Biologia

Os 12 Melhores Exercícios de Zoologia com Gabarito

capaOs 12 Melhores Exercícios de Zoologia com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Zoologia é o ramo da biologia que estuda a vida animal. Ela analisa as suas diferentes características, como o modo de vida e a anatomia. Os animais são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos que são encontrados nos mais diversos ambientes do Planeta Terra. Leia nosso resumo e faça Os 12 Melhores Exercícios de Zoologia.

Quando você terminar os Exercícios de Zoologia, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Talvez a Zoologia seja um dos conteúdos mais importantes para o ENEM, afinal, nós somos animais. Pense bem, todos os outros conhecimentos estão ligados à nossa natureza biológica. 

Nós interagimos o tempo todo com outros seres vivos e juntos modificamos constantemente a superfície terrestre e as profundezas marítimas.

Sendo assim, resolvemos resumir os principais pontos sobre o assunto e lhe dar a oportunidade de fazer Os 12 Melhores Exercícios de Zoologia.

O que é Zoologia? (Resumo e Significado)

Zoologia é o ramo da biologia que estuda a vida animal. Ela analisa as suas diferentes características, como o modo de vida e a anatomia. Os animais são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos que são encontrados nos mais diversos ambientes do Planeta Terra.

Laboratório Exercícios de Zoologia

Grande parte dos animais possuem órgãos de sentidos e sistema nervoso que lhes permitem coordenar os movimentos para capturar o alimento.

Como os animais são classificados?

Segundo a divisão de Carolus Linnaeus, o Reino animal é um dos 5 Reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Vamos ver cada um deles.

Poríferos

Os Poríferos são seres aquáticos, invertebrados, de vida fixa, possuem poros, são filtradores e seus principais representantes são as esponjas!

Cnidários

Cnidários ou Celenterados são seres aquáticos, principalmente marinhos, bem representados pelas águas-vivas e anêmonas-do-mar.

Platelmintos

Os Platelmintos são vermes de formato achatado e típicos de regiões úmidas, além de poder ter vida livre ou parasitária.

Nematelminto

Os nematelmintos são vermes de aparência cilíndrica, alguns são parasitas e podem até causar doenças. Um dos nematoides mais conhecidos é a Lombriga, sendo mais complexos que os Platelmintos.

Anelídeos

Os Anelídeos são os animais pertencentes ao Filo Annelida, cujos principais representantes são as minhocas e os sanguessugas. Esse nome se deve ao fato do seu corpo ser todo segmentado em forma de anéis.

Moluscos

Os Moluscos são os animais do Filo Mollusca, como os caracóis, lesmas e polvos. Sua principal característica é ter o corpo mole e muitos têm a presença de conchas. São invertebrados e habitam diversos ambientes.

Artrópodes

Artrópodes são os animais formados por patas articuladas e exoesqueleto segmentado. Alguns exemplos de artrópodes são os besouros, larvas, borboletas, aranhas, camarão, centopéia, lacraia, piolho de cobra, etc.

Equinodermos

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, sendo estrelas-do-mar e ouriços-do-mar as espécies mais conhecidas. Eles são invertebrados, carnívoros, possuem endoesqueleto, espinhos pela superfície e várias novidades evolutivas.

Cordados

O Filo Chordata abriga os seres que compartilham características embrionárias exclusivas: notocorda, cordão nervoso, fendas branquiais, podem ser vertebrados ou não, etc.

Quais são os ramos da Zoologia?

  • Entomologia – estudo dos insetos
  • Carcinologia – estudo dos crustáceos
  • Helmintologia – estudo dos vermes
  • Malacologia – estudo dos moluscos
  • Ictiologia – estudo dos peixes
  • Herpetologia – estudo dos répteis e anfíbios
  • Mastozoologia – estudo dos mamíferos
  • Ornitologia – estudo das aves
  • Etologia – estudo do comportamento dos animais
  • Mirmecologia – estudo das formigas
  • Primatologia – estudo dos primatas
  • Aracnologia – estudo dos aracnídeos

Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Exercício de Zoologia com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (FUVEST) Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:

a) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase.

b) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.

c) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária.

d) dengue, febre amarela, filariose e malária.

e) dengue, febre amarela, filariose e teníase.

Questão 2 – (UEMS) Grupo exclusivamente marinho cujo corpo, na fase adulta, apresenta simetria pentarradial, podendo apresentar espinhos na superfície do corpo, endoesqueleto composto por ossículos calcários, animais verdadeiramente celomados, que possuem sistema hidrovascular:

a) Poríferos

b) Tubelários

c) Cnidários

d) Moluscos

e) Equinodermos

Questão 3 – (UFG)

Observe a tira abaixo:

O invertebrado, observado por Mafalda, pertence ao filo que, evolutivamente, é o mais próximo dos cordados, por apresentarem:

a) Hábitat marinho

b) Mesoderme

c) Deuterostomia

d) Fecundação externa

e) Simetria radial

Questão 4 – (UEPB) A placenta é uma estrutura materno-fetal, característica dos mamíferos, que permite a passagem de nutrientes, gases respiratórios e excretas entre os dois organismos, durante o período gestacional.

Com base na ausência/presença rudimentar/desenvolvimento pleno da placenta, os mamíferos classificam-se em prototheria, metatheria e eutheria. Entre as ordens de mamíferos citados, assinale aquela onde os indivíduos não apresentam desenvolvimento placentário.

a) Chirópteros

b) Cetáceos

c) Marsupiais

d) Monotremados

e) Artiodáctilos

Questão 5 – (UFMG) Estes animais costumam estar presentes no dia-a-dia dos seres humanos: 

Exercícios sobre Zoologia

Considerando-se esse conjunto de animais é CORRETO afirmar que todos eles

a) pertencem à classe Insecta. 

b) possuem exoesqueleto de quitina. 

c) são vetores de doenças. 

d) têm aparelho bucal sugador. 

Questão 6 – (UFMG) Analise estas características de um animal na fase adulta: • Hábitat: brejos • Trocas gasosas: pele e/ou pulmões • Nutrição: carnívoros • Anatomia da boca: ausência de dentes e presença de língua protátil Considerando-se tais características, é INCORRETO afirmar que esse animal 

a) apresenta variação de temperatura corporal. 

b) se alimenta de insetos capturados com a língua. 

c) se reproduz por fecundação interna e possui ovo com casca. 

d) utiliza o oxigênio presente no ar ou dissolvido na água.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios de Zoologia.

Questão 7 – (PUC-MG) Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas passando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. É o processo de adesão celular. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar: 

a) A agregação celular depende do reconhecimento que se estabelece entre as células e deve ser espécie específica. 

b) A simplicidade celular das esponjas se deve ao fato de elas não apresentarem reprodução sexuada. 

c) Se duas diferentes espécies de esponjas são desagregadas juntas, as células de cada espécie se reagregam isoladamente. 

d) O alto grau de regeneração celular observado nas esponjas se deve ao pequeno grau de diferenciação celular do animal. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 8 – (UFJF-MG) Em uma aula de ciências, os alunos buscaram informações em jornais e revistas sobre a importância de espécies animais para o homem. Ao final da aula, entregaram um exercício no qual classificaram como corretas ou incorretas as informações encontradas. Algumas dessas informações são apresentadas a seguir. 

I. Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam. 

II. Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores). 

III. Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase. 

IV. Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta. 

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS:

a) I e II 

b) I, II e III 

c) I e IV 

d) II e IV 

e) III e IV 

Questão 9 – (UFPI) Os moluscos constituem um grupo abundante e diversificado de animais que apresentam corpo mole, com ou sem concha, simetria bilateral, sendo triblásticos e celomados. Assinale a alternativa que indica corretamente todos os possíveis habitats desses animais. 

a) Ambientes aquáticos e terrestres. 

b) Ambiente marinho. 

c) Ambientes aquáticos: marinho e dulcícola. 

d) Ambientes marinho e terrestre. 

e) Ambientes dulcícola e terrestre.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os 3 últimos Exercícios de Zoologia.

Questão 10 – (UFRRJ) João, aluno do ensino médio que estava fazendo uma revisão em seus apontamentos de zoologia, verificou que, ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas (que vivem em água “doce”) utilizam oxigênio atmosférico através de sua cavidade paleal que é ricamente vascularizada, como um pulmão primitivo. Surgiu, então, uma dúvida: “Por que esses animais aquáticos respiram por pulmões? Outros moluscos, como os bivalves, respiram por meio de brânquias, quer vivam em água “doce” ou salgada e o mesmo acontece com os peixes. Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?” João, ao formular tais questões, não lembrava que:

a) vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico. 

b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. 

c) a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar. 

d) próximo à superfície, a disponibilidade de alimentos é maior. 

e) os gastrópodes não são planctófagos, não podendo realizar a filtração.

Questão 11 – (UFC-CE) O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, os equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo: 

a) do desenvolvimento embrionário. 

b) da simetria dos organismos. 

c) do documentário fóssil. 

d) da fisiologia. 

e) do genoma.

Questão 12 – (UNIFESP-SP) Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que: 

a) seu agente causador pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridíase, e da tênia (Taenia solium), que causa a teníase. 

b) no filo do agente causador do amarelão, os organismos são sempre parasitas, uma vez que não possuem cavidade celomática verdadeira. 

c) o doente apresenta cor amarela na pele porque o parasita aloja-se nas células hepáticas, produzindo aumento do fígado (hepatomegalia). 

d) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro. 

e) medidas de saneamento só são efetivas no combate à doença se forem eliminados também os hospedeiros intermediários. 

  • Parabéns, você fez todos Exercícios de Zoologia, Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios de Zoologia

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) dengue, febre amarela, filariose e malária.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) Equinodermos

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) Deuterostomia

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) Monotremados

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) possuem exoesqueleto de quitina. 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) se reproduz por fecundação interna e possui ovo com casca. 

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) A simplicidade celular das esponjas se deve ao fato de elas não apresentarem reprodução sexuada. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) I e IV

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: a) Ambientes aquáticos e terrestres. 

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. 

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: a) do desenvolvimento embrionário. 

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: d) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Zoologia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários