, mas as Ciências da Natureza vão além disso e, se estudar do jeito certo, te fará ver o mundo com outros olhos!
É muito legal saber o porquê das miragens se formarem, o porquê do óleo não se misturar com a água e é interessante estudar os comportamentos estranhos dos animais. Mas é muito importante saber evitar um choque e incêndio na casa, ter técnicas de cozinha, prevenir combinações tóxicas de limpeza e perceber os sinais de um animal venenoso…
Saber como estudar Ciências da Natureza para o Enem não vai só te ajudar na prova, mas na vida! Por isso, reunimos algumas dicas e informações importantes para quem tem dificuldade. Continue lendo para superar essas matérias de vez.
Quais são as matérias de Ciências da Natureza no Enem?
Física, Química e Biologia são matérias agrupadas como Ciências da Natureza porque se dedicam a estudar o funcionamento dos fenômenos naturais. Elas são marcadas pela pesquisa e realização de testes científicos sobre a natureza que está ao nosso redor.
Além de focar nos fenômenos naturais, as Ciências da Natureza são bem diferentes porque buscam decifrar as regras e padrões que existem no mundo e como eles podem ser afetados pela nossa ação.
Você já deve ter ouvido falar que física e química também podem ser consideradas “de Exatas”. Isso é verdade, já que outra marca forte nessas disciplinas é o uso de cálculos. Mas há muitas coisas de Física e Química que são teóricas e o foco é sempre a natureza.
Quantas são as questões de Ciências da Natureza no Enem?
O Enem é uma prova que tem ao todo 180 questões. Elas são divididas por áreas de conhecimento, então restam 45 para dividir entre as três Ciências da Natureza:
Física: 12 a 13 questões
Química: 13 a 15 questões
Biologia: 17 a 19 questões
Nós já escrevemos um resumo explicando sobre a estrutura, notas e regras do Enem.
O que mais cai no Enem em Ciências da Natureza?
O objetivo deste resumo é te ensinar como estudar Ciências da Natureza para o Enem e isso passa por saber o que estudar e onde focar.
Então confira uma lista simplificada a seguir:
Assuntos de Física para estudar no Enem
- Cinemática (estudo do movimento)
- Eletrodinâmica (estudo da energia em movimento)
- Eletrostática (estudo da energia em átomos e cargas)
- Ondulatória (estudo das ondas luminosas e sons)
- Termodinâmica
- Forças (estudo das Leis de Newton, suas aplicações e transformações)
- Magnetismo
É claro que esses são os assuntos amplos, então escrevemos um outro resumo completo para te contar exatamente os 10 assuntos que mais caem de cada matéria no Enem.
Assuntos de Química para estudar no Enem
- Estequiometria (estudo do cálculo em reações)
- Equilíbrio (estudo das reações, fenômenos e produtos)
- Solubilidade (estudo de reações em meio líquido)
- Propriedades da Matéria (estudo das características das coisas)
- Tabela Periódica (estudo dos elementos)
- Inorgânica (estudo do PH, sais e óxidos)
- Orgânica (estudo de hidrocarbonetos, funções e relações)
Assuntos de Biologia para estudar no Enem
- Ecologia (conceitos, relações ecológicas, problemas ambientais)
- Classificação dos seres vivos (reinos, filos, classes, espécies)
- Genética (leis de mendel, cálculos, regras, doenças)
- Metabolismo celular (transporte, síntese, tipos, funções)
- Fisiologia e Anatomia (órgãos, hormônios, energia, partes do corpo)
- Sistemas do corpo (cardiovascular, respiratório, digestivo, reprodutor, excretor)
- Infectologia (doenças, ciclos de vida, causas, prevenção, tratamento)
Dentro do Blog do Beduka você encontra resumos mais específicos de cada tópico que há dentro desses assuntos. Pesquise na lupa!
Como estudar Ciências da Natureza para o Enem: 8 Dicas Gerais
1- Foque na interpretação de texto
O Enem não é uma prova conteudista. Na verdade, ele se baseia em ver quais competências e habilidades que o estudante conseguiu desenvolver na hora de lidar com o conteúdo. Por isso, muito além de saber a matéria, você precisa realmente entender o que o enunciado quer você faça com ela!
Nós temos algumas dicas para te ajudar na interpretação de textos.
2- Aposte na interdisciplinaridade
Só pelo fato das Ciências da Natureza serem compostas por 3 matérias, dá pra imaginar que elas se conectam em algum momento. Perceber ou fazer essa conexão tem tudo a ver com a dica anterior, por isso o Enem ama a interdisciplinaridade.
3- Como começar a estudar Ciências da Natureza para o Enem? Pelo básico!
Do que adianta saber fazer o bolo se os ingredientes estiverem estragados? Por isso, comece fortalecendo seu estudo nos assuntos básicos antes de avançar. E na hora de aprofundar, foque só no que será cobrado na prova. Assim você poupa energia e tempo.
Você já conhece os assuntos que mais caem, são aqueles que listamos acima.
4- Busque formas dinâmicas e diversas
Cada pessoa aprende e memoriza de um jeito. Teste todas as formas na hora de aprender. Depois, faça a revisão focando na forma que te pareceu melhor. Além disso, busque responder uma questão de diferentes formas. Há vários raciocínios que levam à mesma resposta e vão te ajudar a memorizar e sair do branco na hora da prova!
5- Relacione as matérias de Ciências da Natureza com seu dia a dia
Já é mais que comprovado: quando você aprende algo que tem a ver com o seu cotidiano, seu cérebro entende e guarda melhor. Sempre que estudar para o Enem, busque exemplos e problemas relacionados ao seu dia a dia.
6- Calcule o tempo que você gasta para fazer as questões de Ciências da Natureza
A prova do Enem como um todo tem duração máxima de 5h, você precisa pegar o ritmo! Por isso, cronometre o seu desempenho para ver se está progredindo ou se precisa desenvolver novas estratégias. E nem pense em usar calculadora! Ela vai te deixar mal acostumado, além de ser proibida no dia da prova.
7- Use macetes e fórmulas
A prova é de múltipla escolha e você só precisa marcar a alternativa certa, não importa o caminho. Além disso, os macetes vão te ajudar a ganhar tempo! O porém é que um erro comprometerá a questão inteira. Tome o cuidado de ter dominado a matéria primeiro e conferir se o resultado fez sentido.
8- Treine com provas anteriores e confira as soluções das que errar
Um maromba só consegue levantar 100 kg depois de semanas frequentando a academia. O mesmo acontece com você. Além disso, questões ajudam a fixar o conhecimento, a ver onde está seu ponto fraco e corrigir a tempo, além de te acostumar com o jeito que os conteúdos são cobrados.
Nós até já criamos um Simulado Gratuito e Online com questões do Enem para você treinar!
Ufa, agora você já sabe como estudar Ciências da Natureza para o Enem! Mas faltam algumas dicas mais específicas por matéria a seguir.
Como estudar Ciências da Natureza para o Enem: 4 dicas para Biologia
A Biologia é a ciência que estuda o funcionamento da vida tanto no nível microscópico quanto ao olho nú, além das relações entre os seres vivos. A parte de decoreba se resolve praticando diariamente, mas o importante é entender o funcionamento das coisas.
Então vamos a alguns hacks para te ajudar a saber como estudar Ciências Exatas para o Enem, tratando-se de Biologia:
- Preste atenção nos prefixos e sufixos dos nomes, eles dão pistas de qual característica aquele ser vivo ou célula terá.
- Esteja por dentro das atualidades, o Enem ama falar de doenças e medicamentos em alta.
- Não deixe de revisar os termos mais específicos e criar esquemas e mapas mentais para as relações entre os seres vivos.
- Assista a filmes ou séries com temas de zoologia, medicina, pragas e mutação genética. Vão te ajudar a se familiarizar com os nomes.
Como estudar Ciências da Natureza para o Enem: 4 dicas para Física
A Física é a parte da ciência que vai analisar como os materiais e átomos interagem uns com os outros, sem mudar a sua estrutura interior. O gelo derretendo, por exemplo, continua sendo água, só muda a forma exterior. Mas é verdade que ela também vai estudar os movimentos e as forças, a parte que tem cálculos.
Por isso, confira as dicas para te ajudar a saber como estudar Ciências da Natureza para o Enem, tratando-se de Física:
- Perceba que as fórmulas de física têm uma relação lógica com os fenômenos e aprenda a interpretá-las ou deduzi-las
- Nunca deixe de conferir as unidades de medidas em seus cálculos.
- Tenha um bom conhecimento em matemática básica.
- Faça mapas mentais com fórmulas e conceitos principais.
Como estudar Ciências da Natureza para o Enem: 4 dicas para Química
A Química é a ciência que vai estudar a mudança na estrutura das coisas e como acontece a interação e troca de elementos.
Por isso, confira as dicas para te ajudar a saber como estudar Ciências da Natureza para o Enem, tratando-se de Química:
- Sempre fique atento às unidades de medidas e conceitos básicos.
- Preste atenção aos sufixos e prefixos que apontam para fenômenos em comum.
- Nunca pule um assunto, só avance quando tiver certeza.
- Foque nos fenômenos do cotidiano que sempre são cobrados no Enem.
Esperamos que agora você saiba exatamente como estudar Ciências da Natureza para o Enem! Se tiver qualquer dúvida, correção ou elogio, deixe um comentário e te responderemos assim que possível.
E lembre-se: tudo fica mais fácil se você tiver um plano que mostre o caminho. Por isso, o Beduka criou o Plano de Estudos que tem todas as matérias organizadas por dia até a prova.
Agora você terá companhia para embarcar nessa aventura rumo à aprovação.
Um abraço e bons estudos!