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Exercícios de Figuras de Linguagem com gabarito

Exercícios de Figuras de LinguagemExercícios de Figuras de Linguagem
Mentoria para o Enem

Não sabe como estudar as figuras de linguagem para o Enem e outros vestibulares? Faça alguns exercícios e aprenda um pouco mais sobre a metáfora, metonímia, antítese, entre outros exemplos de figuras de linguagem.

As figuras de linguagem costumam aparecer frequentemente no caderno de Linguagens, códigos e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, que tal praticar os seus conhecimentos fazendo alguns exercícios dessa matéria? Nesse artigo daremos a definição e alguns exercícios de figuras de linguagem.

O Beduka também possui diversos conteúdos de português que te ajudarão no Enem e em outros diversos vestibulares. Descubra a diferença entre coesão e coerência, saiba quais são os tipos textuais e veja o que é uma preposição.

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O que são Figuras de Linguagem?

Figuras de linguagem são algumas estratégias que o orador ou escritor usa para tornar a mensagem que ele transmite mais expressiva. As figuras de linguagem são importantes, pois sabendo identificá-las é possível interpretar melhor os diferentes tipos de texto.

Compreender e saber usar as figuras de linguagem capacita o uso mais eficaz da linguagem como fenômeno social, ajudando a vislumbrar o simbolismo de algumas conversas e obras literárias, por exemplo.

As figuras de linguagem são divididas em 4 principais tipos:

  • Figuras de som
  • Figuras de construção
  • Figuras de pensamento
  • Figuras de palavras

Veja sobre cada uma delas abaixo.

Principais Figuras de Linguagem – Figuras de Som

As figuras de som estão associadas à sonoridade das palavras. Veja abaixo as principais figuras de som.

  • Aliteração: A aliteração consiste na repetição de consoantes ao longo do texto. é muito usada para para criar trava-línguas e dar ênfase ao texto.
  • Assonância: A assonância é a repetição ordenada de sons vocálicos similares.
  • Paronomásia: Paronomásia é o uso de sons semelhantes, mas com palavras de distintos significados.
  • Onomatopeia: Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons.

Principais Figuras de Linguagem – Figuras de Construção

As figuras de construção são aquelas que interferem na estrutura gramatical da frase. Veja abaixo as principais figuras de construção.

  • Elipse: A elipse é a omissão de uma palavra considerada de fácil identificação no contexto.
  • Zeugma: A zeugma é a omissão de uma palavra pelo fato de ela já ter sido usada antes.
  • Pleonasmo: Pleonasmo é a repetição da palavra ou da ideia contida nela para intensificar o significado.
  • Assíndeto: O assíndeto representa a omissão de conectivos entre elementos ou conjunções coordenadas.
  • Polissíndeto: O polissíndeto é o uso repetido de conectivos.
  • Anacoluto: Geralmente consiste em deixar um termo solto na oração, mais conhecida como frase quebrada.
  • Hipérbato: O hipérbato é a alteração da ordem direta da oração.
  • Hipálage: corre quando atribuímos uma palavra ou característica pertencente a outra frase.
  • Anáfora: A anáfora é a repetição de uma ou mais palavras de forma regular.
  • Silepse: A silepse é a concordância com o que se entende e não com o que está implícito. Ela é classificada em: silepse de gênero, de número e de pessoa.

Principais Figuras de Linguagem – Figuras de Pensamento

As figuras de pensamento trabalham com a combinação de ideias e pensamentos.

  • Antítese: A antítese é o uso de termos que têm sentidos opostos.
  • Paradoxo: O paradoxo representa o uso de ideias que têm sentidos opostos, não apenas de termos (tal como no caso da antítese).
  • Apóstrofe: A apóstrofe é a interpelação feita com ênfase.
  • Eufemismo: O eufemismo é utilizado para suavizar o discurso.
  • Gradação: A gradação é a apresentação de ideias que progridem de forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax).
  • Hipérbole: A hipérbole corresponde ao exagero intencional na expressão.
  • Ironia: A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.
  • Personificação: A personificação ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais.

Principais Figuras de Linguagem – Figuras de Palavras

As figuras de linguagem ou de semântica estão associadas ao sentido que as palavras possuem.

  • Metáfora: A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.
  • Perífrase: A perífrase, também chamada de antonomásia, é a substituição de uma ou mais palavras por outra que a identifique.
  • Catacrese: A catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica.
  • Metonímia: Similar a metáfora, existe o uso de um significado sobre outro. Além de explorar a ligação lógica dos termos.
  • Sinestesia: A sinestesia acontece pela associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.

Quer aprofundar o estudo de figuras de linguagem? Acesse nosso artigo completo sobre o assunto. Nele você encontrará os exemplos das figuras de linguagem.

Exercícios de Figuras de Linguagem

1. (Enem) –

Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para

a) condenar a prática de exercícios físicos.
b) valorizar aspectos da vida moderna.
c) desestimular o uso das bicicletas.
d) caracterizar o diálogo entre gerações.
e) criticar a falta de perspectiva do pai.

2. (VUNESP) – Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de númer

3. (PUC-SP) – Nos trechos: “…nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major” e “…o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja” encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopeia e hipérbole;
b) hipérbole e metonímia;
c) perífrase e hipérbole;
d) metonímia e eufemismo;
e) metonímia e prosopopeia.

4. (ENEM) –

Cidade grande

Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.

(Carlos Drummond de Andrade)

Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a

a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

5. (Unicamp) –

Morro da Babilônia

À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
Geral).

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Quando houve revolução, os soldados
espalharam no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.

Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.

(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.19.)

No poema “Morro da Babilônia”, de Carlos Drummond de Andrade,

a) a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela referência ao Morro da Babilônia.
b) o sentimento do mundo é representado pela percepção particular sobre a cidade do Rio de Janeiro, aludida pela metáfora do Morro da Babilônia.
c) o tratamento dado ao Morro da Babilônia assemelha-se ao que é dado a uma pessoa, o que caracteriza a figura de estilo denominada paronomásia.
d) a referência ao Morro da Babilônia produz, no percurso figurativo do poema, um oxímoro: a relação entre terror e gentileza no espaço urbano.

6. (UFPA) –

Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

(MELO, João Cabral de. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979)

Nos versos

“E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo…”
tem-se exemplo de

a) eufemismo
b) antítese
c) aliteração
d) silepse
e) sinestesia

7. (ENEM) –

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

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Gabarito de Exercícios de Figuras de Linguagem

Exercício resolvido da questão 1 –
e) criticar a falta de perspectiva do pai.

Exercício resolvido da questão 2 –
e) silepse de número.

Exercício resolvido da questão 3 –
e) metonímia e prosopopeia.

Exercício resolvido da questão 4 –
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

Exercício resolvido da questão 5 –
a) a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela referência ao Morro da Babilônia.

Exercício resolvido da questão 6 –
c) aliteração.

Exercício resolvido da questão 7 –
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

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