Filosofia

Quais são os principais pensadores iluministas? Veja as suas ideias centrais

Quais são os principais pensadores iluministasQuais são os principais pensadores iluministas?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Iluminismo foi um movimento filosófico do século XVIII. Surgido na Europa, influenciou todo o mundo, principalmente na organização dos países que surgiram ao longo do século XIX. Conheça os principais pensadores iluministas e as ideias que eles defendiam.

Se você deseja ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A falta de ordem nos estudos pode te prejudicar bastante. Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados com o poder da organização.

O que foi o Iluminismo?

O Iluminismo foi um importante movimento filosófico europeu que esteve em vigor durante o século XVIII e fez com que este ficasse identificado como o século das luzes.

O movimento surgiu como crítica à situação política, religiosa e intelectual da Europa. O termo Iluminismo se refere ao desejo dos principais pensadores de trazer luzes (iluminar) a sociedade em que viviam.

Para eles, a Europa da época estava submetida ao misticismo e a crendices, além de ter um sistema político ruim, o absolutismo. Este também se justificava por ideias religiosas. Estas ideias deveriam ser substituídas pelo pensamento racional.

Por isso, os principais pensadores do Iluminismo escreveram tratados filosóficos para reformar a sociedade usando apenas a razão.

Eles propuseram uma nova organização política, religiosa e social, baseada na liberdade.

Lista das principais características do Iluminismo

O Iluminismo foi um fenômeno que contou com a participação de muitas pessoas. Portanto, não existe uma forma única de se referir a ele. Contudo, existem características presentes na maioria das obras dos principais pensadores.

  • Crítica ao governo absolutista e a defesa da separação de poderes;
  • Separação entre Igreja e Estado;
  • Defesa da razão como o único guia da sociedade;
  • Defesa da liberdade de expressão;
  • Defesa da liberdade de comércio;
  • O indivíduo deve ser autônomo para buscar o conhecimento.

Agora que já conhecemos as características centrais do Iluminismo, vamos ver quem foram os principais pensadores iluministas.

Quais foram os principais pensadores iluministas?

Os pensadores que fizeram do Iluminismo um grande movimento intelectual foram muitos. Vamos destacar os principais e dizer o que eles defendiam.

Quem foi John Locke e o que ele defendia?

John Locke (1632 – 1704) foi um filósofo empirista inglês e um dos maiores teóricos do contrato social. Segundo ele, a mente humana é como uma folha em branco, onde o conhecimento é gravado na medida em que as pessoas vão tendo experiências.

Essa perspectiva é uma teoria do conhecimento conhecida como Empirismo.

Locke também formulou tratados sobre a liberdade religiosa e a tolerância na sociedade.

No sentido político, defendeu que o Estado existe para salvaguardar as liberdades dos cidadãos e suas propriedades. E isso seria o contrato social.

Vale ressaltar que ele também defendia que um governo só era legítimo quando estava sob comum acordo dos governados

Portanto, Locke acreditava que se o governo falhasse em defender a liberdade do povo, não seria somente um direito, mas um dever da população remover os governantes

Quem foi Voltaire e o que ele defendia?

François-Marie Arouet (1694-1778), mais conhecido pelo pseudônimo de Voltaire, foi um filósofo francês nascido em Paris e é considerado a pessoa mais influente do século XVIII.

Voltaire foi um dos maiores críticos da França absolutista e da Igreja Católica. Isso lhe rendeu algumas prisões e o exílio na Inglaterra. Ele defendia a separação entre Igreja e Estado, a liberdade de comércio e a reforma do absolutismo.

Segundo ele, o rei deveria ser esclarecido pelo contato com intelectuais.

Quem foi Jean-Jacques Rousseau e o que ele defendia?

Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) nasceu na Suíça e defendeu princípios republicanos para serem adotados pela sociedade como um dos principais pensadores iluministas.

Para ele, o modelo perfeito de política era a democracia direta e com os valores da liberdade, da amizade e da igualdade dirigindo a vida pública.

Quem foi Montesquieu e o que ele defendia?

Charles-Louis de Secondat (1689 – 1755), também conhecido como o Barão de Montesquieu, foi um filósofo e político francês.

Uma das principais teorias sobre o poder político, que serve para organização dos Estados até os dias de hoje, foi formulada por Montesquieu. Segundo ele, o poder deveria ser dividido em três: o legislativo, o executivo e o judiciário. Assim, o absolutismo e o despotismo seriam evitados.

Além disso, ele desenvolveu uma teoria sobre as formas de governo, em que defende terem formas puras e impuras.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Formas puras: Monarquia, Aristocracia e Democracia;
  • Formas impuras: Tirania, Oligarquia, Demagogia.

Para aprender mais sobre Montesquieu e testar seus conhecimentos acesse nosso resumo com questões sobre suas ideias.

Quem foi Denis Diderot e o que ele defendia?

Denis Diderot (1713 – 1784), além de ser um dos principais pensadores iluministas, foi um filósofo francês conhecido historicamente como o responsável pela criação da Enciclopédia.

O interesse de Diderot era reunir o conhecimento do mundo em um livro. Assim, ao lado de Jean Le Rond d’Alembert, ele organizou a Enciclopédia.

Diderot foi, como a maior parte dos iluministas, crítico da religião. Para ele, as paixões humanas eram destruídas pela religiosidade e o ser humano ficava desequilibrado por causa dela.

Quem foi Adam Smith e o que ele defendia?

Adam Smith (1723 – 1790) é considerado um dos pais do Liberalismo Clássico e também um dos principais pensadores iluministas. Até os dias de hoje suas teses econômicas influenciam as políticas de governos ao redor do mundo.

Defendia a livre circulação de produtos e, por isso, a não interferência do Estado na economia. Para ele, o mercado faria sua própria regulação sem necessidade do governo para isso.

Quem foi Immanuel Kant e o que ele defendia?

Immanuel Kant (1724 – 1804) é um dos grandes nomes da filosofia de língua alemã. Em sua obra, definiu o Iluminismo como uma ousadia de saber e que se deveria deixar de depender dos outros para buscar o conhecimento de modo autônomo.

Kant defendeu a liberdade como um valor fundamental da humanidade, o único direito humano realmente natural.

Na política, defendeu a criação de uma sociedade civil de nações, que estaria acima dos Estados nacionais. Essa ideia deu margem para a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Qual foi a influência do Iluminismo no mundo?

O Iluminismo não ficou restrito à Europa. As teses de Locke e Smith influenciaram na Revolução Americana, que teve seu fim com a independência dos Estados Unidos da América em 1776.

No Brasil, boa parte das revoltas do século XVIII como as conjurações mineira (1789),  carioca (1794) e baiana (1798) ocorreram com influência de ideias iluministas. A Constituição do Império do Brasil, de 1824, estabeleceu a divisão dos poderes proposta por Montesquieu após a independência do país.

Na Europa, as monarquias se reformaram a partir de princípios iluministas, principalmente após a Revolução Francesa de 1789.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre os principais pensadores iluministas tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.