Filosofia

O que significa moral na Filosofia? Definição e aspectos importantes

o que significa moral na filosofiaO que significa moral na Filosofia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A moral é um componente importante na vida em sociedade. É por meio dela que o convívio entre as pessoas ganha harmonia e elas podem viver em paz. Além disso, ela é um campo de estudos filosóficos presente em diversos vestibulares. Por isso é fundamental saber o que significa moral na Filosofia para ir bem nas provas. É isto que vamos ver neste texto.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? É só clicar em um dos tópicos abaixo:

Você está estudando para o Enem? Baixe o Plano de Estudos Beduka, descubra o poder da organização e melhore seus resultados.

O que significa moral?

Para te dizer o que significa moral na Filosofia, vamos ver antes a origem deste termo com a ajuda de uma história.

A República Romana tinha um cargo político muito importante: o de cônsul. A cada ano, dois senadores eram eleitos cônsules simultaneamente e revezavam no exercício do cargo, mês um, mês outro.

Em 63 a.C., os senadores eleitos foram Cícero e Caio Antônio Híbrida. Porém, um dos senadores chamado Catilina tramou uma conspiração para retirá-los do poder. A movimentação foi descoberta por Cícero, que a expôs no Senado em 4 discursos.

Uma das falas de Cícero contra Catilina se referia ao período e a forma de vida geral da população romana. Ele exclamou: Ó tempora! Ó mores! Em portugês seria: Oh tempos! Oh costumes.

Essa história nos faz pensar em algumas coisas sobre um conceito que entrou no nosso vocabulário por influência latina: a moral.

Moral significa costumes e vem do termo latino que a gente viu lá em cima: mores. Ou seja, ela se refere às práticas sociais e as regras e convenções que as sociedades estabelecem para viver em harmonia.

Isso é feito pela influência que os valores morais têm sobre os costumes.

O que significa moral na Filosofia?

A moral significa, na Filosofia, uma necessidade humana. Como os seres humanos vivem em sociedades, é preciso que exista uma série de comportamentos para regular o convívio entre eles. Sem isso, a sociedade cairia no caos.

Deste modo, a moral é o conjunto de valores que definem o que é certo e o que é errado, adequado ou inadequado para um povo.

Podemos dizer também que ela é o padrão de comportamento que uma sociedade estabeleceu. Ela é o tipo de ação que se espera das pessoas.

Além disso, a Filosofia contribui para normatizar a moral. As nossas ações têm influências diversas, como as que vem da religião, da família, da nação, entre outros. A Filosofia pode ser também uma delas.

Os primeiros filósofos a se dedicarem à moral foram os do período da Filosofia Clássica, que fundaram o campo de estudo sobre ela. Vamos ver qual ele é em seguida.

Qual é o campo da Filosofia que estuda a moral?

Agora você já sabe o que significa moral na Filosofia. Ela é o comportamento padrão de um grupo social e também um campo de estudos filosóficos. Este campo é conhecido como Filosofia Moral ou Ética.

A Filosofia Moral nasce a partir de reflexões sobre as morais existentes. O interesse dos filósofos que se dedicam a este campo é dirigir a ação humana para o padrão visto por eles como adequado.

Em geral, a Filosofia Moral apresenta princípios universais para os indivíduos adotarem para formar sua sabedoria prática. Ela fala em termos de justiça, de equilíbrio nas ações etc., para que as pessoas saibam o que fazer diante das situações que encontrarem na vida.

Alguns filósofos tratavam a moral como um reflexo da lei natural. Deste modo, ela pode ser vista também como um dever a ser cumprido.

A Filosofia cristã entendeu a moral também no âmbito da lei natural. Esta última para eles é a forma humana de viver sob a lei divina. O que significa que a moral no Cristianismo é agir segundo a vontade de Deus.

A moral é relativa?

Como vimos acima, a moral tem várias influências. Algumas delas são:

  • a religião;
  • a filosofia;
  • a lei.

Como cada grupo tem religiões e leis diferentes, significa que a moral deles também será diferente.

Aquilo que é visto como adequado por uma sociedade não necessariamente será adequado para outra. Essa relatividade é o que causa um dos desafios de entender o que significa moral na filosofia.

Isso pode ser visto na economia. Por muito tempo os católicos viram alguns trabalhos como imorais. Um exemplo era ser dono de estalagem, algo parecido com um hotel. A explicação é que esses ambientes eram usados para encontros proibidos e manter um significava conivência.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Os pagãos não viam dessa forma e os católicos mudaram de opinião ao longo do tempo.

A moral, portanto, é relativa às sociedades e à época. Outro exemplo: você usa o mesmo tipo de roupa que a sua avó ou seu avô? Provavelmente não, porque o padrão atual é muito diferente do que existia na juventude deles.

Voltando a nossa história lá de cima, quando Cícero exclama “Ó tempos! Ó costumes”, ele está ligando os costumes à época. Para ele, os costumes dos antepassados eram diferentes.

O que é moralismo?

Como você está tentando entender o que significa moral na filosofia, é fundamental diferenciar moral de moralismo. O moralismo é uma adesão extremamente rígida à moral.

Os indivíduos possuem consciência moral. Eles podem, por si mesmos, analisar as situações e dizer qual é a melhor forma de agir nelas.

Contudo a norma moral pode ser posta acima de todas as coisas, inclusive dessa capacidade. É isso que gera o moralismo.

Qual é a diferença entre Moral e Ética?

A Ética e a moral são confundidas várias vezes, mas elas são diferentes. De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes.

Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem. Por exemplo, os tabus religiosos de um povo.

Os valores éticos têm sua origem justamente na reflexão sobre estes tabus. 

Por exemplo, digamos que o tabu seja o sacrifício de animais em troca de prosperidade. Segundo a moral daquele povo, é justo e até recomendável sacrificar animais, mas o questionamento sobre se isso é certo ou errado é onde a ética atua.

Esperamos que, com isso, tenha ficado mais fácil entender o que significa moral na Filosofia e sua importância.

Entre na faculdade com a ajuda do Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que significa moral na filosofia tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.